Língua Portuguesa e BNCC: um olhar crítico sobre a rotina escolar como orientação ao professor

Portuguese language and BNCC: a critical look about a scholar routine as orientations to the teacher

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, BNCC, Rotina escolar

Resumo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) instituiu e orientou, em 2017, o estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde então, redes de ensino estaduais e municipais iniciaram o processo de adaptação nos currículos. Considerando que a BNCC permite aos sistemas de ensino adaptarem seus currículos às realidades locais, propomo-nos examinar como um município do estado do Ceará vem realizando esses ajustes, especificamente no ensino de Língua Portuguesa do ensino fundamental II, por meio da sua rotina escolar entregue aos professores mensalmente. Partindo das reflexões do regime neoliberal e sua relação com a educação (GERALDI, 2015; FREITAS, 2018; DEMO, 2015; APPLE, 2005), utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados apontam que as rotinas escolares apresentam uma preocupação maior em orientar o docente a preparar os estudantes para provas de larga escala em detrimento de uma experiência educacional cidadã.

Palavras-chave: Língua Portuguesa; BNCC; Rotina escolar.

 

Abstract

National Education Board (CNE), institute and oriented, in 2017, the establishment of the National Common Curricular Base (BNCC). Since then, a state and municipal education chain started the process of adaptation in the curriculum. Considering that BNCC permits to the teaching systems to adapt their curriculums in agreement of local realities, we propose to examine the manner of a city from state of Ceará is performing those adjustment, especially in Portuguese language teaching in elementary school (in their final years), by means of your school routine delivered to the teachers, once in a month. With an exploratory objective, we have used as methodology a qualitative approach, in an interpretive epistemology of documental analises type. The results indicate that those school routines show a greater concern in guiding teachers to prepare students for large scale tests than in educating them with educational citizen experience.

Keywords: Portuguese Language; BNCC; School routine.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferreira da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC); tem mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). É professor do Curso de Letras e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Tabuleiro), desenvolvendo pesquisa em letramentos decoloniais. E-mail: carlos.cruz@ifce.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1314-3169.

Jean Luis Sousa Caetano Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Discente do curso de Letras Português-Inglês (IFCE). E-mail:  jean.luis.sousa61@aluno.ifce.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2748-002X

Eduarda Ferreira Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Camocim)

Discente do curso de Letras Português-Inglês (IFCE). E-mail: eduarda.ferreira.arruda08@aluno.ifce.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7755-8489.

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Publicado

15/11/2023
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Como Citar

FERREIRA DA CRUZ, C. E.; SILVA, J. L. S. C.; ARRUDA, E. F. Língua Portuguesa e BNCC: um olhar crítico sobre a rotina escolar como orientação ao professor: Portuguese language and BNCC: a critical look about a scholar routine as orientations to the teacher. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7401. Acesso em: 21 dez. 2024.