Processo de construção identitária de Filipe: o sujeito para além da síndrome de Prader-Willi

Filipe's identity construction process: the subject beyond Prader-Willi syndrome

Autores

Palavras-chave:

síndrome, Prader-Willi, alteridade

Resumo

 

Considerando a importância das relações dialógicas alteritárias no processo de inclusão de crianças público-alvo da educação inclusiva, este estudo teve como objetivo compreender os processos de construção identitária de um sujeito com Síndrome de Prader-Willi, a partir da perspectiva de sua mãe. Utilizou-se a história de vida como método de pesquisa. Para a produção de dados, optou-se pela entrevista aberta, pois permitiu flexibilidade durante a entrevista com a mãe. Como referencial, escolhemos três bases teóricas, a saber: o filósofo Levinas (1982, 2009), Vigotski[i] (1930, 2003, 2022) e Bakhtin (1997, 2013). Como resultados, destacamos a importância do diagnóstico precoce e das relações dialógico-alteritárias na relação familiar e extrafamiliar e a urgência de uma educação inclusiva que se consolide por meio de um olhar sensível para a relação das crianças com seus pares.

Palavras-chave: Síndrome; Trader-Willi; Alteridade.

 

Abstract

Considering the importance of alteritarian dialogical relations in the process of inclusion of public children target of inclusive education, this study aimed to understand the processes of identity construction of a subject with Prader-syndromeWilli, from your mother’s perspective. Life history was used as a research method. For data collection, we opted for open interview, as it allowed flexibility during the interview with the mother. As a theoretical reference we chose three theoretical basis, namely: the philosopher Levinas (1982, 2009), Vigotski (1930, 2003, 2022) and Bakhtin (1997, 2013). As results, we highlight the importance of early diagnosis and dialogical-alteritarian relations in the family and extrafamilial relationship and the urgency of an inclusive education that has a sensitive look at the relationship of children with their peers.

Keywords: Syndrome;  Prader-Willi; Alterity.

 

 

 

[i] Vigotski - Utilizaremos essa grafia por ser encontrada na maioria dos livros de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Valdete Teles Xavier Soares, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG. E-mail: valdeteteles@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4044-0436

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd. Mestre em Educação (UFES). Doutor em Educação (UFES). Pós-Doutorando em Ensino de Biologia (ProfBio UFES). Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás (Área de Educação Inclusiva e Diversidades).

 E-mail: michellpedruzzi@ufg.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4596-5386

 

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

 Graduada em fonoaudiologia (PUC GO). Especialista em educação infantil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra e doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás (Área de Educação Inclusiva e Diversidades). E-mail: anaflavia1973@ufg.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4357-6558

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

SOARES, V. T. X.; PEDRUZZI MENDES ARAÚJO, M.; OLIVEIRA, A. F. T. de M. Processo de construção identitária de Filipe: o sujeito para além da síndrome de Prader-Willi: Filipe’s identity construction process: the subject beyond Prader-Willi syndrome . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7246. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas