A participação infantil como processo político-pedagógico nas ações escolares cotidianas e em práticas de pesquisa
La participación infantil como proceso político-pedagógico en las acciones escolares cotidianas y en prácticas de investigación
Palavras-chave:
Sistematização de Experiências, Participação Infantil, Cotidiano EscolarResumo
O artigo trata de uma pesquisa com crianças no cotidiano escolar, mobilizada pelo questionamento de uma professora a respeito da participação infantil, em sua turma, nas esferas pedagógicas e de investigação. O foco dessa pesquisa com o cotidiano é a inserção, na sala de aula, da sistematização de experiências com as crianças, articulada a movimentos de ruptura com a pedagogia hegemônica e com a noção de infância como carência. O trabalho se referencia nos pensamentos de Freire, de Freinet e decolonial, além da educação popular e da sociologia e filosofia da infância. Os resultados expressam a pertinência da sistematização da experiência para o giro epistemológico pretendido, sua contribuição para efetivar a participação infantil no ato pedagógico, a docência como produtora de conhecimentos em colaboração com crianças em pesquisa e a legitimidade da escola como lócus de enunciação.
Palavras-chave: Sistematização de Experiências; Participação Infantil; Cotidiano Escolar
Resumen
El articulo aborda la investigación con niños/as en la vida escolar cotidiana, movilizada por el cuestionamiento de una maestra sobre la participación infantil, en su grupo, en los ámbitos pedagógico y de investigación. El foco es la inserción, en el aula, de la sistematización de experiencia, articulada a movimientos de ruptura con la pedagogía hegemónica y con la noción de infancia como carencia. El trabajo se referencia en los pensamientos de Freire, Freinet y decolonial, además de la educación popular y la sociología y filosofía de la infancia. Los resultados expresan la pertinencia de la sistematización de experiencia para el giro epistemológico pretendido, su contribución para efectuar la participación infantil en el acto pedagógico, la enseñanza como productora de conocimientos en colaboración con niños/as en investigación y la legitimidad de la escuela como locus de enunciación.
Palabras-clave: Sistematización de Experiencias; Participación Infantil; Cotidianidad Escolar
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