Avaliação escolar nos cursos de ensino superior em Educação Física

School evaluation in tertiary education courses in Physical Education

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Formação Inicial, Objetivo/fim

Resumo

A avaliação escolar ainda se mostra excludente e classificatória, principalmente na área da Educação Física. Tal quadro é decorrente de uma formação de professores que, na maioria das vezes, não contempla em seu currículo espaço específico para o debate da temática. O objetivo deste artigo é apresentar o que as obras de referência básica das disciplinas de 5 cursos de formação de professores de Educação Física manifestam em relação à ação avaliativa escolar. Das 32 obras analisadas, 37,5% contêm indicativos de articulação do objetivo/fim da ação avaliativa com a atividade pedagógica. A maioria, no entanto, 62,5%, apresenta o objetivo/fim da ação avaliativa desarticulado da finalidade da atividade pedagógica, revelando um conteúdo empírico de avaliação. Tais evidências indicam um possível limite para a atuação pedagógica dos futuros professores em relação ao processo avaliativo.

Palavras-chave: Avaliação; Objetivo/fim; Formação Inicial.

 

Abstract

The school evaluation still is exclusionary and classificatory, mainly in the Physical Education area. This scenario is due to a teachers’ education that, in most cases, does not include in its curriculum specific space for the debate of the theme. The objective of this article is to present what the basic reference works of the discipline of 5 Physical Education teacher training courses manifest in relation to the school evaluative action. Thirty-two works were analyzed, from which 37,5% were shown the interaction of the objective/end of the evaluative action with pedagogical activity. The majority, however, 62,5%, presents the objective/end of the evaluative action disjointed from the purpose of the pedagogical activity, revealing an empirical content of evaluation. Such evidence indicates a possible limit to the pedagogical performance of future teachers in relation to the evaluation process.

Keywords: Evaluation; Objective/End; Initial Formation.

 

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Biografia do Autor

Viviane Ribeiro Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade (2019). Atualmente professora nas redes públicas municipais do município de Criciúma-SC e Forquilhinha-SC. Professora no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) no curso de Educação Física. E-mail: vivianeribeirop@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8595-1299.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente atua no Ensino Superior, como docente e pesquisador em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica. E-mail: vdo@unesc.net. Ordid: https://orcid.org/0000-0002-0232-2164.

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

RIBEIRO PEREIRA, V.; ORTIGARA, V. Avaliação escolar nos cursos de ensino superior em Educação Física: School evaluation in tertiary education courses in Physical Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7322. Acesso em: 21 dez. 2024.