Das comunidades de aprendizagem aos inéditos viáveis: processos educativos emergentes dos diálogos em uma prática social de aulas na pós-graduação

From learning communities to unprecedented viable: educational processes emerging from dialogues in a social practice of classes in postgraduate studies

Autores

Palavras-chave:

Epistemologias, Educação Popular, Prática Social

Resumo

O estudo objetiva discutir processos educativos emergentes na prática social de aulas livres em uma disciplina de pós-graduação em que foi estabelecida relação entre as epistemologias, a práxis e as experiências vividas com sentidos e significados genuinamente imbricados. Trata-se de um ensaio com a utilização de relatos de experiência intercalados com um poema de uma das autoras. Como principais resultados, as experiências vividas evidenciam que as aulas livres nascem e se desenvolvem com reflexões a partir da inserção da Educação Popular. Estas desvelaram o inédito-viável no aprender e ensinar por meio da formação de uma comunidade de aprendizagem, da qual foi possível realizar a partilha de conhecimento e reflexão da realidade, respeitando e valorizando todas as vozes presentes.

Palavras-chave: Epistemologias; Educação Popular; Prática Social.

 

 

Abstract

This study aims to discuss emerging educational processes in the social practice of free classes in a postgraduate discipline in which a relationship was established between epistemologies, praxis and lived experiences with genuinely intertwined senses and meanings. This essay uses experience reports interspersed with a poem by one of the authors. As main results, the lived experiences show that free classes arise and develop through reflections based on the insertion of Popular Education. It revealed the unprecedented and viable in learning and teaching through the formation of a learning community, in which was possible to share knowledge and reflect on reality, respecting and valuing all present voices.

Key-words: Epistemologies; Popular Education; Social Practice.

 

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Biografia do Autor

Francinalda Maria Rodrigues da Rocha, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA da UFPI. Graduada em Pedagogia pela UFPI. Mulher negra. E-mail: francinalda.rocha@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-8234-0556.

 

Larissa Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas pelo Senac. Graduada em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Email: larissa10ferreira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4244-326X

Jessé Lima da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduado em Educação do Campo - Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Maranhão. Email: jessesm027@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6992-8478

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

RODRIGUES DA ROCHA, F. M.; FERREIRA, L.; LIMA DA SILVA, J. Das comunidades de aprendizagem aos inéditos viáveis: processos educativos emergentes dos diálogos em uma prática social de aulas na pós-graduação: From learning communities to unprecedented viable: educational processes emerging from dialogues in a social practice of classes in postgraduate studies. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8712. Acesso em: 18 dez. 2024.