Astrobiologia para alunos com baixa visão: narrativas das experiências no contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins
Astrobiology for low vision students: narratives of experiences in the Amazonian riverine context of the Lower Tocantins River
Palavras-chave:
educação especial inclusiva, vida no universo, interdisciplinaridadeResumo
Esta pesquisa visa apresentar as experiências durante o Estágio Supervisionado I, pelo Mestrado Profissional do PPGEECA (UEPA), tendo como público-alvo alunos com baixa visão em uma escola do município de Igarapé-Miri/PA. A tipologia deste estudo é qualitativa, de natureza aplicada, com pesquisa-ação como enfoque de abordagem. O método e técnica de análise de dados configuram-se na Pesquisa Narrativa, em que se analisaram as experiências formativas dos participantes em uma sequência didática de abordagem interdisciplinar no ensino de Astrobiologia. Os resultados preliminares foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade possibilitou a associação dos conceitos da Astrobiologia de maneira dinâmica, sendo possível relacionar às práticas ribeirinhas no contexto amazônico, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de maneira inclusiva, interdisciplinar e contextualizada.
Palavras-chave: educação especial inclusiva, vida no Universo, interdisciplinaridade.
Abstract
This research aims to introduce the experiences during the Supervised Internship I, by the Professional Master of PPGEECA (UEPA), having as target audience low-vision students in a school in the municipality of Igarapé-Miri/PA. The typology of this study is qualitative, of an applied nature, with action research as the approach focus. The method and technique of data analysis are configured into Narrative Research, in which the formative experiences of the participants in a didactic sequence of interdisciplinary approach in teaching Astrobiology were analyzed. Preliminary results were satisfactory, since the playfulness enabled the association of the Astrobiology concepts in a dynamic way, and it is possible to relate it to riverside practices in the Amazon context, contributing to the teaching-learning process in an inclusive, interdisciplinary, and contextualized way.
Key words: inclusive special education, life in Universe, interdisciplinarity.
Downloads
Referências
BLUMBERG, B.S. The Nasa astrobiology institute: early history and organization. Astrobiology, v.3, n.3, p. 463-470, 2003.
BORGES, A.T. GILBERT, J.K. Modeis of magnetism. Inter-nationa! Journal of Science Education. Vol. 20, No. 3, 361-378, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CACHAPUZ, A. A necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo, Ed. Cortez, 2005.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
CHEVALLARD, Yves.; JOHSUA, M-A. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage Éditions, 1991.
CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Ed 6°. Editora Cortez. 1991.
CHYBA, C. F. e HAND, K. P. Astrobiology: the Study of the Living Universe. Annual Review of Astronomy and Astrophysics. vol. 43. p. 31-74, May, 2005.
CONNELY, F. M.; CLANDININ, D. J. ‘Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa’. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, S. A. de Ediciones, 1995.
DIAS, B. L. N. Análise de meteoritos por técnicas não destrutivas com aplicações para astrobiologia. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 131p, 2018.
DES, M. D. J.; WALTER. M. R. Astrobiology: exploring the origins, evolution, and distribution of life in the universe. Annual Review of Ecology and Systematics, n. 30, p. 397-420, 1999.
DOMINGUINI, L. A Transposição Didática como intermediadora entre o Conhecimento Científico e o Conhecimento Escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 7, n. 2, nov. 2008.
FARIAS, L. de N. Feiras de ciências como oportunidades de (re) construção do conhecimento pela pesquisa. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Universidade Federal do Pará, Belém, 81p, 2006.
GONÇALVES. T. V. O.; MACÊDO. F. C. S.; SOUZA. F. L. Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre o ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.
KALEFF, A. M, M. R. (Org.). Vendo com as mãos, olhos e mente: recursos didáticos para laboratório e museu de Educação Matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niteroi: CEAD / UFF, 2016.
LIPSON, H. P. 3D models for customized hands-on education. In: Mass Customization and Personalization (MCPC), October 2007, Cambridge, MA. Proceeding. 2007.
LUCKESI, C. C. Ludicidade: onde ela acontece? Coletânea Educação e Ludicidade, Ensaios 03, Salvador Bahia, p. 11-20, 2004.
MACHADO. R. Educação especial na escola inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. Editora Cortez, 2009.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, M.T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola. In: Revista de estudos jurídicos, Brasília, n. 26, jul/set. 2004.
MARTINS, J. C. da S. e S.. Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências. Monografia de Especialização. Universidade Tecnológica do Paraná. Medianeira, 2011.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MIRANDA, A. C. D. C. FARIAS, L. de N. PEREIRA, T. E. B. A ludicidade e o ensino de ciências: uma estratégia didático-metodológica para a formação de professores. Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2022.
MOREIRA, M. A. Representações Mentais, Modelos Mentais e Representações Sociais. Textos de Apoio Para Pesquisadores em Educação em Ciências. Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 2001.
RIZZO, G. (1937). Jogos inteligentes: A Construção do Raciocínio na Escola Natural. 3°ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
RODRIGUES, F; GALANTE, D; AVELLAR, M. Astrobiologia: estudando a vida no universo. In: Astrobiologia: Uma ciência emergente [livro eletrônico]. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: TIKINET Edição. IAG/USP, 2016.
SANTOS. J. T. G. ANDRADE. A. F. de. Impressão 3D como Recurso para o Desenvolvimento de Material Didático: Associando a Cultura Maker à Resolução de Problemas. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 18, n. 1, jul. 2020.
SAMPAIO, L. S. Radiação e crescimento de plantas jovens de açaí em sistemas agroflorestais. Tese de Doutorado (em Agronomia). Escola Superior de Agricultura: São Paulo, 2003.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7° Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA. L. M. Al. Guia para o ensino de Astrobiologia na Amazônia:
contextualizações para a educação básica. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.iag.usp.br/pos/sites/default/files/d_lizangela_m_a_silva_original.pdf . Acesso em: 5 de nov de 2022
SELBACH, S. História e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 11. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002.
UEPA. Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Educaçâo e Ensino de Ciências Naturais na Amazônia. Universidade do Estado do Pará. 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/ppgeeca/wp- content/uploads/2020/10/REG.-MESTRADO-PPG-EECA.pdf.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 135
- pdf downloads: 123