Política de Assistência Estudantil: O lugar da atenção à saúde e sua relação com a democratização da educação superior
Student Assistance Policy: The place of health care and its relation to the democratization of higher education
Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Educação e saúde, Políticas educacionaisResumo
O presente artigo investigouas percepções dos discentes do Campus I daUniversidade Federal da Paraíba a respeito da política de assistência estudantil, no âmbito da saúde, considerando sua importância na permanência do estudante no espaço acadêmico. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os alunos dos cursos de graduação da área da saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O estudo evidenciou que o serviço de saúde existente na UFPB é bem avaliado pelos discentes, porém possui fragilidades no gerenciamento quanto ao acesso, referência e contra-referência das especialidades médicas, o que causa insatisfação dos alunos em relação ao andamento do tratamento em saúde.
Palavras-chave: Educação Superior; Política de Assistência Estudantil; Saúde.
Abstract
Thisarticleinvestigated Thestudents' perceptionof of students from Campus I of the Federal University of Paraíba concerningthestudentassistancepolicy in thehealthscope, considering its importance for thestudentpermanence in theacademic área. The research carried out is a qualitative approach, with data collection through the application of questionnaires and semi-structured interviews with students from the undergraduate courses in the health field at the Center for Health Sciencesatthe Federal Universityof Paraíba – UFPB. The study verified that the existing health service at UFPB is well evaluated by students, however, it has weaknesses in management regarding access, referral and counter-referral of medical specialties, which causes student dissatisfaction with the progress of health treatment.
Key words:Highereducation;StudentAssistancePolicy; Health.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L.A; GOMES, R.C. Processo das políticas públicas: revisão de literatura, reflexões teóricas e apontamentos para futuras pesquisas. Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 3, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/fBpmPq6Cyg795pzdMMLNmdQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 abr. 2023.
ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, MarúciaPatta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. 2018. Revista Psicologia e Pesquisa Volume 12, Número 3. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/view/1085. Acesso em: 06 out. 2022.
BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRASIL. Decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 18 set. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 07 jun. 2022.
CARVALHO, Emily Lima; ANJOS, Nívia Barreto dos. Assistência Estudantil: as múltiplas interfaces. as múltiplas interfaces. 2021. 1. ed. - Curitiba :Appris. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/03/Assistencia-Estudantil-Multiplas-Interfaces.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.
CAVALCANTE, João Roberto et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S.L.], v. 29, n. 4, p. 1-13, ago. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000400010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/zNVktw4hcW4kpQPM5RrsqXz/. Acesso em: 27 nov. 2022.
Centro de Referência de Atenção em Saúde – CRAS. UFPB, online. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras. Acesso em: 07 jun. 2022.
COULON, A. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2022.
FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2018. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-PerfilSocioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.
FONSECA, Marília. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENTRE O UTILITARISMO ECONÔMICO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 153-177, maio/ago 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KxshC7YgLVQW7MF8tG3Mj7r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2022
KOWALSKI, Aline Viero. OS (DES)CAMINHOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O DESAFIO NA GARANTIA DE DIREITOS. 2012. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de Serviço Social, Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Cap. 1. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5137. Acesso em: 08 fev. 2022.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da covid-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2023.
MATTOS, Mússio Pirajá et al.Promoção a saúde de estudantes universitários: contribuições para um espaço de integração e acolhimento. 2018. Saúde em redes 4(4):159-173. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/07/1007540/2214-3207-1-pb.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Psicologia - Teoria e Prática, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 269-280, ago. 2017. Mensal. GN1 Genesis Network. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p264-275. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000200013. Acesso em: 13 mar. 2023.
PINHEIRO, Eliana Barros. O CARÁTER DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Curitiba, PR. Revista Mundi Sociais e Humanidades. v.1, n.2, 11 jul/dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH&page=article&op=view&path[]=16. Acesso em: 27 jun. 2022.
SIQUEIRA, Luciolaet al. Perfil de estudantes acolhidos em um serviço de saúde na universidade. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S.L.], v. 30, n. 3, p. 1-8, 29 set. 2017. Fundacao Edson Queiroz. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2017.6218. Disponível em: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/6218. Acesso em: 20 mar. 2023.
UNESCO. COVID-19 e educação superior: dos efeitos imediatos ao dia seguinte: análises de impactos, respostas políticas e recomendações. Análises de impactos, respostas políticas e recomendações. 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374886. Acesso em: 27 nov. 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 57
- pdf downloads: 60