Desenvolvendo a Competência de Comparação em Estudantes do Sexto Ano com Aprendizagem Mediada em Ciências
Developing the Competence of Comparison in Sixth Grade Students with Mediated Learning in Science
Palavras-chave:
Operações cognitivas, Educação básica, Ensino de ciênciasResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a aplicação da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), desenvolvida por Feuerstein (1990), na construção da competência básica de comparação na educação científica. Os participantes da pesquisa foram 47 estudantes, pertencentes a duas turmas do sexto ano de uma escola pública estadual em Londrina (PR), no primeiro trimestre de 2023, utilizando uma das sequências pedagógicas que compõe a tese de doutorado do primeiro autor. O paradigma investigativo é o qualitativo, já a metodologia de análise segue as orientações de Yin (2016). Os resultados alcançados: (63,81%) dos estudantes realizaram a comparação ou a iniciaram, (17,02%) descreveram e (19,14%) não realizaram as atividades propostas. Tais dados significam que a EAM foi significativa em provocar a habilidade comparativa no contexto da educação científica na maioria dos estudantes analisados, dentro dos limites metodológicos e empíricos deste estudo.
Palavras-chave: Operações cognitivas; Educação básica; Ensino de ciências.
Abstract
The aim of this article was to analyze the application of the Mediated Learning Experience (MLE), developed by Feuerstein (1990), in building the basic competence of comparison in science education. The research participants were 47 students, belonging to two sixth grade classes at a state public school in Londrina (PR), in the first quarter of 2023, using one of the pedagogical sequences that make up the first author's doctoral thesis. The research paradigm is qualitative, and the analysis methodology follows the guidelines of Yin (2016). The results achieved: (63.81%) of the students carried out the comparison or started it, (17.02%) described it and (19.14%) did not carry out the proposed activities. These data mean that the MAS was significant in provoking comparative ability in the context of science education in the majority of the students analyzed, within the methodological and empirical limits of this study.
Keywords: Cognitive operations; Basic education; Science education.
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