Política de Assistência Estudantil: O lugar da atenção à saúde e sua relação com a democratização da educação superior

Student Assistance Policy: The place of health care and its relation to the democratization of higher education

Autores

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Educação e saúde, Políticas educacionais

Resumo

O presente artigo investigouas percepções dos discentes do Campus I daUniversidade Federal da Paraíba a respeito da política de assistência estudantil, no âmbito da saúde, considerando sua importância na permanência do estudante no espaço acadêmico. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os alunos dos cursos de graduação da área da saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O estudo evidenciou que o serviço de saúde existente na UFPB é bem avaliado pelos discentes, porém possui fragilidades no gerenciamento quanto ao acesso, referência e contra-referência das especialidades médicas, o que causa insatisfação dos alunos em relação ao andamento do tratamento em saúde.

Palavras-chave: Educação Superior; Política de Assistência Estudantil; Saúde.

 

 

Abstract

Thisarticleinvestigated Thestudents' perceptionof of students from Campus I of the Federal University of Paraíba concerningthestudentassistancepolicy in thehealthscope, considering its importance for thestudentpermanence in theacademic área. The research carried out is a qualitative approach, with data collection through the application of questionnaires and semi-structured interviews with students from the undergraduate courses in the health field at the Center for Health Sciencesatthe Federal Universityof Paraíba – UFPB. The study verified that the existing health service at UFPB is well evaluated by students, however, it has weaknesses in management regarding access, referral and counter-referral of medical specialties, which causes student dissatisfaction with the progress of health treatment.

Key words:Highereducation;StudentAssistancePolicy; Health.

 

 

 

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Biografia do Autor

Andreia Pires de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é enfermeira do quadro de servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba e servidora da Secretaria Estadual de Saúde do Pernambuco. Mestranda em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAES/UFPB. Tem experiência na área de Educação, Enfermagem com ênfase em Terapia Intensiva e Saúde Pública. E-mail: andreiapiresgab@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4957-5012.

 

Mariana Lins de Oliveira, Universidade Federal da Paraiba

Professora do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV - da UFPB.Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação" - GPJUV-UFAL e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES). Atua nos seguintes temas: juventudes, condição discente, políticas públicas da educação superior, processos educativos de in/exclusão. E-mail:mariloliveira@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3577-6426.

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Publicado

14/12/2023
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Como Citar

PIRES DE SOUZA, A.; LINS DE OLIVEIRA, M. Política de Assistência Estudantil: O lugar da atenção à saúde e sua relação com a democratização da educação superior: Student Assistance Policy: The place of health care and its relation to the democratization of higher education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7423. Acesso em: 21 dez. 2024.