Gurias e futebol: deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física

Niñas y fútbol: los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Gênero, Teoria Ator-Rede

Resumo

Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por uma proposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Gênero; Teoria Ator-Rede.

 

Resumen

Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, ​​en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, investigamos cómo los/las alumnos/as asisten a las clases de fútbol en la Educación Física. Basándose en las informaciones de notas de campo, siguiendo los/las alumnos/as en acción, desarrollamos dos cursores de asociaciones, uno de ellos dejando los/las alumnos/as como intermediarios y el otro como mediadores/as. Concluimos que asistir a las clases de fútbol implica asumir yuxtaposiciones y deslizamientos entre esos dos cursores.

Palabras clave: Educación Física Escolar; Género; Teoría Actor-Red.

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Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Mestranda

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS.

E-mail: karolinehachler@gmail.com    ORCID: 0000-0002-3829-3246.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Professor Doutor

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS.

E-mail: elisandro.wittizorecki@ufrgs.br    ORCID: 0000-0001-7825-0358.

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Professora Doutora

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS.

E-mail: raqufrgs@gmail.com    ORCID: 0000-0001-8632-0731.

 

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

HACHLER RICARDO, K.; SCHULTZ WITTIZORECKI, E.; DA SILVEIRA, R. Gurias e futebol: deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física: Niñas y fútbol: los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7810. Acesso em: 21 dez. 2024.