Astrobiologia para alunos com baixa visão: narrativas das experiências no contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins
Astrobiology for low vision students: narratives of experiences in the Amazonian riverine context of the Lower Tocantins River
Palavras-chave:
educação especial inclusiva, vida no universo, interdisciplinaridadeResumo
Esta pesquisa visa apresentar as experiências durante o Estágio Supervisionado I, pelo Mestrado Profissional do PPGEECA (UEPA), tendo como público-alvo alunos com baixa visão em uma escola do município de Igarapé-Miri/PA. A tipologia deste estudo é qualitativa, de natureza aplicada, com pesquisa-ação como enfoque de abordagem. O método e técnica de análise de dados configuram-se na Pesquisa Narrativa, em que se analisaram as experiências formativas dos participantes em uma sequência didática de abordagem interdisciplinar no ensino de Astrobiologia. Os resultados preliminares foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade possibilitou a associação dos conceitos da Astrobiologia de maneira dinâmica, sendo possível relacionar às práticas ribeirinhas no contexto amazônico, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de maneira inclusiva, interdisciplinar e contextualizada.
Palavras-chave: educação especial inclusiva, vida no Universo, interdisciplinaridade.
Abstract
This research aims to introduce the experiences during the Supervised Internship I, by the Professional Master of PPGEECA (UEPA), having as target audience low-vision students in a school in the municipality of Igarapé-Miri/PA. The typology of this study is qualitative, of an applied nature, with action research as the approach focus. The method and technique of data analysis are configured into Narrative Research, in which the formative experiences of the participants in a didactic sequence of interdisciplinary approach in teaching Astrobiology were analyzed. Preliminary results were satisfactory, since the playfulness enabled the association of the Astrobiology concepts in a dynamic way, and it is possible to relate it to riverside practices in the Amazon context, contributing to the teaching-learning process in an inclusive, interdisciplinary, and contextualized way.
Key words: inclusive special education, life in Universe, interdisciplinarity.
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