Financeirização do Ensino Superior Privado-Mercantil e a atuação de Grupos Educacionais estrangeiros no Brasil

Financialization of Private-Mercantile Higher Education and the performance of foreign Educational Groups in Brazil

Autores

Palavras-chave:

Financeirização do Ensino Superior Privado-Mercantil, Grupos Estrangeiros, Organização Mundial do Comércio

Resumo

Este artigo analisa a atuação de grupos educacionais estrangeiros no contexto da financeirização e da abertura comercial transnacional dos serviços educacionais no Brasil. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa documental realizada com base no documento da Organização Mundial do Comércio e de informações extraídas nos sites das empresas educacionais nacionais e estrangeiras atuantes no Brasil. Nas considerações finais, apontamos as repercussões da financeirização na oferta do ensino superior com a abertura comercial da educação para o capital nacional e estrangeiro e sua desnacionalização.

Palavras-chave: Financeirização do Ensino Superior Privado-Mercantil; Grupos Estrangeiros; Organização Mundial do Comércio.

 

Abstract

This work aims to analyze the repercussions of the performance of foreign educational groups in the context of financialization and the transnational commercial opening of educational services in Brazil. The methodological procedure is based on documentary research carried out based on the World Trade Organization document, as well as information on the websites of national and foreign educational companies. In the final considerations, we point out the repercussions of financialization in the offer of higher education with the commercial opening of education to national and foreign capital and its denationalization.

Keywords: Financialization of Private-Mercantile Higher Education; Foreign Groups; World Trade Organization.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Castro Vieira de Souza, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Educação Física Escolar e Educação Especial; Graduada em Educação Física; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA) e da Rede Universitas/BR.

Email: samantha-souza@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6440-2402

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela UFMG com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pela UERJ; Professora Titular aposentada da UFPA; ​Prof. Visitante Sênior do PPGED/UFPA, pesquisadora produtividade do CNPQ; coordenadora geral da Rede Universitas/Br e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA) e integrante da REEPELET.

E-mail: veraluciajacob@gmail.com   ORCID: ​ https://orcid.org/0000-0003-3128-3659

Referências

ANDRADE, Lucas Bressan de. Financeirização na educação superior privada brasileira: permanência por endividamento, expansão por benefício público. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) –Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

BATISTA, Paulo Nogueira. O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. In: LIMA SOBRINHO, Barbosa et al. Em defesa do interesse nacional: desinformação e alienação do patrimônio público. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

BORGES, Vanessa Maria de Oliveira. A desnacionalização do ensino superior

brasileiro: educação à ordem do capital internacional. In: COLÓQUIO

INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, XII.,

, Veracruz. Anais [...]. Veracruz: Universidade Veracruzana, 2012. p. 1-11. Tema:

Gestão da internacionalização, da cooperação e da cultura na educação superior.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/97747/A%20Desnacionaliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Ensino%20Superior%20Brasileiro.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 29 jun. 2023.

BOTREL, Sérgio. Fusões e aquisições. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: Presidência da República, 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-.Acesso em: 29 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jun. 2023.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma gerencial do Estado de 1995. RAP – Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 34, n. 4, p. 7-26, jul./ago. 2000. Disponível em:https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6289/4880. Acesso em: 29 jun. 2023.

BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequências, 2020.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr./jun. 2010. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a10.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital.São Paulo: Xamã, 1996.

COSTA, Fábio Luciano Oliveira. Financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil (2007-2012). 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

DUARTE, Marisa Ribeiro Texeira; COSTA, Karla Silva. Transnacionalização da educação superior: o acordo geral de comércio e serviços e as instituições privadas de educação superior. In:AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; LARA, Angela Mara de Barros (org.).Políticas para a educação: análises e apontamentos. Maringá: Eduem, 2011. p. 243-274.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2013.

KOIKE, Beth. Curso presencial voltará a crescer em 2020. Valor Econômico, São Paulo, 8 ago. 2019. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2019/08/08/curso-presencial-voltara-a-crescer- em-2020.ghtml. Acesso em: 29 jun. 2023.

LAVINAS, Lena; ARAÚJO, Eliane; BRUNO, Miguel. Brasil: vanguarda da financeirização entre os emergentes? Uma análise exploratória. Texto para Discussão – Instituto de Economia UFRJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. 1-40, 2017. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/TDS/2017/TD_IE_032_2017_LAVINAS_ARA%C3%9AJO_BRUNO.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. 1.ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. (O processo de produção do capita, livro I).

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília, DF: UNESCO Brasil, 2016. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/portuguese_version_of_rethinking_education_toward_a_global/. Acesso em: 29 jun. 2023.

POSSAS, Mario Luiz. Estruturas de mercado em oligopólio. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

SEKI, Allan Kenji. Determinações do capital financeiro no ensino superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). 2020. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) –Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

SILVA, Camila Croso; GONZALEZ, Marina; BRUGIER, Yana Scavone. OMC em foco: a comercialização da educação na América Latina. In: HADDAD, Sérgio (org.). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008.

VAN DER ZWAN, Natascha. State of the art: making sense of financialization. Socio-Economic Review, v. 12, p. 99-129, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4422133/mod_resource/content/1/Van%20Der%20Zwan.%20Making%20Sense%20of%20Financialization%20%282014%29.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

WORLD TRADE ORGANIZATION. Education services: background notes by the secretariat. Geneva: WTO, 1998. Disponível em: http://www.wto.org/tratop_e/serv_e/sanaly_e.htm. Acesso em: 29 jun. 2023.

Downloads

Publicado

10/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 262
  • pdf downloads: 220

Como Citar

CASTRO VIEIRA DE SOUZA, S.; JACOB CHAVES, V. L. Financeirização do Ensino Superior Privado-Mercantil e a atuação de Grupos Educacionais estrangeiros no Brasil: Financialization of Private-Mercantile Higher Education and the performance of foreign Educational Groups in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7546. Acesso em: 22 nov. 2024.