Análises de prontuários psicológicos no estágio em Gestalt-terapia na Universidade Federal do Pará
Analysis of psychological records in the internship in Gestalt-therapy at the Federal University of Pará
Resumo
O estágio de ênfase para a formação de psicólogos é uma atividade educacional esperada. Na Gestalt-terapia, permite a ampliação do fluxo de consciência, fechamento de situações inacabadas, ampliação das percepções e suportes. Durante o estágio ocorrem processos psicoterapêuticos completos e abandonos, já que o ano letivo é a referência do serviço, não da vivência dos clientes. Na pesquisa qualitativa documental, nos prontuários de 2016 da clínica escola da Universidade Federal do Pará verificamos quantos clientes foram atendidos por estagiários; queixas, e o manejo, com destaque para os casos de ansiedade. Sistematizamos os materiais em categorias textuais. Resultados: prontuários incompletos; abandono do tratamento; cinco casos de ansiedade tratados pelo estagiário, supervisores e psiquiatra, sem laço conjunto. Concluímos a necessidade em aprimorar o registro dos prontuários, desenvolver diálogos entre profissionais para contribuir a permanente atualização do processo de ensino e aprendizagem de terapeutas iniciantes.
Palavras-chave: clinica-escola; Gestalt-terapia; estágio; prontuários psicológicos; ansiedade.
Abstract
The emphasis internship for training psychologists is an expected educational activity. In Gestalt therapy, it allows the expansion of the flow of consciousness, closure of unfinished situations, expansion of perceptions and support. During the internship, complete psychotherapeutic processes and dropouts occur, as the academic year is the reference for the service, not the clients' experience. In qualitative documentary research, in the 2016 records of the teaching clinic at the Federal University of Pará, we verified how many clients were served by interns; complaints, and management, with emphasis on cases of anxiety. We systematized the materials into textual categories. Results: incomplete psychological records; treatment abandonment; five cases of anxiety treated by the intern, supervisors and psychiatrist, without a joint relationship. We concluded the need to improve the recording of psychological records, develop dialogues between professionals to contribute to the permanent updating of the teaching and learning process for beginning therapists.
Keywords: clinic-school; Gestalt therapy; internship; psychological records; anxiety.
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