Salta Educação no Rio de Janeiro: o caso do Elite Rede de Ensino

Salta Educação in Rio de Janeiro: the case of the Elite Rede de Ensino

Autores

Palavras-chave:

Financeirização da Educação, Grupo Salta Educação, Privatização da Educação Básica

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de expansão da oferta educacional privada na educação básica da holding Salta Educação no estado do Rio de Janeiro, focalizando a marca Elite Rede de Ensino. No estudo, evidenciam-se as condições de oferta, de gestão e de currículo. Foram utilizados os microdados do censo escolar, análise e categorização das postagens de uma das redes sociais da escola investigada e de seu site oficial, pesquisa bibliográfica e documental. [i] Foi possível observar estratégias para potencialização de lucros por meio da captação de alunos e venda de insumos educativos, além da ode à cultura do mérito e da competitividade.

Palavras chave: Financeirização da educação; Grupo Salta Educação; Privatização da educação básica.

 

 

Abstract

This article analyzes the expansion strategies of the Salta Educação holding company in the state of Rio de Janeiro, focusing on the Elite Rede de Ensino brand. The study highlights the conditions of supply, management and curriculum. Microdata from the school census, analysis and categorization of posts on one of the school's social networks and its official website, bibliographic and documentary research were used.   It was possible to observe strategies for boosting profits by attracting students and selling educational supplies, as well as an ode to the culture of merit and competitiveness.

Keywords: Finacialization of education - Salta Educação Group - Privatization of basic education

 

 

 

[i] Este artigo vincula-se a pesquisa financiada pelo CNPQ (Processo 405647/2021-2) sob a Coordenação de Theresa Adrião e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj - Processo nº 200.214/2023) sob a coordenação de Marcelo Mocarzel.

 

 

 

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Biografia do Autor

Karine Vichiett Morgan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PPGE Universidade Estácio de Sá

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE). Membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). Especialista em Administração e Supervisão Educacional. Diretora Estadual Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-RJ. Editora Adjunta da Revista Formação em Movimento. Tem como temáticas centrais de investigação as relações entre o público e o privado na educação brasileira, Políticas Públicas em Educação, Gestão Educacional e Formação Docente. E-mail: karine.morgan@uerj.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5014-5679

Leandro Sartori Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pedagogo pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), onde trabalha como Professor Adjunto e subchefe do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Cursou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Realizou pesquisa de campo para levantamento de fontes em História no International Institute of Social History, em Amsterdã no ano de 2018. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR / HISTEDBRAL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa: História, Educação, sociedade e Política (GHESP). Prodocente coordenador do projeto "A atuação do educador na Gestão Escolar: Concepções e práticas de atuação dos gestores em Duque de Caxias". Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de História da Educação e Política Educacional, principalmente nos temas: História e Historiografia da Educação; Gestão de Sistemas Educacionais; e Políticas Educacionais.e-mail: leandrosartorigoncalves@yahoo.com.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6073-1313

 

Luciane da Silva Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF

Professora Adjunta do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ, tendo sido bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o doutoramento. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ com bolsa de pesquisa financiada pela CAPES. Especialista em Administração Escolar pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Aprofunda questões ligadas ao ensino superior (pós-graduação/ mestrados profissionais); financeirização do ensino superior privado mercantil; expansão da EaD no Ensino Superior; políticas públicas; trabalho e educação; e gestão de processos educacionais. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX), coordenado pelo Professor Dr. Roberto Leher e pela Professora Dra. Vania Cardoso da Motta. Pesquisadora associada ao grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Espaço Público da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), coordenado pela Professora Dra. Marcela Alejandra Pronko. Vice-líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Sociedade (NEPTES), em parceria com a Prof. Amanda Moreira da Silva (líder). E-mail: luciane.estrela@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5809-5597

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

VICHIETT MORGAN, K.; SARTORI GONÇALVES, L.; DA SILVA NASCIMENTO, L. Salta Educação no Rio de Janeiro: o caso do Elite Rede de Ensino: Salta Educação in Rio de Janeiro: the case of the Elite Rede de Ensino. Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7506. Acesso em: 22 dez. 2024.