A participação infantil como processo político-pedagógico nas ações escolares cotidianas e em práticas de pesquisa

La participación infantil como proceso político-pedagógico en las acciones escolares cotidianas y en prácticas de investigación

Autores

Palavras-chave:

Sistematização de Experiências, Participação Infantil, Cotidiano Escolar

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa com crianças no cotidiano escolar, mobilizada pelo questionamento de uma professora a respeito da participação infantil, em sua turma, nas esferas pedagógicas e de investigação. O foco dessa pesquisa com o cotidiano é a inserção, na sala de aula, da sistematização de experiências com as crianças, articulada a movimentos de ruptura com a pedagogia hegemônica e com a noção de infância como carência. O trabalho se referencia nos pensamentos de Freire, de Freinet e decolonial, além da educação popular e da sociologia e filosofia da infância. Os resultados expressam a pertinência da sistematização da experiência para o giro epistemológico pretendido, sua contribuição para efetivar a participação infantil no ato pedagógico, a docência como produtora de conhecimentos em colaboração com crianças em pesquisa e a legitimidade da escola como lócus de enunciação.

Palavras-chave: Sistematização de Experiências; Participação Infantil; Cotidiano Escolar

 

Resumen

El articulo aborda la investigación con niños/as en la vida escolar cotidiana, movilizada por el cuestionamiento de una maestra sobre la participación infantil, en su grupo, en los ámbitos pedagógico y de investigación. El foco es la inserción, en el aula, de la sistematización de experiencia, articulada a movimientos de ruptura con la pedagogía hegemónica y con la noción de infancia como carencia. El trabajo se referencia en los pensamientos de Freire, Freinet y decolonial, además de la educación popular y la sociología y filosofía de la infancia. Los resultados expresan la pertinencia de la sistematización de experiencia para el giro epistemológico pretendido, su contribución para efectuar la participación infantil en el acto pedagógico, la enseñanza como productora de conocimientos en colaboración con niños/as en investigación y la legitimidad de la escuela como locus de enunciación.

Palabras-clave: Sistematización de Experiencias; Participación Infantil; Cotidianidad Escolar

 

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Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, com Mestrado em Educação pela mesma universidade e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México e na Universidade do Minho (Portugal). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atua nos cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e coordena o GEPAEP/UFF. E-mail: m_t_esteban@id.uff.br 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0130-149X

 

Letícia Roberta Gomes Martins da Silva, Fundação Municipal de Educação de Niterói

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora da rede municipal de Educação de Niterói (Rio de Janeiro/Brasil); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública (GEPAEP/UFF) e membro da Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet (REPEF). 

E-mail: leticiarobertag@yahoo.com.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3465-6003

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

ESTEBAN, M. T.; GOMES MARTINS DA SILVA, L. R. A participação infantil como processo político-pedagógico nas ações escolares cotidianas e em práticas de pesquisa: La participación infantil como proceso político-pedagógico en las acciones escolares cotidianas y en prácticas de investigación. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8704. Acesso em: 18 dez. 2024.