A formação da criança cidadã e o sistema de apostilamento na educação infantil

The child’s citizenship formation and the handout system in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Emancipação; Direitos e deveres; Proposta pedagógica

Resumo

 

Resumo

A formação da criança cidadã é um projeto societário expresso por meio de documentos e legislações sobre os direitos e deveres da criança. Dentre esses direitos, encontra-se o direito à educação. A formação do cidadão, para além da garantia dada pela legislação, envolve os processos de ensino e aprendizagem e os materiais pedagógicos utilizados para desenvolvê-los. Considerando a expansão do uso de apostilados na educação pública brasileira, esta pesquisa objetiva  analisar, à luz da Teoria Crítica, a proposta formativa presente no material apostilado da coleção utilizada em 17 estados brasileiros, “Brincar e pensar livro 2: 3 anos Integrado Educação Infantil”, no que se refere à formação da criança cidadã. Os dados revelam que o material expressa um projeto formativo de cidadão burguês alienado, no sentido da manutenção da sociedade capitalista.

Palavras-chave: Emancipação; Direitos e deveres; Proposta pedagógica.

 

Abstract

The children’s formation as citizens is a societal project expressed through documents and legislation on the rights and duties of children. Among these rights, there is the right to education. Citizen training, in addition to the guarantee given by legislation, involves teaching and learning processes and the pedagogical materials used to develop them. Considering the expansion of the use of handouts in Brazilian public education, this research aims to analyse the formation of child citizenship, presented by formative programme in the handout material of the collection used in 17 Brazilian states, “Playing and thinking book 2: 3 years Integrated Early Childhood Education”. The analyse is based on the Critical Theory and the data reveal that the material expresses a formative project of an alienated bourgeois citizen, towards the maintenance of capitalist society.

Keywords: Emancipation; Rights and duties; Pedagogical approach.

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Biografia do Autor

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

E-mail: luanagraziela97@outlook.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5128-7855 .

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, professora Associada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

E-mail: mtbgaluch@uem.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5154-9819.  

Glaciane Cristina Xavier Mashiba, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, professora Adjunta e Diretora de Ensino da Universidade Estadual de Maringá.

E-mail: gcxmashiba@uem.br.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2692-9454.

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

CAMPOS, L. G. da C.; GALUCH, M. T. B.; MASHIBA, G. C. X. A formação da criança cidadã e o sistema de apostilamento na educação infantil : The child’s citizenship formation and the handout system in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7663. Acesso em: 21 dez. 2024.