Salta Educação no Rio de Janeiro: o caso do Elite Rede de Ensino
Salta Educação in Rio de Janeiro: the case of the Elite Rede de Ensino
Palavras-chave:
Financeirização da Educação, Grupo Salta Educação, Privatização da Educação BásicaResumo
Este artigo analisa as estratégias de expansão da oferta educacional privada na educação básica da holding Salta Educação no estado do Rio de Janeiro, focalizando a marca Elite Rede de Ensino. No estudo, evidenciam-se as condições de oferta, de gestão e de currículo. Foram utilizados os microdados do censo escolar, análise e categorização das postagens de uma das redes sociais da escola investigada e de seu site oficial, pesquisa bibliográfica e documental. [i] Foi possível observar estratégias para potencialização de lucros por meio da captação de alunos e venda de insumos educativos, além da ode à cultura do mérito e da competitividade.
Palavras chave: Financeirização da educação; Grupo Salta Educação; Privatização da educação básica.
Abstract
This article analyzes the expansion strategies of the Salta Educação holding company in the state of Rio de Janeiro, focusing on the Elite Rede de Ensino brand. The study highlights the conditions of supply, management and curriculum. Microdata from the school census, analysis and categorization of posts on one of the school's social networks and its official website, bibliographic and documentary research were used. It was possible to observe strategies for boosting profits by attracting students and selling educational supplies, as well as an ode to the culture of merit and competitiveness.
Keywords: Finacialization of education - Salta Educação Group - Privatization of basic education
[i] Este artigo vincula-se a pesquisa financiada pelo CNPQ (Processo 405647/2021-2) sob a Coordenação de Theresa Adrião e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj - Processo nº 200.214/2023) sob a coordenação de Marcelo Mocarzel.
Downloads
Referências
ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, 2018.
ADRIÃO, Theresa; DOMICIANO, Cassia Alessandra. A educação pública e as corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 8, 2018.
DE ANDRADE, Maria Carolina Pires; DA MOTTA, Vânia Cardoso. O empresariamento da educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-27, 22 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290/32432. Acesso em: ago. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70: São Paulo, 1977.
BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior" emerge" terciária. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 423-436, 2008.
BEHRING, Elaine. Fundo público, valor e política social. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
CATINI, Carolina; BRANCO, João Francisco. Sob nova direção: trabalho docente e privatização. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 961–983, 2023. DOI: 10.58422/repesq.2022.e1391. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391. Acesso em: 28 jun. 2023.
CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, [S. l.], n. 127, p. 53-68, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p53-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180045. Acesso em: 28 jun. 2023.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo/ Niterói/ Brasília: Cortez/ EDUFF/ Flacso-Brasil. 6. Ed. 2009.
FERREIRA, Carla. Sobretrabalho em Marx, expropriação e superexploração no capitalismo dependente. Teoria Social, Formação Social e Serviço Social, v. 4, p. 1, 2018.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 3. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
LENIN, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular/ V.I. Lenin. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. (Marx-Engels).
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. Tradução Rubens Enderle. Edição de Friedrich Engels. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
PAOLI, Maria Célia. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil, In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, cap. 8, p. 373-418.
SEKI, Allan Kenji. Financeirização do capital na educação superior: articulações entre a apropriação de parcelas do fundo público e a desregulamentação da educação nacional. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, v. 2017, p. 1867-1917, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54290729/SEKI__A._K._Financeirizacao_do_capital_na_educacao_superior__articulacoes_entre_a_apropriacao.pdf. Acesso em: jun. 2023.
SILVA, Amanda Moreira da. Formas e tendências da precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras. Curitiba: Editora CRV, 2020.
INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. A Educação brasileira na bolsa de valores: as oito empresas privadas de capital aberto que atuam no setor educacional. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Front, 2020b. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5805800/mod_resource/content/1/20201014_Financeirizac%CC%A7a%CC%83o-da-Educac%CC%A7a%CC%83o_web.pdf. Acesso em: jun. 2023.
TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. A uberização do trabalho docente: reconfiguração das condições e relações de trabalho mediados por plataformas digitais. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45841. Acesso em: ago. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 414
- pdf downloads: 248