A percepção de preceptores e residentes multiprofissionais sobre a interdisciplinaridade na formação para o SUS

La percepción de preceptores y residentes multiprofesionales sobre la interdisciplinariedad en la formación para el SUS

Autores

Palavras-chave:

Residência Multiprofissional em Saúde; Interdisciplinaridade; Sistema Único de Saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos preceptores e dos residentes sobre a interdisciplinaridade das ações desenvolvidas nas Residências Multiprofissionais em Saúde da Universidade do Estado do Pará. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com aplicação de uma entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro previamente elaborado, aplicada aos residentes e preceptores das Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Resultados: No que se refere à importância das ações interdisciplinares para a assistência e para o almejado cuidado integral proposto pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto preceptores quanto residentes entendem que a interdisciplinaridade é o ponto de partida para o entendimento mais abrangente do processo saúde-doença e, consequentemente, para a melhora da assistência ao usuário, contudo, os caminhos para alcançar essa troca disciplinar tem sido desviados e as ações realizadas tem sido pontuais.

Palavras-chaves: Residência Multiprofissional em Saúde; Interdisciplinaridade; Sistema Único de Saúde.

 

Resumen

Objetivo: Identificar la percepción de preceptores y residentes sobre la interdisciplinariedad de las acciones desarrolladas en las Residencias Multiprofesionales de Salud de la Universidad Estadual de Pará. Método: Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, que utilizó entrevista semiestructurada con residentes y preceptores de las Residencias Multiprofesionales en Salud (MRH) de la Universidad Estadual de Pará (UEPA). Resultados: Con relación a la importancia de las acciones interdisciplinares para la asistencia y para la deseada atención integral propuesta por las directrices del Sistema Único de Salud (SUS), tanto los preceptores como los residentes entienden que la interdisciplinariedad es el punto de partida para una comprensión más integral del proceso salud-enfermedad y, consecuentemente, para mejorar la asistencia al usuario, sin embargo, los caminos para alcanzar este intercambio disciplinar han sido desviados y las acciones realizadas han sido puntuales.

Palabras clave: Residencia Sanitaria Multiprofesional; Interdisciplinariedad; Sistema Único de Salud.

 

 

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Biografia do Autor

Sheila Alcolumbre Gonçalves, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2002). Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará. Especialização em Reabilitação em Neurologia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Atualmente exerce a função de terapeuta ocupacional na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

E-mail: sheila_goncalves@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2908-1580

Katia Simone Kietzer, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998). Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará e pós doutora em Neurociências pela UFSC. Fui docente efetiva da UFPA, onde ministrei as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Geral e Neuroanatomia Funcional. Docente efetiva da UEPA onde trabalho com metodologia ativas de ensino, atuando no núcleo morfofuncional. Sou docente do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde onde também contribui na vice coordenação do programa.

E-mail: kkietzer@yahoo.com   ORCID https://orcid.org/0000-0001-6992-3557

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Contribui na assistência, na educação na saúde (Preceptora, Coordenadora de Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) e na gestão (Gerente de Educação Permanente da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará SESPA) no Sistema Único de Saúde (SUS). Integrante do Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde. Atualmente estou Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia (UNAMA).

E-mail: cruzbezerrat@gmail.com       ORCID https://orcid.org/0000-0001-7494-0239

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Publicado

29/12/2023
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Como Citar

GONÇALVES, S. . A.; KIETZER, K. S.; BEZERRA, T. C. da C. A percepção de preceptores e residentes multiprofissionais sobre a interdisciplinaridade na formação para o SUS: La percepción de preceptores y residentes multiprofesionales sobre la interdisciplinariedad en la formación para el SUS. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7874. Acesso em: 21 dez. 2024.