Avaliação escolar nos cursos de ensino superior em Educação Física
School evaluation in tertiary education courses in Physical Education
Palavras-chave:
Avaliação, Formação Inicial, Objetivo/fimResumo
A avaliação escolar ainda se mostra excludente e classificatória, principalmente na área da Educação Física. Tal quadro é decorrente de uma formação de professores que, na maioria das vezes, não contempla em seu currículo espaço específico para o debate da temática. O objetivo deste artigo é apresentar o que as obras de referência básica das disciplinas de 5 cursos de formação de professores de Educação Física manifestam em relação à ação avaliativa escolar. Das 32 obras analisadas, 37,5% contêm indicativos de articulação do objetivo/fim da ação avaliativa com a atividade pedagógica. A maioria, no entanto, 62,5%, apresenta o objetivo/fim da ação avaliativa desarticulado da finalidade da atividade pedagógica, revelando um conteúdo empírico de avaliação. Tais evidências indicam um possível limite para a atuação pedagógica dos futuros professores em relação ao processo avaliativo.
Palavras-chave: Avaliação; Objetivo/fim; Formação Inicial.
Abstract
The school evaluation still is exclusionary and classificatory, mainly in the Physical Education area. This scenario is due to a teachers’ education that, in most cases, does not include in its curriculum specific space for the debate of the theme. The objective of this article is to present what the basic reference works of the discipline of 5 Physical Education teacher training courses manifest in relation to the school evaluative action. Thirty-two works were analyzed, from which 37,5% were shown the interaction of the objective/end of the evaluative action with pedagogical activity. The majority, however, 62,5%, presents the objective/end of the evaluative action disjointed from the purpose of the pedagogical activity, revealing an empirical content of evaluation. Such evidence indicates a possible limit to the pedagogical performance of future teachers in relation to the evaluation process.
Keywords: Evaluation; Objective/End; Initial Formation.
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