Percepções docentes e discentes sobre ensino de inglês na educação profissional e tecnológica em tempos de reforma do ensino médio

Teachers' and learners' perceptions of English teaching in professional and technological education in times of high school reform

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem; Língua inglesa; Ensino médio integrado.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI) em dois Institutos Federais, a fim de criar um produto educacional que fomente a prática dos letramentos contemporâneos no ensino médio integrado, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As teorizações do interacionismo sociodiscursivo, multiletramentos, formação humana integral e o método de pesquisa qualitativa subsidiaram o estudo. Em relatos docentes e discentes, constatou-se que o ensino de LI se limita ao texto verbal, pois a baixa carga horária semanal reduz o ensino aos textos curtos e às normas gramaticais, gerando dificuldade e carência de aprendizagem. Com poucos recursos tecnológicos, o texto impresso sobrepõe-se ao texto digital. Urge, portanto, atualização curricular e intervenção pedagógica localmente.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Língua inglesa; Ensino médio integrado.

 

Abstract

The aim of this study was to understand the process of teaching and learning English Language (EL) in two Federal Institutes, in order to create an educational product that fosters the practice of contemporary literacies in integrated secondary education, as provided for in the National Common Curriculum Base - BNCC. The theorizations of sociodiscursive interactionism, multilearning, integral human formation and the qualitative research method supported the study. Reports from teachers and students showed that the teaching of English is limited to verbal texts, as the low weekly workload reduces teaching to short texts and grammatical rules, creating difficulties and a lack of learning. With few technological resources, printed text takes precedence over digital text. There is therefore an urgent need for curricular updating and pedagogical intervention locally.

Keywords:  Teaching and Learning; English language; Integrated High School.

 

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Biografia do Autor

Viviane Graziele Metzhka, Instituto Federal do Tocantins

Mestra no Programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT – IFTO (2023) campus Palmas, com especialização Latu Sensu em Educação de Jovens e Adultos - PROEJA – IFTO (2015), licenciada em Letras - Português / Inglês e respectivas Literaturas, pela Fundação UNIRG (2009).  Servidora Técnico Administrativo do IFTO e professora de português e inglês em cursos de extensão no campus Gurupi desde 2012.

E-mail: viviane.graziele@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8300-2797

Valteson Cleiton Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso

Mestre no Programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT – IFTO (2023) Campus Palmas. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Candido Mendes. Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. Atualmente é efetivo como Professor do EBTT de Língua Inglesa no Instituto Federal do Mato Grosso- IFMT - Campus Confresa. E-mail: valteson.pereira@ifmt.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6137-9726

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba – (PROLING/UFPB), Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça.  Atua no Programa nacional  de Pós-graduação   em Educação profissional e tecnológica-ProfEpt/Campus Palmas/IFTO.

E-mail: riva@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6568-7910

 

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

METZHKA, V. G.; CLEITON PEREIRA, V.; PORTO CAVALCANTE, R. Percepções docentes e discentes sobre ensino de inglês na educação profissional e tecnológica em tempos de reforma do ensino médio: Teachers’ and learners’ perceptions of English teaching in professional and technological education in times of high school reform. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7645. Acesso em: 21 dez. 2024.