Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares da Universidade Federal do Amazonas
Teacher education and inclusive education: an analysis of the curricula of the Federal University of Amazonas
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Inclusão escolar, Matriz curricularResumo
Este artigo visa promover o debate sobre a formação inicial de professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no movimento da educação inclusiva. Para aprofundar este trabalho, a pesquisa é configurada no âmbito qualitativo e quantitativo para compreender o processo do movimento de inclusão e da formação atual dos professores, a partir dos documentos orientadores e descritivos, e do trabalho teórico já realizado em torno do tema apresentado. Conclui-se que, debater à formação inicial docente na perspectiva inclusão tem sido um dos grandes desafios na atualidade, sabemos que o professor tem assumido o papel de protagonismo para o sucesso da política da Educação Especial, mas não quer dizer que o professor irá sozinho resolver os entraves da inclusão escolar, tem todo um conjunto que envolver essa questão, como a família, os gestores, os técnicos administrativos assim por diante.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Inclusão escolar; Matriz curricular.
Abstract
This article aims to promote the debate about the initial training of teachers at the Federal University of Amazonas (UFAM) in the inclusive education movement. To deepen this work, the research is configured in the qualitative and quantitative scope to understand the process of the inclusion movement and the current teacher training, from the guiding and descriptive documents, and the theoretical work already done around the theme presented. It is concluded that discussing initial teacher training in the perspective of inclusion has been one of the great challenges today, we know that the teacher has taken the leading role for the success of the Special Education policy, but it does not mean that the teacher alone will solve the obstacles of school inclusion, there is a whole set that involves this issue, such as family, managers, administrative technicians and so on.
Key-words: Initial teacher education; School inclusion; Curriculum Matrix.
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