Processo de construção identitária de Filipe: o sujeito para além da síndrome de Prader-Willi
Filipe's identity construction process: the subject beyond Prader-Willi syndrome
Palavras-chave:
síndrome, Prader-Willi, alteridadeResumo
Considerando a importância das relações dialógicas alteritárias no processo de inclusão de crianças público-alvo da educação inclusiva, este estudo teve como objetivo compreender os processos de construção identitária de um sujeito com Síndrome de Prader-Willi, a partir da perspectiva de sua mãe. Utilizou-se a história de vida como método de pesquisa. Para a produção de dados, optou-se pela entrevista aberta, pois permitiu flexibilidade durante a entrevista com a mãe. Como referencial, escolhemos três bases teóricas, a saber: o filósofo Levinas (1982, 2009), Vigotski[i] (1930, 2003, 2022) e Bakhtin (1997, 2013). Como resultados, destacamos a importância do diagnóstico precoce e das relações dialógico-alteritárias na relação familiar e extrafamiliar e a urgência de uma educação inclusiva que se consolide por meio de um olhar sensível para a relação das crianças com seus pares.
Palavras-chave: Síndrome; Trader-Willi; Alteridade.
Abstract
Considering the importance of alteritarian dialogical relations in the process of inclusion of public children target of inclusive education, this study aimed to understand the processes of identity construction of a subject with Prader-syndromeWilli, from your mother’s perspective. Life history was used as a research method. For data collection, we opted for open interview, as it allowed flexibility during the interview with the mother. As a theoretical reference we chose three theoretical basis, namely: the philosopher Levinas (1982, 2009), Vigotski (1930, 2003, 2022) and Bakhtin (1997, 2013). As results, we highlight the importance of early diagnosis and dialogical-alteritarian relations in the family and extrafamilial relationship and the urgency of an inclusive education that has a sensitive look at the relationship of children with their peers.
Keywords: Syndrome; Prader-Willi; Alterity.
[i] Vigotski - Utilizaremos essa grafia por ser encontrada na maioria dos livros de língua portuguesa.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoievski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 22 jun. 2022.
BRAVO, D. de O. M. O processo de inclusão escolar de uma criança com síndrome de Noonan: um estudo de caso. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
CARVALHO, D. F. de et al. Abordagem terapêutica da obesidade na Síndrome de Prader-Willi. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, São Paulo, 2007, v. 51, n. 6, pp. 913-919. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/ySS4sQYrZqLvmrqj8JCsd9P/?lang=pt#. Acesso em: 17 dez. 2022
DRAGO, R. Síndromes: conhecer, planejar e incluir. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2012.
LELLIS, M. G. de O. O aluno com síndrome de prader-willi na escola comum: inclusão, escolarização e processos de subjetivação. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
LEVINAS, E. Ética e Infinito. 1.ed. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1982.
LEVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MINAYO, M. C. S; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 40, p. 11-25, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34958005002. Acesso em: 20 jun. 2022.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza; NETO, Otávio Cruz. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, SP: Atlas, 1999.
VIGOTSKI, L. S. A transformação socialista do homem. URSS: Varnitso, 1930. Tradução Marxists Internet Archive, english version, Nilson Dória. Disponível em: http://www.marxists.org/. Acesso em: 11 dez. 2022.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Trad. Cláudia Schilling - Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Tomo cinco. Fundamentos de defectologia. Habana. Editorial Pueblo y Educación, 1989. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). — Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 154
- pdf downloads: 121