Cultura Digital na contemporaneidade: compreender a governamentalidade algorítmica para combater discursos de ódio e desinformação

Digital Culture in contemporaneity: understanding algorithmic governmentality to fight hate speech and misinformation

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Educação Digital, Algoritmos

Resumo

Neste artigo, discute-se a noção de Cultura Digital e a forma como tal expressão é mobilizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Educação Digital (PNED). Deste ponto de partida, tem-se como objetivo discutir a necessidade de ampliar o entendimento de Cultura Digital e abordar as implicações das mediações algorítmicas, ou da governamentalidade algorítmica, para compreensão e combate da disseminação de discursos de ódio e desinformação. Demonstra-se como se dá o funcionamento da governamentalidade algorítmica e suas implicações na produção de comportamentos que disseminam discursos de ódio e fake news, e defende-se a importância da educação escolarizada no combate a tais tipos de práticas.

Palavras-chave:  Tecnologias Digitais na Educação; Educação Digital; Algoritmos

 

 

Abstract

This article discusses the notion of Digital Culture and the way that this expression is used in the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Policy for Digital Education (PNED). From this starting point, the aim is to problematize the need to broaden the understanding of Digital Culture, and address the implications of algorithmic mediations, or algorithmic governmentality, for understanding and fighting the spread of hate speech and misinformation. This study shows how algorithmic governmentality works and its effects on the production of behaviors that spread hate speech and fake news, as well as defends the importance of school education in combating such types of practices.

Keywords: Digital Technologies in Education; Digital Education; Algorithms

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul. Docente permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMT/CNPq/IFRS) e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Pós-doutorado (2018) e Doutorado (2013) em Educação, realizado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

E-mail: carine.loureiro@poa.ifrs.edu.br. Orcid https://orcid.org/0000-0002-3329-2535 

 

Júlio Xandro Heck, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutorado no Laboratório de Biotecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFRGS (março de 2006 - fevereiro de 2007). Nomeado Reitor do IFRS e em 17/02/2020.

E-mail: julio.heck@ifrs.edu.br. Orcid https://orcid.org/0000-0003-1218-9288

 

Referências

Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das tapas e modalidades da Educação Básica. Recuperado em 03 de março de 2019, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018

BORTOLAZZO, Sandro. Das conexões entre cultura digital e educação. Educação, Temática, Digital. 22(2), 2020. Doi: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo. São Paulo: Politeia, 2019

CASTELLS, Manuel. Ruptura. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2021. São Paulo: CGI.br.

Comitê Gestor da Internet (CGI). Ações e diretrizes para a regulação de plataformas digitais. Recuperado em 06 de março de 2023, de https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/4/20230208141956/Acoes_Diretrizes_Regulacao_Plataformas_Digitais_Brasil.pdf

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalimso em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019

MACHADO, Débora Franco. Mediações algorítmicas: o poder de modulação dos algoritmos do Facebook. Parágrafo, 2018. 6(1). P. 43-55

MOORE, Martim. Se não fizermos nada, vamos caminhar para a democracia das plataformas. Agência pública. São Paulo. Recuperado em 06 de março de 2023, de https://apublica.org/2019/10/martin-moore-se-nao-fizermos-nada-vamos-caminhar-para-a-democracia-das-plataformas/

NÓVOA, António.; ALVIM, Yara. (Colaboração) (2022). Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT.

PRADO, M. (2022). Fake news e inteligência artificial: o poder dos algoritmos na guerra de desinformação. São Paulo: Edições 70.

Política Nacional de Educação Digital – PNED. Lei N. 14.533 de 11 de janeiro de 2023. Recuperado em 23 de janeiro de 2023 de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm

ROVROY, Antoinete. Governamentalidade algorítmica e a morte da política [Entrevista concedida a Green European Journal]. Traduação: Maria Cecília Pereria de Almeida; Marco Antônio Souza Alves. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i3.36223

ROUVROY, Antoinete; BERNS, Thomas.. Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação? Revista Eco-Pós, 2015. p. 36-56.

TRINDADE, Luís Valério de Paula. Mídias sociais e a naturalização de discursos racistas no brasil. In: SILVA, Tarcízio. (Org). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. São Paulo: Literatura, 2020. p. 26-43.

VALENTE, Jonas. Apresentação do dossiê temático Algoritmos, economia e podes. Eptic. 22(2), 2020. P. 56-63.

Downloads

Publicado

16/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 192
  • pdf downloads: 141

Como Citar

BUEIRA LOUREIRO, C.; HECK, J. X. Cultura Digital na contemporaneidade: compreender a governamentalidade algorítmica para combater discursos de ódio e desinformação: Digital Culture in contemporaneity: understanding algorithmic governmentality to fight hate speech and misinformation. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7279. Acesso em: 22 nov. 2024.