Salta Educação no Rio de Janeiro: o caso do Elite Rede de Ensino

Salta Educação in Rio de Janeiro: the case of the Elite Rede de Ensino

Autores

Palavras-chave:

Financeirização da Educação, Grupo Salta Educação, Privatização da Educação Básica

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de expansão da oferta educacional privada na educação básica da holding Salta Educação no estado do Rio de Janeiro, focalizando a marca Elite Rede de Ensino. No estudo, evidenciam-se as condições de oferta, de gestão e de currículo. Foram utilizados os microdados do censo escolar, análise e categorização das postagens de uma das redes sociais da escola investigada e de seu site oficial, pesquisa bibliográfica e documental. [i] Foi possível observar estratégias para potencialização de lucros por meio da captação de alunos e venda de insumos educativos, além da ode à cultura do mérito e da competitividade.

Palavras chave: Financeirização da educação; Grupo Salta Educação; Privatização da educação básica.

 

 

Abstract

This article analyzes the expansion strategies of the Salta Educação holding company in the state of Rio de Janeiro, focusing on the Elite Rede de Ensino brand. The study highlights the conditions of supply, management and curriculum. Microdata from the school census, analysis and categorization of posts on one of the school's social networks and its official website, bibliographic and documentary research were used.   It was possible to observe strategies for boosting profits by attracting students and selling educational supplies, as well as an ode to the culture of merit and competitiveness.

Keywords: Finacialization of education - Salta Educação Group - Privatization of basic education

 

 

 

[i] Este artigo vincula-se a pesquisa financiada pelo CNPQ (Processo 405647/2021-2) sob a Coordenação de Theresa Adrião e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj - Processo nº 200.214/2023) sob a coordenação de Marcelo Mocarzel.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Vichiett Morgan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PPGE Universidade Estácio de Sá

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE). Membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). Especialista em Administração e Supervisão Educacional. Diretora Estadual Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-RJ. Editora Adjunta da Revista Formação em Movimento. Tem como temáticas centrais de investigação as relações entre o público e o privado na educação brasileira, Políticas Públicas em Educação, Gestão Educacional e Formação Docente. E-mail: karine.morgan@uerj.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5014-5679

Leandro Sartori Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pedagogo pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), onde trabalha como Professor Adjunto e subchefe do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Cursou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Realizou pesquisa de campo para levantamento de fontes em História no International Institute of Social History, em Amsterdã no ano de 2018. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR / HISTEDBRAL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa: História, Educação, sociedade e Política (GHESP). Prodocente coordenador do projeto "A atuação do educador na Gestão Escolar: Concepções e práticas de atuação dos gestores em Duque de Caxias". Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de História da Educação e Política Educacional, principalmente nos temas: História e Historiografia da Educação; Gestão de Sistemas Educacionais; e Políticas Educacionais.e-mail: leandrosartorigoncalves@yahoo.com.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6073-1313

 

Luciane da Silva Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF

Professora Adjunta do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ, tendo sido bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o doutoramento. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ com bolsa de pesquisa financiada pela CAPES. Especialista em Administração Escolar pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Aprofunda questões ligadas ao ensino superior (pós-graduação/ mestrados profissionais); financeirização do ensino superior privado mercantil; expansão da EaD no Ensino Superior; políticas públicas; trabalho e educação; e gestão de processos educacionais. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX), coordenado pelo Professor Dr. Roberto Leher e pela Professora Dra. Vania Cardoso da Motta. Pesquisadora associada ao grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Espaço Público da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), coordenado pela Professora Dra. Marcela Alejandra Pronko. Vice-líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Sociedade (NEPTES), em parceria com a Prof. Amanda Moreira da Silva (líder). E-mail: luciane.estrela@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5809-5597

Referências

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, 2018.

ADRIÃO, Theresa; DOMICIANO, Cassia Alessandra. A educação pública e as corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 8, 2018.

DE ANDRADE, Maria Carolina Pires; DA MOTTA, Vânia Cardoso. O empresariamento da educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-27, 22 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290/32432. Acesso em: ago. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70: São Paulo, 1977.

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior" emerge" terciária. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 423-436, 2008.

BEHRING, Elaine. Fundo público, valor e política social. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

CATINI, Carolina; BRANCO, João Francisco. Sob nova direção: trabalho docente e privatização. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 961–983, 2023. DOI: 10.58422/repesq.2022.e1391. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1391. Acesso em: 28 jun. 2023.

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, [S. l.], n. 127, p. 53-68, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p53-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180045. Acesso em: 28 jun. 2023.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo/ Niterói/ Brasília: Cortez/ EDUFF/ Flacso-Brasil. 6. Ed. 2009.

FERREIRA, Carla. Sobretrabalho em Marx, expropriação e superexploração no capitalismo dependente. Teoria Social, Formação Social e Serviço Social, v. 4, p. 1, 2018.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 3. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

LENIN, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular/ V.I. Lenin. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. (Marx-Engels).

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. Tradução Rubens Enderle. Edição de Friedrich Engels. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

PAOLI, Maria Célia. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil, In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, cap. 8, p. 373-418.

SEKI, Allan Kenji. Financeirização do capital na educação superior: articulações entre a apropriação de parcelas do fundo público e a desregulamentação da educação nacional. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, v. 2017, p. 1867-1917, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54290729/SEKI__A._K._Financeirizacao_do_capital_na_educacao_superior__articulacoes_entre_a_apropriacao.pdf. Acesso em: jun. 2023.

SILVA, Amanda Moreira da. Formas e tendências da precarização do trabalho docente: o precariado professoral e o professorado estável-formal nas redes públicas brasileiras. Curitiba: Editora CRV, 2020.

INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. A Educação brasileira na bolsa de valores: as oito empresas privadas de capital aberto que atuam no setor educacional. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Front, 2020b. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5805800/mod_resource/content/1/20201014_Financeirizac%CC%A7a%CC%83o-da-Educac%CC%A7a%CC%83o_web.pdf. Acesso em: jun. 2023.

TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. A uberização do trabalho docente: reconfiguração das condições e relações de trabalho mediados por plataformas digitais. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45841. Acesso em: ago. 2023.

Downloads

Publicado

10/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 227
  • pdf downloads: 188

Como Citar

VICHIETT MORGAN, K.; SARTORI GONÇALVES, L.; DA SILVA NASCIMENTO, L. Salta Educação no Rio de Janeiro: o caso do Elite Rede de Ensino: Salta Educação in Rio de Janeiro: the case of the Elite Rede de Ensino. Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7506. Acesso em: 17 jun. 2024.