Cultura Digital na contemporaneidade: compreender a governamentalidade algorítmica para combater discursos de ódio e desinformação
Digital Culture in contemporaneity: understanding algorithmic governmentality to fight hate speech and misinformation
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais na Educação, Educação Digital, AlgoritmosResumo
Neste artigo, discute-se a noção de Cultura Digital e a forma como tal expressão é mobilizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Educação Digital (PNED). Deste ponto de partida, tem-se como objetivo discutir a necessidade de ampliar o entendimento de Cultura Digital e abordar as implicações das mediações algorítmicas, ou da governamentalidade algorítmica, para compreensão e combate da disseminação de discursos de ódio e desinformação. Demonstra-se como se dá o funcionamento da governamentalidade algorítmica e suas implicações na produção de comportamentos que disseminam discursos de ódio e fake news, e defende-se a importância da educação escolarizada no combate a tais tipos de práticas.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais na Educação; Educação Digital; Algoritmos
Abstract
This article discusses the notion of Digital Culture and the way that this expression is used in the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Policy for Digital Education (PNED). From this starting point, the aim is to problematize the need to broaden the understanding of Digital Culture, and address the implications of algorithmic mediations, or algorithmic governmentality, for understanding and fighting the spread of hate speech and misinformation. This study shows how algorithmic governmentality works and its effects on the production of behaviors that spread hate speech and fake news, as well as defends the importance of school education in combating such types of practices.
Keywords: Digital Technologies in Education; Digital Education; Algorithms
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