Ensino de matemática com uso de tecnologias digitais: enfoque sociopolítico no pós-pandemia da covid-19
Mathematics teaching using digital technologies: sociopolitical approach in the post-covid-19 pandemic
Palavras-chave:
Matemática e Pós-pandemia, Aspectos Sociopolíticos, Matemática CríticaResumo
A utilização das tecnologias digitais (TD) nas aulas de Matemática assume dois aspectos, um direcionado à aprendizagem do conteúdo programático e outro que, além do conteúdo, preocupa-se em proporcionar um ambiente de reflexão, a fim de formar sujeitos críticos e, assim, fazer parte da nossa democracia. Nesse sentido, este artigo dedica-se em investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), os aspectos deixados pelo ensino remoto no ensino de Matemática na pós-pandemia em relação à presença das Tecnologias Digitais. A investigação trata-se de um estudo de campo, com característica descritiva, feita com um professor de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual, por meio de entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que as práticas são pensadas com foco na aprendizagem do conteúdo, mas que, ainda assim, possuem um papel importante na formação digital e social dos alunos, o que, no entanto, não é intencional.
Palavras-chave: Matemática; Pós-pandemia; Aspectos Sociopolíticos; Matemática Crítica.
Abstract
The use of digital technologies (DT) in Mathematics classes assume two aspects, one directed to the learning of the programmatic content and the other is concerned with providing an environment of reflection, in order to form a critical subject to be part of the Brazilian democracy. This article is dedicated to investigating, in the light of Critical Mathematics Education (CME), some aspects left by remote teaching in the discipline of mathematics post-pandemic in relation to the presence of TD. The investigation is a field study, with descriptive characteristics, made with a mathematics teacher of the elementary school of the state public network, through semi-structured interview and observation. The results indicate that the practices are designed with a focus on learning the content, but still have an important role in the digital and social formation of students.
Kneyword: Mathematics and Post-pandemic; Sociopolitical Aspects; Critical Mathematics.
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