Transversalizando viabilidades do Grupo Focal com professores homens da Educação Infantil

Factibilidad de Grupo Focal Transversalizador con docentes de Primera Infancia varones

Autores

Resumo

Este estudo apresenta a conceituação, finalidades e modos da técnica do Grupo Focal (GF) a partir de sua dimensão histórica e procedimental. É objetivo deste artigo, verificar, os desafios e possibilidades deste recurso qualitativo, cujos sujeitos são os professores homens que atuam na Educação Infantil, por representarem uma diversidade em seus contextos laborais envolvidos por dinâmicas de prazer e sofrimento singularizadas. A metodologia utilizada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa e descritiva sobre o uso do GF, amparado tecnicamente na temática da Análise de Conteúdo. Resultou-se que o Grupo Focal é uma técnica de grande-valia acerca da investigação das representações subjetivas, o que se aproxima ao necessário e relevante olhar para os aspectos identitários desses professores, dado estigma, preconceito e tabu que permeiam tais identidades laborais. 

Palavras-chaves: Educação Infantil; Estudos de gênero; Professor homem.

 

Abstract

This study presents the technique of the Focus Group from its historical and procedural dimension. The objective of this article is to verify the challenges and possibilities of this qualitative resource, whose subjects are male teachers who work in Early Childhood Education, as they represent a diversity in their work contexts involved in singular dynamics of pleasure and suffering. The methodology used in this article consists of a qualitative and descriptive approach of the focus group, technically supported by the theme of Content Analysis. It resulted that the Focus Group is a great value about the investigation of subjectivities representations, that approaches the necessary and relevant aspects of theses teachers, given stigma, prejudice and taboo that permeate such work identities. 

Keywords: Childhood education; Gender studies; male teacher.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENAN MOTA SILVA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá / RJ. Graduando em Psicologia (atual) Universidade Estácio de Sá / PA. Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal. Atualmente, pesquisando Trajetórias de Professores Homens na Educação Infantil: memórias, (re)existências, identidades e diferenças.

E-mail: renanmota16@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5855-5418

Karla Percília da Silva Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Possui bacharelado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012), tecnólogo em Comunicação Assistiva Libras e Braile pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas (2010). Proficiente em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (Prolibras 2009 - Certificação de Proficiência na LIBRAS -UFSC). Possui experiência como tutora do curso a distância de licenciatura em Letras - Libras - EAD Uniasselvi (2017). Atualmente é tradutora e intérprete da língua brasileira de sinais - Libras no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, coordena o projeto de extensão/pesquisa Repositório Libras Agro e o projeto de ensino/pesquisa Legenda Ifes.

E-mail: karla.fortes@ifes.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8954-2743

Referências

ARAUJO, Margarete Panerai; BAVARESCO, Salete. Desafios Metodológicos dos Grupos Focais: reflexões sobre memória. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 65, p. 343-357, 2021. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4035. Acesso em: 7 jan. 2023.

BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

BARDLN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 2011.

BEARZOTI, Paulo. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 52, p. 113-117, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1994000100024. Acesso em: 7 jan. 2023.

BORGES, Camila Delatorre; SANTOS, Manoel Antônio dos. Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites. Revista da SPAGESP, v. 6, n. 1, p. 74-80, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702005000100010. Acesso em: 7 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 7 jan. 2023.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUSANELLO, Josefine et al. Grupo focal como técnica de coleta de dados. Cogitare Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 358-364, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4836/483649271022.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora José Olympio, 2018.

DA NÓBREGA TOMAZ-MOREIRA, Simone et al. Fundamentos da abordagem qualitativa para pesquisas em saúde sexual e reprodutiva. Revista Colombiana de Obstetrícia e Ginecologia, v. 58, nº. 1 pág. 27-37, 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-74342007000100005. Acesso em: 7 jan. 2023.

DALL'AGNOL, Clarice Maria et al. A noção de tarefa nos grupos focais. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 33, p. 186-190, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000100024. Acesso em: 7 jan. 2023.

DE LUNA, Sérgio Vasconcelos. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p. 70-74, 1988. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1207. Acesso em: 8 ago. 2022.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Artmed, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: as confissões da carne. Vol. 4. Editora Paz e Terra, 2020.

GIFFIN, Karen. A inserção dos homens nos estudos de gênero: contribuições de um sujeito histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, p. 47-57, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000100011. Acesso em: 12 jan. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIOVINAZZO, Renata A. Focus group em pesquisa qualitativa–fundamentos e reflexões. Administração on line, v. 2, n. 4, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/download/7071/6544/0. Acesso em: 7 jan. 2023.

GOMES, Maria Elasir S.; BARBOSA, Eduardo F. A técnica educativa de grupos focais para obtenção de dados qualitativos. 1999.

GOMES, Maria Elasir S.; BARBOSA, Eduardo F. A técnica educativa de grupos focais para obtenção de dados qualitativos. Educativa Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais. Disponível em: https://www.academia.edu/5227600/A_T%C3%A9cnica_de_Grupos_Focais_para_Obten%C3%A7%C3%A3o_de_Dados_Qualitativos, 2019. Acesso em: 7 jan. 2023.

GONÇALVES, Josiane Peres. O perfil profissional e representações de bem-estar docente e gênero em homens que tiveram carreiras bem-sucedidas no magistério. 2009. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2661/1/000412611-Texto%2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual pesquisa qualitativa. Editora Ânima Educação, 2014. Disponível em: https://docente.ifsc.edu.br/luciane.oliveira/MaterialDidatico/P%C3%B3s%20Gest%C3%A3o%20Escolar/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20e%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas/Manual%20de%20Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula in: DEL PRIORI, Mary (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: contexto. 1997, p. 443-481.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2001.

MARCELO GARCÍA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação docente, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11441/31834. Acesso em: 12 out. 2023.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. 2012. Disponível em: https://books.scielo.org/id/bd67t. Acesso em: 7 jan. 2023.

MELO, Talita Graziela Reis; SOBREIRA, Maura Vanessa Silva. Identidade de gênero e orientação sexual: perspectivas literárias, 2018. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/09/18321.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade, 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 80.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014, p. 407.

MOIZÉS, Julieta Seixas; BUENO, Sonia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, 2010, p. 205-212. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100029. Acesso em 7 jan. 2023.

NÓBREGA, Danielle Oliveira; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão; MELO, Elda Silva do Nascimento. Pesquisa com grupo focal: contribuições ao estudo das representações sociais. Psicologia & Sociedade, v. 28, p. 433-441, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/CqXM8M9QSMsjN4wc5hHcVzs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 jan. 2023.

OLIVEIRA, Alysson André Régis de; LEITE FILHO, Carlos Alberto Pereira; RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. O Processo de construção dos grupos focais na pesquisa qualitativa e suas exigências metodológicas. Rio de Janeiro, 2007.

PASQUALOTTI, Adriano; PORTELLA, Marilene Rodrigues. Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos. Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação, 2003.

PEREIRA, Maria Arlete Bastos. Professor homem: o estrangeiro na educação infantil. Appris, 2016.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Lei de Bradford: uma reformulação conceitual. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, IBICT/UFRJ. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/15/1/1498-4664-1-PB.pdf. Acesso em: 8 ago. 2022.

PRATES, Lisie Alende et al. A utilização da técnica de grupo focal: um estudo com mulheres quilombolas. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, 2015, p. 2483-2492. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00006715. Acesso em 7 jan. 2023.

SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero na creche: os homens no cuidado e educação das crianças. In: 25ª Reunião Anual da Anped, 2002. Caxambu. Anais, Minas Gerais: Anped, 2002. Disponível em: /25reuniao.anped.org.br/tp25.htm#gt7. Acesso em: 7 jan. 2023.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade,

v. 15, n. 2, jul./dez., 1990. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1210/scott_gender2.pdf. Acesso em:10 out. 2022.

SILVA, Carla Lemos da et al. O grupo focal como técnica de pesquisa no diagnóstico de relações públicas. 2007. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/2148. Aceso em: 7 jan. 2023.

SILVA, Renan Mota et al. O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 7, n. 14, 2020, p. 148-154. Disponível em: https://intermeio.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323. Acesso em: 7 jan. 2023.

SILVA, Renan Mota; et al. Há acesso para professores homens na educação infantil? EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66. 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22845. Acesso em: 12 out. 2023.

SILVA, Renan Mota; JÚNIOR, Leandro Passarinho Reis. Transversalizando a prática do professor homem na Educação Infantil. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 6, n. 20, 2023, p. 321-344. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15307. Acesso em: 12 out. 2023.

TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: revista de saúde coletiva, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/physis/v19n3/a13v19n3.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

TRUJILLO, Victor. Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2001.

XAVIER, Alice. A técnica do grupo focal na pesquisa com as elites escolares. Boletim SOCED/PUC-RIO, Rio de Janeiro, n. 7, 2008. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12731/12731.PDF. Acesso em: 7 jan. 2023.

ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Appris, 2018.

ZIMMERMANN, Marlene Harger; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência. In: Congresso Nacional de Educação, 8., 2008, Curitiba. Anais. Curitiba, 2008. p. 12115-12125. Disponível em: https://docplayer.com.br/10022023-Grupo-focal-na-pesquisa-qualitativa-relato-de-experiencia.html. Acesso em: 7 jan. 2023.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 191
  • pdf downloads: 56

Como Citar

MOTA SILVA, R.; PERCÍLIA DA SILVA FORTES, K. Transversalizando viabilidades do Grupo Focal com professores homens da Educação Infantil: Factibilidad de Grupo Focal Transversalizador con docentes de Primera Infancia varones. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7100. Acesso em: 26 dez. 2024.