Educação Patrimonial, Ensino de História e BNCC: relações possíveis
Educación Patrimonial, Enseñaza de la História y BNCC: Relaciones Posibles
Palavras-chave:
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; BNCC.Resumo
O presente trabalho discute sobre as proximidades possíveis entre a Educação Patrimonial, o ensino de História e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo discutir como o Ensino de História e a Educação Patrimonial dialogam dentro da BNCC no Ensino Fundamental I. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. A fundamentação teórica está embasada em Souza e Thompson (2016); Silveira e Bezerra (2007); Florêncio (2015) e Pinto (2019); Bittencourt (2009) e Rüsen (2015) e Silva (1999). Como resultados da análise, observou-se que as aproximações entre Ensino de História e Educação Patrimonial possibilitam diferentes perspectivas. Em relação a BNCC, observou-se a ausência de conceitos de Educação Patrimonial, bem como do trabalho direto com a temática do Patrimônio Histórico-cultural durante toda a seção dedicada a História nos Anos Iniciais. Contudo, possui eixos temáticos, que podem colaborar com essas aproximações.
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; BNCC.
Resumen
El presente trabajo discute la posible proximidad entre la Educación Patrimonial, la enseñanza de la Historia y la Base Curricular Común Nacional (BNCC) en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Tiene como objetivo discutir cómo dialogan la Enseñanza de la Historia y la Educación Patrimonial en la BNCC en la Enseñanza Fundamental I. Se trata de una investigación bibliográfica y cualitativa. La fundamentación teórica se basa en Souza y Thompson (2016); Silveira y Bezerra (2007); Florencio (2015) y Pinto (2019); Bittencourt (2009) y Rüsen (2015) y Silva (1999). Como resultado del análisis, se observó que las aproximaciones entre la Enseñanza de la Historia y la Educación Patrimonial permiten diferentes perspectivas. En cuanto a la BNCC, se observó la ausencia de conceptos de Educación Patrimonial y que no trabaja directamente con el tema del Patrimonio Histórico-cultural en toda la sección dedicada a la Historia en los Primeros Años. Sin embargo, tiene ejes temáticos, que pueden colaborar con estas aproximaciones.
Palabras llave: Educación Patrimonial; Enseñanza de la Historia; BNCC.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. França: Presses Universitaires de France, 1977.
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BOURDIN, Alain. A questão do local. Tradução de Orlando dos Santos Reis. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: algumas diretrizes conceituais. In: PINHEIRO, A. R. S. (Org.). Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015. (Série Cadernos do Patrimônio Cultural; v. 1). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
MAGALHÃES, C. H. F.; VASCONCELOS, C. de M. A influência neoliberal nas políticas educacionais brasileiras: um olhar sobre a BNCC. EccoS – Rev. Científica, São Paulo, n. 58, jul./set. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PINTO, Helena. Educação patrimonial e ensino de História: leituras do passado através do património cultural local. Opsis (online), catalão-go, v. 19, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br. Acesso em: 25 jul. 2022.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: UFPR, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: autêntica, 1999.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. BEZERRA, Marcia. Educação Patrimonial: perspectivas e dilemas. I: FILHO LIMA, M. F.; ECKERT, C.; BELTRÃO, J. F. (Org.). Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios Contemporâneos. RJ: Nova Letra Gráfica & Editora, 2007.
SOUZA; I. A. N.; THOMPSON A. A educação patrimonial no âmbito da Política Nacional de Patrimônio Cultural. In: TOLENTINO, A. B.; BRAGA, E. O. (Org.). Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016. (Caderno Temático; 5). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_05.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2022.
ZWIRTES, P.; MARTINS, M. L. A BNCC em evidência: Aproximações do currículo com a proposta de Tyler e a Pedagogia das Competências. Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/issue/view/191. Acesso em: 10 jul. 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 775
- pdf downloads: 241