Percepções docentes e discentes sobre ensino de inglês na educação profissional e tecnológica em tempos de reforma do ensino médio
Teachers' and learners' perceptions of English teaching in professional and technological education in times of high school reform
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem; Língua inglesa; Ensino médio integrado.Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI) em dois Institutos Federais, a fim de criar um produto educacional que fomente a prática dos letramentos contemporâneos no ensino médio integrado, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As teorizações do interacionismo sociodiscursivo, multiletramentos, formação humana integral e o método de pesquisa qualitativa subsidiaram o estudo. Em relatos docentes e discentes, constatou-se que o ensino de LI se limita ao texto verbal, pois a baixa carga horária semanal reduz o ensino aos textos curtos e às normas gramaticais, gerando dificuldade e carência de aprendizagem. Com poucos recursos tecnológicos, o texto impresso sobrepõe-se ao texto digital. Urge, portanto, atualização curricular e intervenção pedagógica localmente.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Língua inglesa; Ensino médio integrado.
Abstract
The aim of this study was to understand the process of teaching and learning English Language (EL) in two Federal Institutes, in order to create an educational product that fosters the practice of contemporary literacies in integrated secondary education, as provided for in the National Common Curriculum Base - BNCC. The theorizations of sociodiscursive interactionism, multilearning, integral human formation and the qualitative research method supported the study. Reports from teachers and students showed that the teaching of English is limited to verbal texts, as the low weekly workload reduces teaching to short texts and grammatical rules, creating difficulties and a lack of learning. With few technological resources, printed text takes precedence over digital text. There is therefore an urgent need for curricular updating and pedagogical intervention locally.
Keywords: Teaching and Learning; English language; Integrated High School.
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