O estágio supervisionado em docência na educação infantil: desafios para a inserção profissional

The supervised internship in early childhood education: challenges for professional integration

Autores

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Inserção profissional, Formação docente

Resumo

O estágio curricular supervisionado é evidenciado na literatura como um relevante período, no qual o futuro professor pode se inserir no campo profissional, porém também é identificada a existência de muitos desafios para que isso ocorra, como o distanciamento entre a formação inicial e o campo profissional. O objetivo deste trabalho é analisar a perspectiva dos profissionais envolvidos com os estágios na etapa da Educação Infantil. A referida pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, contou, como instrumentos de coleta de dados, com a análise documental e a entrevista semiestruturada com dez profissionais da Educação Infantil que estavam recebendo ou já haviam recebido estagiários. Os dados indicam a necessidade de maiores orientações em relação ao estágio curricular supervisionado em docência, bem como uma maior aproximação entre a escola e a universidade.

Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado; Inserção profissional; Formação docente.

 

 

Abstract

The supervised curricular internship is highlighted in the literature as a relevant period in which the future teacher can enter the professional field, but there are also many challenges to this, such as the gap between initial training and the professional field. The aim of this study is to analyze the perspective of the professionals involved in internships at the Early Childhood Education stage. This exploratory-descriptive qualitative research used, as data collection instruments, documentary analysis and semi-structured interviews with ten Early Childhood Education professionals who were receiving or had already received interns. The data indicates the need for greater guidance in relation to the supervised curricular internship in teaching, as well as a closer relationship between the school and the university.

Keywords: Supervised curricular internship; Professional insertion; Teacher training.

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Biografia do Autor

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)- SP

Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/São Carlos, com licenciatura em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação (UFSCar/São Carlos), e pós-doutorado na Universidade de Montreal (UdeM), Canadá.

E-mail: dijnane@ufscar.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7435-6849.

Bianca Carolina Marcasso Rossi, UFSCar

Possui graduação em Pedagogia e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/São Carlos. Professora de Educação Infantil na rede de ensino municipal de São Carlos/SP.

E-mail: biancacarolina90@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3120-0796.

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27/12/2023
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Como Citar

VEDOVATTO, D.; MARCASSO ROSSI, B. C. O estágio supervisionado em docência na educação infantil: desafios para a inserção profissional: The supervised internship in early childhood education: challenges for professional integration. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7666. Acesso em: 5 nov. 2024.