UNESCO e a formação docente: orientações/recomendações do OREALC para as políticas educacionais na América Latina e Caribe

UNESCO y la formación docente: orientaciones/recomendaciones del OREALC para las políticas educacionales en América Latina

Autores

Palavras-chave:

UNESCO; Políticas educacionais de formação docente; Neoliberalismo.

Resumo

O estudo analisa as influências da UNESCO nas políticas educacionais da América Latina e Caribe, sobre a formação docente. Parte-se de uma perspectiva crítico-dialética, considerando as múltiplas determinações da realidade objetiva, a partir da investigação qualitativa de documentos internacionais do Projeto Estratégico Regional sobre Docentes. Aponta-se a UNESCO como um organismo internacional de expressividade na região, a serviço do capital e o alinhamento de orientações/recomendações, com eventos internacionais e reformas neoliberais (décadas de 1980/90), fundamentados pela teoria do capital humano e as diretrizes da nova gestão pública. Concluiu-se que a hegemonia discursiva nos documentos, demarca o gerencialismo nas políticas educacionais de formação docente, corroborando para a construção do consenso regional de responsabilização do professor pela qualidade da educação na região.

Palavras-chave: UNESCO; Políticas educacionais de formação docente; Neoliberalismo.

 

Resumen

El estudio ha analisado las influencias de la UNESCO em las politicas educacionales de América Latina y el Caribe, sobre la formación del docente. Entonces, sob una perspectiva critica-dialetica, considerando las multiples determinaciones de la realidade objetiva, a partir de la investigación cualitativa de documentos Internacionales del proyecto estratégico Regional sobre Docentes. Se apunta a UNESCO como un organismo internacional de expresividad em la región, a servicio del capital y la alienación de orientaciones/recomendaciones, con eventos Internacionales y reformas neoliberales (décadas de 1980/90), fundamentados por la teoria del capital humano y las directrices de la nueva gestión pública. Se ha concluído que la hegemonia discursiva en los documentos, señala el gerencialismo en las políticas educacionales de formación docente, avalorando para la construcción del consenso regional de la responsabilización del profesor por la cualidad de la educación en la región.

Palabras Claves: UNESCO; Politicas educacionales de formación docente; Neoliberalismo.

 

 

 

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior, UFPA

Doutorando em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação e Licenciado pleno em Pedagogia (UEPA); É Especialista em Educação III, na SEDUC/PA. Pesquisador no Grupo de Estudo e Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA. No doutorado desenvolve pesquisa sobre as influências do OREALC/UNESCO nas Políticas Educacionais de Formação e Valorização, tendo como referência a Política Nacional de Formação dos Profissionais de Educação Básica.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7143-9561. E-mail: carlinhosaldanhajr@gmail.com.

 

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21/12/2023
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Como Citar

SALDANHA DA SILVA JÚNIOR, C. A. UNESCO e a formação docente: orientações/recomendações do OREALC para as políticas educacionais na América Latina e Caribe: UNESCO y la formación docente: orientaciones/recomendaciones del OREALC para las políticas educacionales en América Latina. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7603. Acesso em: 21 dez. 2024.