Formação educativa para o empoderamento de mulheres encarceradas
Educational training for the empowerment of incarcerated women
Palavras-chave:
Empoderamento feminino, Mulheres encarceradas, Formação, TrabalhoResumo
O artigo teve como objetivo analisar, na perspectiva de mulheres encarceradas, a formação educativa dentro de uma unidade prisional cearense para o empoderamento feminino. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com 52 detentas, mediante questionário. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que a pouca formação no presídio enfraquece a reinserção social das internas. Além disso, há severas restrições de recursos institucionais, tanto em termos de pessoal suficiente para mediar essas ações formativas quanto as habilidades e materiais que são necessários para a realização dessas atividades. Conclui-se que a educação no cárcere garante os direitos delas e devolve à sociedade mulheres qualificadas e empoderadas, apesar de condições de vulnerabilidade vivenciadas.
Palavras-chave: Empoderamento feminino; Mulheres encarceradas; Formação; Trabalho.
Abstract
The aim of this article was to analyze, from the perspective of incarcerated women, educational training in a prison unit in Ceará for female empowerment. A qualitative study was carried out with 52 inmates using a questionnaire. The data was interpreted using Bardin's content analysis. The results show that the lack of training in the prison weakens the social reintegration of the inmates. In addition, there are severe restrictions on institutional resources, both in terms of sufficient staff to mediate these formative actions and the skills and materials needed to carry out these activities. The conclusion is that education in prison guarantees their rights and returns qualified and empowered women to society, despite the conditions of vulnerability they experience.
Keywords: Female empowerment; Incarcerated women; Training; Work.
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