Religião e Processo Educativo: A Iniciação no Candomblé como Recurso Pedagógico

Religión y Proceso Educativo: la Iniciación al Candomblé como Recurso Pedagógico

Autores

Palavras-chave:

Religiões Afro-Diáspórica; Iniciação; Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar, a partir do estudo de caso, o processo iniciático de um pejigan no Candomblé de matriz Jeje. Este sacerdote é encarregado de realizar o sacrifício de animais, ritual de fundamental importância para as religiões de matrizes africanas em função da importância do sangue para a conferência de mana aos objetos sagrados. Trata-se de um estudo etnográfico da formação sacerdotal de um dos autores desta pesquisa, descrevendo sua confirmação, sua trajetória de aprendizado, a correlação estabelecida entre a construção da carreira religiosa, hierarquia e acesso ao conhecimento. Como categoria de análise faremos uso do conceito de pedagogia da atenção, desenvolvido por Tim Ingold ( 2010).

Palavras-Chaves: Religiões Afro-Diáspórica; Iniciação; Educação.

 

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar, a partir de un estudio de caso, el proceso iniciático de un pejigan en Candomblé con matriz de Jeje. Este sacerdote es el encargado de realizar el sacrificio de animales, un ritual de fundamental importancia para las religiones de base africana debido a la importancia de la sangre a la hora de transferir maná a los objetos sagrados. Se trata de un estudio etnográfico de la formación sacerdotal de uno de los autores de esta investigación, describiendo su confirmación, su trayectoria de aprendizaje, de la correlación establecida entre la construcción de una carrera religiosa, la jerarquía y el acceso al conocimiento. Como categoría de análisis utilizaremos el concepto de pedagogía de la atención, desarrollado por Tim Ingold (2010).

Palabras Clave: Religiones Afrodiaspóricas; Iniciación; Educación.

 

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Biografia do Autor

Taissa Tavernard de Luca, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Ciências Sociais pela UFPA, Professora do PPED (UEPA) e do PPGSA (UFPA). Coordenadora do Curso de Filosofia da (UEPA) e Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Email: taissaluca@gmail.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4100-3008.

Wellington Ramos de Carvalho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduado em História pela UEMA e Mestre em Ciências da Religião pelo PPGCR (UEPA). PeJigan do Candomblé Jeje.

Email: wellcar@outloo.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6825-8997?lang=en.

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Publicado

24/12/2023
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Como Citar

DE LUCA, T. T.; RAMOS DE CARVALHO , W. Religião e Processo Educativo: A Iniciação no Candomblé como Recurso Pedagógico: Religión y Proceso Educativo: la Iniciación al Candomblé como Recurso Pedagógico. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7829. Acesso em: 21 dez. 2024.