Transversalizando viabilidades do Grupo Focal com professores homens da Educação Infantil

Factibilidad de Grupo Focal Transversalizador con docentes de Primera Infancia varones

Autores

Resumo

Este estudo apresenta a conceituação, finalidades e modos da técnica do Grupo Focal (GF) a partir de sua dimensão histórica e procedimental. É objetivo deste artigo, verificar, os desafios e possibilidades deste recurso qualitativo, cujos sujeitos são os professores homens que atuam na Educação Infantil, por representarem uma diversidade em seus contextos laborais envolvidos por dinâmicas de prazer e sofrimento singularizadas. A metodologia utilizada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa e descritiva sobre o uso do GF, amparado tecnicamente na temática da Análise de Conteúdo. Resultou-se que o Grupo Focal é uma técnica de grande-valia acerca da investigação das representações subjetivas, o que se aproxima ao necessário e relevante olhar para os aspectos identitários desses professores, dado estigma, preconceito e tabu que permeiam tais identidades laborais. 

Palavras-chaves: Educação Infantil; Estudos de gênero; Professor homem.

 

Abstract

This study presents the technique of the Focus Group from its historical and procedural dimension. The objective of this article is to verify the challenges and possibilities of this qualitative resource, whose subjects are male teachers who work in Early Childhood Education, as they represent a diversity in their work contexts involved in singular dynamics of pleasure and suffering. The methodology used in this article consists of a qualitative and descriptive approach of the focus group, technically supported by the theme of Content Analysis. It resulted that the Focus Group is a great value about the investigation of subjectivities representations, that approaches the necessary and relevant aspects of theses teachers, given stigma, prejudice and taboo that permeate such work identities. 

Keywords: Childhood education; Gender studies; male teacher.

 

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Biografia do Autor

RENAN MOTA SILVA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá / RJ. Graduando em Psicologia (atual) Universidade Estácio de Sá / PA. Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal. Atualmente, pesquisando Trajetórias de Professores Homens na Educação Infantil: memórias, (re)existências, identidades e diferenças.

E-mail: renanmota16@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5855-5418

Karla Percília da Silva Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Possui bacharelado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012), tecnólogo em Comunicação Assistiva Libras e Braile pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas (2010). Proficiente em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (Prolibras 2009 - Certificação de Proficiência na LIBRAS -UFSC). Possui experiência como tutora do curso a distância de licenciatura em Letras - Libras - EAD Uniasselvi (2017). Atualmente é tradutora e intérprete da língua brasileira de sinais - Libras no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, coordena o projeto de extensão/pesquisa Repositório Libras Agro e o projeto de ensino/pesquisa Legenda Ifes.

E-mail: karla.fortes@ifes.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8954-2743

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

MOTA SILVA, R.; PERCÍLIA DA SILVA FORTES, K. Transversalizando viabilidades do Grupo Focal com professores homens da Educação Infantil: Factibilidad de Grupo Focal Transversalizador con docentes de Primera Infancia varones. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7100. Acesso em: 22 nov. 2024.