Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares da Universidade Federal do Amazonas

Teacher education and inclusive education: an analysis of the curricula of the Federal University of Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Inclusão escolar, Matriz curricular

Resumo

Este artigo visa promover o debate sobre a formação inicial de professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no movimento da educação inclusiva. Para aprofundar este trabalho, a pesquisa é configurada no âmbito qualitativo e quantitativo para compreender o processo do movimento de inclusão e da formação atual dos professores, a partir dos documentos orientadores e descritivos, e do trabalho teórico já realizado em torno do tema apresentado. Conclui-se que, debater à formação inicial docente na perspectiva inclusão tem sido um dos grandes desafios na atualidade, sabemos que o professor tem assumido o papel de protagonismo para o sucesso da política da Educação Especial, mas não quer dizer que o professor irá sozinho resolver os entraves da inclusão escolar, tem todo um conjunto que envolver essa questão, como a família, os gestores, os técnicos administrativos assim por diante.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Inclusão escolar; Matriz curricular.

 

Abstract

This article aims to promote the debate about the initial training of teachers at the Federal University of Amazonas (UFAM) in the inclusive education movement. To deepen this work, the research is configured in the qualitative and quantitative scope to understand the process of the inclusion movement and the current teacher training, from the guiding and descriptive documents, and the theoretical work already done around the theme presented. It is concluded that discussing initial teacher training in the perspective of inclusion has been one of the great challenges today, we know that the teacher has taken the leading role for the success of the Special Education policy, but it does not mean that the teacher alone will solve the obstacles of school inclusion, there is a whole set that involves this issue, such as family, managers, administrative technicians and so on.

Key-words: Initial teacher education; School inclusion; Curriculum Matrix.

 

 

 

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Assistente Social. Doutorando em Educação pela UFAM. Mestrado em Educação (2020), Especialista em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia (2021) ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (GEPEMFILO), na linha de Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM. Atualmente desenvolve pesquisa relacionado aos estudos indígenas, educação especial, formação de professores e ensino de filosofia. Bolsista FAPEAM. E-mail: reinaldo_bamn01@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9207-7886.

Marcos Lázaro Pereira de Alcântara, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. Bolsista FAPEAM. E-mail: marcosalcantara01@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-7610-6229.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela em 2022. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à Políticas Linguísticas e Processos Educativos Amazônicos. E-mail: hellenpicanco@ufam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9637-6587.

 

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29/10/2023
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Como Citar

MENEZES, R. O.; ALCÂNTARA, M. L. P. de; SIMAS, H. C. P. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares da Universidade Federal do Amazonas: Teacher education and inclusive education: an analysis of the curricula of the Federal University of Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7346. Acesso em: 21 dez. 2024.