Violências nas visualidades patriarcais: montagem de imagens com estudantes da Licenciatura em Artes Visuais

Violencias en las visualidades patriarcales: montaje de imágenes con estudiantes de Licenciatura en Artes Visuales

Autores

Palavras-chave:

Visualidades, Culturas Patriarcais, Licenciatura

Resumo

Este artigo é desdobramento de uma pesquisa que se propôs a investigar o quê e como as imagens educam sobre gêneros e sexualidades. Observamos o potencial educativo das visualidades junto a um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás,  formado por pessoas com identidades de gênero relacionadas às masculinidades. Foram fomentadas discussões sobre as imagens com as quais esses estudantes têm contato, e como colocá-las em confronto com outras imagens pode ajudar a construir ideias sobre masculinidades que contestam ou perpetuam as violências de gênero. A pesquisa joga luz sobre a necessidade de criar espaços coletivos para que se discutam e combatam as violências embasadas em gênero e sexualidade.

Palavras-chave: Visualidades; Culturas Patriarcais; Licenciatura.

 

 

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo investigar qué y cómo las imágenes educan sobre géneros y sexualidades. Observamos el potencial educativo de las visualidades con un grupo de estudiantes del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Universidad Federal de Goiás, formado por personas con identidades de género relacionadas con las masculinidades. Se fomentaron debates sobre las imágenes con las que estos estudiantes tienen contacto y cómo el hecho de ponerlas en confrontación con otras imágenes puede ayudar a construir ideas sobre las masculinidades que cuestionan o perpetúan la violencia de género. La investigación pone de manifiesto la necesidad de crear espacios colectivos para debatir y combatir las violencias basadas en los géneros y las sexualidades.

Palabras clave: Visualidades; Culturas Patriarcales; Licenciatura.

 

             

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Biografia do Autor

Marcus Turíbio, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em andamento no PPG Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, na linha Educação, Arte e Cultura Visual, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2022).  E-mail: mvturibio@discente.ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5854-2564.

 

Carla Luzia de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV-UFG). É doutora em Artes Visuales y Educación (2014), pela Universidade de Barcelona (Espanha). Suas pesquisas abordam os temas: cultura visual; educação; gêneros, sexualidades e visualidades; pedagogias de resistência.  E-mail: carlaabreu@ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3816-8645.

 

Jocy Meneses dos Santos Junior, Universidade Federal de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Arte e Cultura Visual, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2023). Especialista em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2021). Licenciando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: jocyjunior@discente.ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6292-9953.

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Publicado

04/11/2023
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Como Citar

TURÍBIO, M.; LUZIA DE ABREU, C.; MENESES DOS SANTOS JUNIOR, J. Violências nas visualidades patriarcais: montagem de imagens com estudantes da Licenciatura em Artes Visuais: Violencias en las visualidades patriarcales: montaje de imágenes con estudiantes de Licenciatura en Artes Visuales. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7406. Acesso em: 21 dez. 2024.