O avanço neoliberal em uma cultura plataformizada: onde fica a subjetividade da educação?
The neoliberal advance in a platformed culture: where is education’s subjectivity?
Palavras-chave:
Avanço neoliberal, Plataformização da educação, Políticas de privatizaçãoResumo
Este artigo objetiva discutir o avanço neoliberal em uma cultura plataformizada. Problematiza-se onde fica a subjetividade da educação diante desse avanço e, por consequência, em meio à intensificação de políticas de privatização. Para tanto, seleciona-se a parceria entre a Fundação Bradesco e a International Business Machines Corporation (IBM), a qual contribuiu para o funcionamento da plataforma Open P-TECH. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico, a partir de uma abordagem qualitativa. Constata-se que a plataforma analisada aponta para o desenvolvimento de competências técnicas. Conclui-se que a educação operacionalizada pelo empresariado se alicerça a um capital educador, que a entende como um serviço a perpassar pelas ações de oferecer, adquirir e investir, afastando-se da noção de bem público em tempos de Indústria 4.0 e capitalismo de plataforma.
Palavras-chave: Avanço neoliberal; Plataformização da educação; Políticas de privatização.
Abstract
This article aims to discuss the neoliberal advance in a platformed culture. It is problematized where is education’s subjectivity considering this advance, and due to privatization politics intensification. Therefore, it was selected the partnership with Fundação Bradesco and International Business Machines Corporation (IBM), which contributes to Open P-TECH platform work. Methodologically, this is about an exploratory and bibliographic study from a quantitative approach. It is ascertained that the analyzed platform points to the development of technical competences. The conclusion is that operationalized education by business community is based in an educational capital, which is understood as a service aimed to pass through the actions of offering, acquiring, and investing. So, this kind of education departs from the notion of public good in the industry 4.0 and platform capitalism era.
Keywords: Neoliberal advance; Education plataformization; Privatization politics.
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