Desafios dos professores com o público--alvo da educação especial na pandemia da covid--19

Challenges of teachers with the target audience of special education in the covid-19 pandemic

Autores

Resumo

O contexto da pandemia ocasionado pela COVID-19 impôs aos professores o desafio do ensino remoto e o domínio das tecnologias digitais, exigindo estratégias pedagógicas diferenciadas para o público-alvo da educação especial (PAEE). A presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos professores, da educação infantil ao ensino médio, sobre o processo de ensino-aprendizagem do PAEE, no ensino remoto. Participaram 108 professores que responderam um questionário on-line. Os resultados mostraram que os professores conseguiram se adaptar, de diversas formas, aprendendo a utilizar as TDIC e adotando outros recursos, para ajudar na aprendizagem de seus estudantes. Percebeu-se também que os professores desenvolveram e criaram seus próprios materiais, a fim de tentar atingir todos os estudantes, porém, a falta de acompanhamento dos pais e a dificuldade de avaliar foram dificultadores.

Palavras-chave: Educação Especial; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; COVID-19.

 

 

Abstract

The context of the pandemic caused by COVID-19 imposed on teachers the challenge of remote teaching and the mastery of digital technologies, requiring differentiated pedagogical strategies for the target audience of special education (TASE). This research aimed to identify the perception of teachers, from kindergarten to high school, about the TASE teaching-learning process in remote teaching. 108 teachers participated who answered an online questionnaire. The results showed that the teachers were able to adapt in different ways, learning to use ICT and adopting other resources to help their students learn. It was also noticed that the teachers developed and created their own materials, in order to try to reach all students, however, the lack of parental follow-up and the difficulty of evaluating were difficulties.

Keywords: Special education; Digital Information and Communication Technologies; COVID-19.

 

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Araujo dos Santos, Universidade Estadual Paulista Unesp

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Taboão da Serra (SP) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís (SP), graduada com Complementação pedagógica em Matemática pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Alvorada Paulista (SP). Docente do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado/Bauru-SP), além de realizar atendimentos clínicos em psicopedagogia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).

E-mail: renata.a.santos@unesp.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9369-1319.

 

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIEPAHS e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento". E-mail: ketilin.pedro@ufscar.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1893-5002.  

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 137
  • pdf downloads: 75

Como Citar

ARAUJO DOS SANTOS, R.; MAYRA PEDRO, K. Desafios dos professores com o público--alvo da educação especial na pandemia da covid--19: Challenges of teachers with the target audience of special education in the covid-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7185. Acesso em: 27 jul. 2024.