Cultura Digital na contemporaneidade: compreender a governamentalidade algorítmica para combater discursos de ódio e desinformação

Digital Culture in contemporaneity: understanding algorithmic governmentality to fight hate speech and misinformation

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Educação Digital, Algoritmos

Resumo

Neste artigo, discute-se a noção de Cultura Digital e a forma como tal expressão é mobilizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Educação Digital (PNED). Deste ponto de partida, tem-se como objetivo discutir a necessidade de ampliar o entendimento de Cultura Digital e abordar as implicações das mediações algorítmicas, ou da governamentalidade algorítmica, para compreensão e combate da disseminação de discursos de ódio e desinformação. Demonstra-se como se dá o funcionamento da governamentalidade algorítmica e suas implicações na produção de comportamentos que disseminam discursos de ódio e fake news, e defende-se a importância da educação escolarizada no combate a tais tipos de práticas.

Palavras-chave:  Tecnologias Digitais na Educação; Educação Digital; Algoritmos

 

 

Abstract

This article discusses the notion of Digital Culture and the way that this expression is used in the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Policy for Digital Education (PNED). From this starting point, the aim is to problematize the need to broaden the understanding of Digital Culture, and address the implications of algorithmic mediations, or algorithmic governmentality, for understanding and fighting the spread of hate speech and misinformation. This study shows how algorithmic governmentality works and its effects on the production of behaviors that spread hate speech and fake news, as well as defends the importance of school education in combating such types of practices.

Keywords: Digital Technologies in Education; Digital Education; Algorithms

 

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Biografia do Autor

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul. Docente permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMT/CNPq/IFRS) e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Pós-doutorado (2018) e Doutorado (2013) em Educação, realizado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

E-mail: carine.loureiro@poa.ifrs.edu.br. Orcid https://orcid.org/0000-0002-3329-2535 

 

Júlio Xandro Heck, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutorado no Laboratório de Biotecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFRGS (março de 2006 - fevereiro de 2007). Nomeado Reitor do IFRS e em 17/02/2020.

E-mail: julio.heck@ifrs.edu.br. Orcid https://orcid.org/0000-0003-1218-9288

 

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16/11/2023
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Como Citar

BUEIRA LOUREIRO, C.; HECK, J. X. Cultura Digital na contemporaneidade: compreender a governamentalidade algorítmica para combater discursos de ódio e desinformação: Digital Culture in contemporaneity: understanding algorithmic governmentality to fight hate speech and misinformation. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7279. Acesso em: 1 nov. 2024.