Educação básica brasileira e mercado financeiro: estudo de empresas do setor educacional com capital aberto - 2013 a 2022 2013 a 2022
Brazilian mandatory education and the financial market: study of publicly traded companies in the educational sector - 2013 to 2022
Palavras-chave:
Financeirização da educação; Ânima Holding S.A.; Bahema Educação S.A.; Cruzeiro do Sul S.A.Resumo
Este artigo analisa dados financeiros de empresas que atuam na educação básica e que possuem capital aberto no Brasil: Ânima, Bahema e Cruzeiro do Sul. Trata-se de uma pesquisa de base documental, realizada por consulta a Formulários de Referência das empresas desde a sua abertura de capital até 2022, e a seus Demonstrativos Financeiros disponibilizados no site da B3. Da análise dos do material, identificou-se que apenas a Bahema foca seus negócios na educação básica, enquanto Ânima e Cruzeiro do Sul focam seus objetivos e aquisições no ensino superior. Identifica-se desde a abertura de capital, aumento no crescimento orgânico e expansão de aquisições em todas as empresas observadas. Tanto as receitas operacionais, quando as financeiras aumentaram no período, sendo as últimas, em média, cerca de 4% das receitas totais das empresas. Neste aspecto, a receita vinda do recebimento de matrículas ainda é mais relevante do que outras estratégias de ganhos. Por fim, em comparação, conclui-se que a escolha do segmento de ensino de atuação aparenta ter impacto importante nos valores demonstrados e no crescimento das empresas analisadas.
Palavras-chave: Financeirização da educação; Ânima Holding S.A.; Bahema Educação S.A.
Abstract
This article analyses the financial data of publicly traded companies operating in basic education: Ânima, Bahema, and Cruzeiro do Sul. This is documentary-based research that reviews the Reference Forms of companies from their IPO until 2022, as well as their Financial Statements available on the B3 website. Regarding the segment of operation, only Bahema focuses its business on basic education. In contrast, Ânima and Cruzeiro do Sul focus their objectives and acquisitions on higher education. Regarding the financial data, the research shows that, after going public, there was an increase in organic growth and acquisitions in all companies. Furthermore, looking at the types of income, both operating and financial revenues increased in the period. However, it is noteworthy that financial revenues only represent, on average, around 4% of the companies' total revenue. Indeed, enrolment revenue is still more relevant than other earning strategies. Finally, in comparison, the business strategy in different education segments appears to impact the analysed companies significantly' in the demonstrated values and growth opportunities.
Keywords: Financialization of education; Ânima Holding S.A.; Bahema Educação S.A.
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