A criação de ferramentas metodológicas inspiradas na Educação Popular: diálogos possíveis entre Paulo Freire e Fayga Ostrower
The creation of methodological tools inspired by Popular Education: possible dialogues between Paulo Freire and Fayga Ostrower
Palavras-chave:
Paulo Freire; Fayga Ostrower; paradigma indiciárioResumo
O presente texto apresenta a criação das ferramentas metodológicas desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado, de cunho bibliográfico, no campo da Educação. Dialogando com Paulo Freire e Fayga Ostrower, a partir dos conceitos de conscientização e sensibilidade, assumiu-se a compreensão do pensamento situado e a Educação Popular, como concepção de educação e tradição de pensamento latino-americano (Mejía, 2012). Inspirada no paradigma indiciário e nas reflexões de Carlo Ginzburg, o caminho metodológico deu-se no e em diálogo com o historiador italiano; o referencial teórico-metodológico, Freire e Ostrower, e a Educação Popular. Assim, as ferramentas metodológicas – o diálogo, a sensibilidade como bússola, a escuta, a intuição e a obsessão – foram construídas e operacionalizadas, possibilitando o comprometimento em uma leitura ética dos pensamentos dos autores.
Palavras-chave: Paulo Freire; Fayga Ostrower; Paradigma indiciário.
Abstract
This text presents the creation of methodological tools developed in a bibliographic research at the master's in the field of Education. Dialoguing with Paulo Freire and Fayga Ostrower, based on the concepts of awareness and sensitivity, the understanding of situated thought and Popular Education was assumed, as a conception of education and tradition of Latin American thought (Mejía, 2012). Inspired by the indiciary paradigm and the reflections of Carlo Ginzburg, the methodological path took place in dialogue with the Italian historian; the theoretical-methodological framework, Freire and Ostrower, and Popular Education. Thus, the methodological tools – dialogue, sensitivity as a compass, listening, intuition and obsession – were constructed and operationalized, enabling the commitment to an ethical reading of the authors' thoughts.
Keywords: Paulo Freire; Fayga Ostrower; Indiciary paradigma.
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