Automedicação e descarte de medicamentos vencidos como temática socioambiental para o ensino de Química
Self-medication and disposal of expired drugs as a socio-environmental theme for teaching chemistry
Palavras-chave:
Automedicação, Tema Socioambiental, Ensino de Química.Resumo
O objetivo do artigo é investigar a inserção de temáticas socioambientais nas aulas de Química que promovam conscientização sobre os riscos da automedicação e contaminação ambiental por medicamentos vencidos. A pesquisa possui natureza qualitativa (STAKE, 2011), do tipo exploratória (GIL, 2002) e fundamenta-se no método da análise de conteúdo (Bardin, 2011), com questionário semiestruturado aplicado a três professores de Química do IFRN, campus Currais Novos, que atuam no ensino médio. Foi possível identificar que as abordagens utilizadas pelos professores no tratamento de temas socioambientais possuem as dimensões pedagógicas que privilegiam tanto os conteúdos conceituais quanto os atitudinais. Os aspectos mais destacados foram os seguintes: conscientização, pensamento crítico e participação ativa nas mudanças sociais. Dentre os conteúdos conceituais com maior relação socioambiental, destacam-se: polímeros, pilhas e medicamentos. Logo, especificamente, a Química orgânica foi apontada como base conceitual para relacionar o ensino da Química à temática fármacos.
Palavras-chave: Automedicação; Tema Socioambiental; Ensino de Química.
Abstract
The objective of the article is to investigate the insertion of socio-environmental themes in Chemistry classes that promote awareness about the risks of self-medication and environmental contamination by expired medicines. The research has a qualitative nature (STAKE, 2011) of an exploratory nature (GIL, 2002) and was based on the content analysis method (Bardin, 2011). A semi-structured questionnaire was applied to three Chemistry teachers from the IFRN campus Currais Novos who teach in high school. It was possible to identify that the approaches used by teachers in the treatment of socio-environmental themes have the pedagogical dimensions that privilege both conceptual and attitudinal contents. The most outstanding aspects were: awareness, critical thinking and active participation in social changes. Among the conceptual contents with the greatest socio-environmental relationship, polymers, batteries and medicines stand out. Specifically, Organic Chemistry was identified as the conceptual basis for relating the teaching of Chemistry to the theme of drugs.
Keywords: Self-medication; Socio-environmental Theme; Chemistry teaching.
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