Astrobiologia para alunos com baixa visão: narrativas das experiências no contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins

Astrobiology for low vision students: narratives of experiences in the Amazonian riverine context of the Lower Tocantins River

Autores

Palavras-chave:

educação especial inclusiva, vida no universo, interdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar as experiências durante o Estágio Supervisionado I, pelo Mestrado Profissional do PPGEECA (UEPA), tendo como público-alvo alunos com baixa visão em uma escola do município de Igarapé-Miri/PA. A tipologia deste estudo é qualitativa, de natureza aplicada, com pesquisa-ação como enfoque de abordagem. O método e técnica de análise de dados configuram-se na Pesquisa Narrativa, em que se analisaram as experiências formativas dos participantes em uma sequência didática de abordagem interdisciplinar no ensino de Astrobiologia. Os resultados preliminares foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade possibilitou a associação dos conceitos da Astrobiologia de maneira dinâmica, sendo possível relacionar às práticas ribeirinhas no contexto amazônico, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de maneira inclusiva, interdisciplinar e contextualizada.

Palavras-chave: educação especial inclusiva, vida no Universo, interdisciplinaridade.

 

Abstract

This research aims to introduce the experiences during the Supervised Internship I, by the Professional Master of PPGEECA (UEPA), having as target audience low-vision students in a school in the municipality of Igarapé-Miri/PA. The typology of this study is qualitative, of an applied nature, with action research as the approach focus. The method and technique of data analysis are configured into Narrative Research, in which the formative experiences of the participants in a didactic sequence of interdisciplinary approach in teaching Astrobiology were analyzed. Preliminary results were satisfactory, since the playfulness enabled the association of the Astrobiology concepts in a dynamic way, and it is possible to relate it to riverside practices in the Amazon context, contributing to the teaching-learning process in an inclusive, interdisciplinary, and contextualized way.

Key words: inclusive special education, life in Universe, interdisciplinarity.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia da Cunha Miranda, Universidade do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA-UEPA) e do Grupo Taina-kan, no projeto "Astrociencia: meninas nas Ciências no Pará" (UEPA).

E-mail: ana.cdcmiranda@aluno.uepa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9262-3170

Gabrielly Cristine Feio Cunha, Universidade do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA-UEPA).

E-mail: gabrielly.cunha@aluno.uepa.br        Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2626-7999

Luciana de Nazaré Farias, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação em Ciências e Matemática e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma universidade. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA-UEPA).

E-mail: luciana.farias@uepa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8818-9810

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Publicado

16/11/2023
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Como Citar

DA CUNHA MIRANDA, A. C.; FEIO CUNHA, G. C.; FARIAS, L. de N. Astrobiologia para alunos com baixa visão: narrativas das experiências no contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins: Astrobiology for low vision students: narratives of experiences in the Amazonian riverine context of the Lower Tocantins River. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7387. Acesso em: 21 dez. 2024.