Impacto do Ensino Remoto Emergencial: Percepções de Licenciandos em Ciências do ICET/UFAM sobre a sua Formação Docente

Impacto de la Enseñanza a Distancia de Emergencia: Percepciones de los Graduados en Ciencias del ICET/UFAM sobre su Formación Docente

Autores

Resumo

A implantação do ensino remoto emergencial foi uma alternativa para a continuação das aulas mediante a pandemia. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi investigar as percepções dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da ICET/UFAM acerca dos impactos do ensino remoto adotado durante a pandemia no seu processo de formação docente. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário e um roteiro de entrevista, tendo participado 43 estudantes. Os participantes destacaram algumas dificuldades durante o ensino remoto, como a falta de organização na rotina de estudos, falta de concentração nas aulas, falta de internet e recursos financeiros. Com relação às aprendizagens adquiridas, os resultados estão voltados para o uso de aplicativos e novas metodologias de ensino para elaboração de aulas mais interativas pelas tecnologias.

Palavras-chave: Ensino remoto; Ensino de ciências; Formação docente.

 

Resumen

La implementación de la docencia a distancia de emergencia fue una alternativa a la continuidad de clases durante la pandemia. Frente a eso, el objetivo de este trabajo fue investigar las percepciones de los estudiantes de la Licenciatura en Ciencias: Química y Biología del ICET/UFAM sobre los impactos de la enseñanza a distancia adoptada durante la pandemia en su proceso de formación docente. La recolección de datos se llevó a cabo a través de un cuestionario y un guión de entrevista, con la participación de 43 estudiantes. Los participantes destacaron algunas dificultades durante la enseñanza a distancia, como la falta de organización en la rutina de estudio, falta de concentración en las clases, falta de internet y de recursos económicos. En cuanto al aprendizaje adquirido, los resultados se centran en el uso de aplicaciones y nuevas metodologías didácticas para la elaboración de clases más interactivas a través de las tecnologías.

Palabras clave: Enseñanza a distancia; Enseñanza de las ciencias; Formación de profesores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Nunes Carneiro, UFAM

Graduada em Licenciatura em Ciências: Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: vnunes249@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-2330-4863.

 

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM. E-mail: jeanmichelsm@ufam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2769-1887.

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 119
  • pdf downloads: 113

Como Citar

NUNES CARNEIRO, V.; MICHEL DOS SANTOS MENEZES, J. Impacto do Ensino Remoto Emergencial: Percepções de Licenciandos em Ciências do ICET/UFAM sobre a sua Formação Docente: Impacto de la Enseñanza a Distancia de Emergencia: Percepciones de los Graduados en Ciencias del ICET/UFAM sobre su Formación Docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7128. Acesso em: 17 jun. 2024.