Gurias e futebol: deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
Niñas y fútbol: los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Gênero, Teoria Ator-RedeResumo
Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por uma proposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Gênero; Teoria Ator-Rede.
Resumen
Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, investigamos cómo los/las alumnos/as asisten a las clases de fútbol en la Educación Física. Basándose en las informaciones de notas de campo, siguiendo los/las alumnos/as en acción, desarrollamos dos cursores de asociaciones, uno de ellos dejando los/las alumnos/as como intermediarios y el otro como mediadores/as. Concluimos que asistir a las clases de fútbol implica asumir yuxtaposiciones y deslizamientos entre esos dos cursores.
Palabras clave: Educación Física Escolar; Género; Teoría Actor-Red.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ALMEIDA, Thaís Rodrigues de. Mulheres no esporte: feminilidades em jogo. In: DORNELLES, Priscila Gomes et al. Educação Física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013. p. 241-265.
BALZANO, Otávio Nogueira et al. Uma proposta “outra” para o ensino do futebol na educação física. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte, São Paulo, v. 12, n. 50, p. 614-623, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1033. Acesso em: 27 set. 2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
DEMESLAY, Julie. Harmoniser la lutte antidopage: quelques critiques d’une gouvernance mondiale. L'Homme & la Société, Gif-sur-Yvette, v. 199, n. 1, p. 145-158, 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A contribuição dos estudos de gênero e feministas para o campo acadêmico-profissional da Educação Física. In: DORNELLES, Priscila Gomes et al. Educação Física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013. p. 23-44.
LANETTE, Caroline. Participatory Action Research as a decolonial method. Site Refugee Hosts, jun. 2022. Disponível em: https://refugeehosts.org/2022/06/23/participatory-action-research-as-a-decolonial-method/. Acesso em: 26 set. 2023.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. São Paulo: UNESP, 2000.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MOURÃO, Ludmila. Exclusão e inserção da mulher brasileira em atividades físicas e esportivas. In: SIMÕES, A. C. (Org.). Mulher e esporte: mitos e verdades. São Paulo: Manole, 2003. p. 123-153.
MYSKIW, Mauro et al. Não Adianta “Só Saber as Regras”, tem que Saber “Levar o Jogo” até o Final: Notas Etnográficas sobre a Arbitragem de Futebol num Circuito de Lazer de Porto Alegre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 24, n. 3, 379–423, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36332. Acesso em: 23 set. 2023.
PEREIRA, Artur Oriel. “Ela só quer jogar o futebol dela”: quando meninas brincam e tensionam a supremacia masculina e as expectativas de gênero juntos aos meninos no espaço da escola. Revista Entreideias, Salvador, v. 8, n. 3, p. 33-47, set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9771/re.v8i3.27197. Acesso em: 10 out. 2023.
SCOTT, Joan. Gênero uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 27 set. 2023.
SILVA, Paula; GOMES, Maria Paula Brandão Botelho; GOELLNER, Silvana Vilodre. As relações de género no espaço da educação física: a percepção de alunos e alunas. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto. Vol. 8, n. 3, p. 396-405, set./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5628/rpcd.08.03.396. Acesso em: 10 out. 2023.
WALSH, Catherine. Interculturalidade e Decolonialidade do Poder: um Pensamento e Posicionamento “Outro” A Partir Da Diferença Colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, v. 5, n. 1, jan./jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002. Acesso em: 26 set. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 199
- pdf downloads: 101