Ensino de matemática com uso de tecnologias digitais: enfoque sociopolítico no pós-pandemia da covid-19

Mathematics teaching using digital technologies: sociopolitical approach in the post-covid-19 pandemic

Autores

Palavras-chave:

Matemática e Pós-pandemia, Aspectos Sociopolíticos, Matemática Crítica

Resumo

A utilização das tecnologias digitais (TD) nas aulas de Matemática assume dois aspectos, um direcionado à aprendizagem do conteúdo programático e outro que, além do conteúdo, preocupa-se em proporcionar um ambiente de reflexão, a fim de formar sujeitos críticos e, assim, fazer parte da nossa democracia. Nesse sentido, este artigo dedica-se em investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), os aspectos deixados pelo ensino remoto no ensino de Matemática na pós-pandemia em relação à presença das Tecnologias Digitais. A investigação trata-se de um estudo de campo, com característica descritiva, feita com um professor de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual, por meio de entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que as práticas são pensadas com foco na aprendizagem do conteúdo, mas que, ainda assim, possuem um papel importante na formação digital e social dos alunos, o que, no entanto, não é intencional.

Palavras-chave: Matemática; Pós-pandemia; Aspectos Sociopolíticos; Matemática Crítica.

 

Abstract

The use of digital technologies (DT) in Mathematics classes assume two aspects, one directed to the learning of the programmatic content and the other is concerned with providing an environment of reflection, in order to form a critical subject to be part of the Brazilian democracy. This article is dedicated to investigating, in the light of Critical Mathematics Education (CME), some aspects left by remote teaching in the discipline of mathematics post-pandemic in relation to the presence of TD. The investigation is a field study, with descriptive characteristics, made with a mathematics teacher of the elementary school of the state public network, through semi-structured interview and observation. The results indicate that the practices are designed with a focus on learning the content, but still have an important role in the digital and social formation of students.

Kneyword: Mathematics and Post-pandemic; Sociopolitical Aspects; Critical Mathematics.

 

 

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Biografia do Autor

Rozania Pereira dos Santos, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes (PPGE). Possui graduação em Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Licenciatura Plena em Matemática no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas. Foi professora do Nível II e III do Programa de Iniciação Científica PIC Jr. da OBMEP em Taiobeiras/MG em parceria com a Unimontes. Tem experiência na Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede Privada como professora de Física; experiência com Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. E-mail: rozaniasfisica@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7851-1607

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Realiza pesquisas sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática; Formação de professores que ensinam Matemática; Ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. E-mail: josueama@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7737-7509

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, R.; ANTUNES DE MACÊDO, J. Ensino de matemática com uso de tecnologias digitais: enfoque sociopolítico no pós-pandemia da covid-19: Mathematics teaching using digital technologies: sociopolitical approach in the post-covid-19 pandemic . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7658. Acesso em: 3 jul. 2024.