Das comunidades de aprendizagem aos inéditos viáveis: processos educativos emergentes dos diálogos em uma prática social de aulas na pós-graduação
From learning communities to unprecedented viable: educational processes emerging from dialogues in a social practice of classes in postgraduate studies
Palavras-chave:
Epistemologias, Educação Popular, Prática SocialResumo
O estudo objetiva discutir processos educativos emergentes na prática social de aulas livres em uma disciplina de pós-graduação em que foi estabelecida relação entre as epistemologias, a práxis e as experiências vividas com sentidos e significados genuinamente imbricados. Trata-se de um ensaio com a utilização de relatos de experiência intercalados com um poema de uma das autoras. Como principais resultados, as experiências vividas evidenciam que as aulas livres nascem e se desenvolvem com reflexões a partir da inserção da Educação Popular. Estas desvelaram o inédito-viável no aprender e ensinar por meio da formação de uma comunidade de aprendizagem, da qual foi possível realizar a partilha de conhecimento e reflexão da realidade, respeitando e valorizando todas as vozes presentes.
Palavras-chave: Epistemologias; Educação Popular; Prática Social.
Abstract
This study aims to discuss emerging educational processes in the social practice of free classes in a postgraduate discipline in which a relationship was established between epistemologies, praxis and lived experiences with genuinely intertwined senses and meanings. This essay uses experience reports interspersed with a poem by one of the authors. As main results, the lived experiences show that free classes arise and develop through reflections based on the insertion of Popular Education. It revealed the unprecedented and viable in learning and teaching through the formation of a learning community, in which was possible to share knowledge and reflect on reality, respecting and valuing all present voices.
Key-words: Epistemologies; Popular Education; Social Practice.
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