Educação Patrimonial, Ensino de História e BNCC: relações possíveis

Educación Patrimonial, Enseñaza de la História y BNCC: Relaciones Posibles

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Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; BNCC.

Resumo

 

O presente trabalho discute sobre as proximidades possíveis entre a Educação Patrimonial, o ensino de História e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo discutir como o Ensino de História e a Educação Patrimonial dialogam dentro da BNCC no Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. A fundamentação teórica está embasada em Souza e Thompson (2016); Silveira e Bezerra (2007); Florêncio (2015) e Pinto (2019); Bittencourt (2009) e Rüsen (2015) e Silva (1999). Como resultados da análise, observou-se que as aproximações entre Ensino de História e Educação Patrimonial possibilitam diferentes perspectivas. Em relação a BNCC, observou-se a ausência de conceitos de Educação Patrimonial, bem como do trabalho direto com a temática do Patrimônio Histórico-cultural durante toda a seção dedicada a História nos Anos Iniciais. Contudo, possui eixos temáticos, que podem colaborar com essas aproximações.

Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; BNCC.

 

Resumen

El presente trabajo discute la posible proximidad entre la Educación Patrimonial, la enseñanza de la Historia y la Base Curricular Común Nacional (BNCC) en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Tiene como objetivo discutir cómo dialogan la Enseñanza de la Historia y la Educación Patrimonial en la BNCC en la Enseñanza Fundamental I. Se trata de una investigación bibliográfica y cualitativa. La fundamentación teórica se basa en Souza y Thompson (2016); Silveira y Bezerra (2007); Florencio (2015) y Pinto (2019); Bittencourt (2009) y Rüsen (2015) y Silva (1999). Como resultado del análisis, se observó que las aproximaciones entre la Enseñanza de la Historia y la Educación Patrimonial permiten diferentes perspectivas. En cuanto a la BNCC, se observó la ausencia de conceptos de Educación Patrimonial y que no trabaja directamente con el tema del Patrimonio Histórico-cultural en toda la sección dedicada a la Historia en los Primeros Años. Sin embargo, tiene ejes temáticos, que pueden colaborar con estas aproximaciones.

Palabras llave: Educación Patrimonial; Enseñanza de la Historia; BNCC.

 

 

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Biografia do Autor

Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, UFRN

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em História (licenciatura e Bacharel) pela UFRN e graduada em Pedagogia pela FAEL. Realiza pesquisas na área de História da Educação brasileira; História do Ensino de História e Ensino de História. E-mail: paulalcac@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6838-6857

Luana Costa Viana Montão, UFRA

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Fisioterapia (UNAMA) e Pedagogia (ULBRA). Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia. Realiza pesquisas na área de História da Educação e da saúde. E-mail: luana.viana@ufra.edu.br e luanapedagogafisio@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1806-2430

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Publicado

11/12/2023
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Como Citar

CAVALCANTE ALBANO DA CRUZ, P. L.; COSTA VIANA MONTÃO, L. Educação Patrimonial, Ensino de História e BNCC: relações possíveis: Educación Patrimonial, Enseñaza de la História y BNCC: Relaciones Posibles. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7276. Acesso em: 1 nov. 2024.