Pedagogingas: educação popular e arte-resistência com mulheres angoleiras na Amazônia paraense.
Pedagogy: popular education and resistance art of Angolan women in the Pará Amazon
Palavras-chave:
pedagoginga, educação popular, mulheres angoleirasResumo
Este trabalho visa cartografar as pedagogingas, arte educativa praticada com mulheres capoeiristas do coletivo “Angoleiras Cabanas” na Amazônia paraense. Essa manifestação afro-diaspórica configura-se como arte-resistência e processos de educação popular, porém, em sua trajetória, a capoeira foi decalcada por um viés patriarcal que invisibilizou e objetificou as mulheres, o que move as inquietações: o que pode um corpo-devir-mulher-capoeira na educação? Quais as potências políticas, culturais e epistemológicas da pedagogingas para a educação popular? A pesquisa se tece pela Cartografia dos encontros com Deleuze e Guattari (1995), aliançada aos feminismos plurais e à educação popular subversiva de bell hooks (1994). Em gingas, as mulheres angoleiras experimentam desatar os nós do patriarcado por suas poéticas do canto e corpos insurgentes, em devires das pedagogingas na educação popular.
Palavras-chaves: Pedagogingas; educação popular; mulheres angoleiras.
Abstract
This research aims to map pedagogy, an educational art practiced with capoeira female players from the “Angoleiras Cabanas” collective in the Amazon of Pará. This Afro-diaspora manifestation is configured like resistance art and processes of popular education, however, in its trajectory, the capoeira was modeled on a patriarchal that made women invisible and objectified, which raises issues: what can a body- woman-capoeira do in education? What are the political, cultural and epistemological powers of pedagogingas for popular education? The research is interlaced with the Cartography of meetings with Deleuze and Guattari (1995), interlaced with plural feminism and the subversive popular education of bell hooks (1994). In gingas, Angolan women try to untie the knots of patriarchy through their singing poetics and insurgent bodies, in the becoming of pedagogy in popular education.
Keywords: Pedagogy; popular education; Angolan women.
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