A formação da criança cidadã e o sistema de apostilamento na educação infantil
The child’s citizenship formation and the handout system in early childhood education
Palavras-chave:
Emancipação; Direitos e deveres; Proposta pedagógicaResumo
Resumo
A formação da criança cidadã é um projeto societário expresso por meio de documentos e legislações sobre os direitos e deveres da criança. Dentre esses direitos, encontra-se o direito à educação. A formação do cidadão, para além da garantia dada pela legislação, envolve os processos de ensino e aprendizagem e os materiais pedagógicos utilizados para desenvolvê-los. Considerando a expansão do uso de apostilados na educação pública brasileira, esta pesquisa objetiva analisar, à luz da Teoria Crítica, a proposta formativa presente no material apostilado da coleção utilizada em 17 estados brasileiros, “Brincar e pensar livro 2: 3 anos Integrado Educação Infantil”, no que se refere à formação da criança cidadã. Os dados revelam que o material expressa um projeto formativo de cidadão burguês alienado, no sentido da manutenção da sociedade capitalista.
Palavras-chave: Emancipação; Direitos e deveres; Proposta pedagógica.
Abstract
The children’s formation as citizens is a societal project expressed through documents and legislation on the rights and duties of children. Among these rights, there is the right to education. Citizen training, in addition to the guarantee given by legislation, involves teaching and learning processes and the pedagogical materials used to develop them. Considering the expansion of the use of handouts in Brazilian public education, this research aims to analyse the formation of child citizenship, presented by formative programme in the handout material of the collection used in 17 Brazilian states, “Playing and thinking book 2: 3 years Integrated Early Childhood Education”. The analyse is based on the Critical Theory and the data reveal that the material expresses a formative project of an alienated bourgeois citizen, towards the maintenance of capitalist society.
Keywords: Emancipation; Rights and duties; Pedagogical approach.
Downloads
Referências
ABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Panorama das políticas de educação infantil no Brasil. Brasília: UNESCO, 2018.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1970.
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Temas básicos da sociologia. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1956.
ADORNO, Theodor W. Mínima Moralia. Tradução Artur Morão. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 1951.
ADORNO, Theodor W. Teoria da Pseudocultura. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. Paula Ramos de Oliveira. Revista Educação e Sociedade, n. 56, ano XVII, p. 1-19, dez. de 1996.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Tradução Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas cidades, 2013.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ADORNO, Theodor W. BENJAMIN, Walter. HABERMAS, Jurgen. HORKHEIMER, Max. Os pensadores XLVIII. Textos escolhidos. São Paulo: Abril S.A, 1975. p. 4-19.
BENJAMIN, Walter. O contador de histórias considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. Tradução Georg Otte, Marcelo Backes, Patrícia Lavelle. São Paulo: Hedra, 2018. p. 19-58. (Coleção Walter Benjamin).
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera outras leis. Brasília, 8 de março de 2016.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 4024/61. Brasília, DF, 1961.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 5692/71. Brasília, DF, 1971.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
FURLAN, Marta Regina. A construção do “ser” criança na sociedade capitalista. Terra e Cultura, Ano XX, n. 38, p. 3-13, 2003. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1323/1213. Acesso em: 10 jan. 2023.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.
JUNIOR MOTA, William Pessoa da. MAUÉS, Olgaíses Cabral. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1137-1152, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n4/10.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Traduzido por Luiz Paulo Rouanet. 1783. Disponível em: https://www.airtonjo.com/download/Kant-Esclarecimento.pdf. Acesso em: 07 maio 2023.
LEONEL, Zélia. Contribuição à história da escola pública: elementos para a crítica da teoria liberal da educação. 1994. Doutorado. (Doutorado em História e Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1994. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253849. Acesso em: 12 dez. 2022.
MOREIRA, Jani Alves da Silva. LARA, Angela Mara de Barros. Políticas públicas para a educação infantil no Brasil (1990-2001). Maringá: Eduem, 2012. 246 p. ISBN 978-85-7628-585-4. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 25 jan. 2021.
RODRIGUES, Cinthia. As amarras do sistema. Carta capital. São Paulo, 12 dez. de 2014. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/amarras-%e2%80%a8dos-sistemas/. Acesso em: 19 nov. 2022.
ROSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social. Tradução Rolando Roque da Silva. Edição eletrônica: JARH, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SHUDO, Regina. SALLUM, Michele. Coleção Brincar e pensar, livro 2: 3 anos, Integrado Educação Infantil. 1 ed. (Coleção brincar e pensar). São Paulo: Editora OPET, 2012.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. vol 1. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Os Economistas).
SOUZA, Thaís Godoi de. Privatização na educação básica do paraná:
análise sobre a atuação de empresas educacionais e sistemas privados de ensino. 2021. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2021.
SOUZA, Thaís Godoi de; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas de privatização na educação pública e a atuação de grupos educacionais privados. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 421-449, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4779/4711. Acesso em: 04 fev. 2023.
UNICEF. 30 anos da convenção sobre os direitos da criança: avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Brasília, 2019.
WHITAKER, D. C. A. Da "invenção" do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 289-297, dez. 2010. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 nov. 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 106
- pdf downloads: 58