O Fundamento Lúdico na Estética do Jogo

Autores

  • Jeferson José Moebus Retondar no@email.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do estudo é refletir sobre a importância do fundamento lúdico na estética do jogo. Procuramos situar a discussão do lúdico através dos vieses da filosofia, da sociologia e da antropologia filosófica, a guisa de tentar uma reflexão de síntese visando demarcar as noções de jogo e de brincadeira.

Palavras-chave: Jogo. Brincadeira. Lúdico.

Ludical fundament in the estethic of gamble and practical joke

The objective of this study is to make a reflection about ludical fundament inside esthetical plan of the gamble. We had taken the discussion about ludical dimension behind sociological, philosophical and anthropological approaches, trying to be a synthetic reflection about gamble and practical joke notions.

Keywords: Gamble. Joke. Ludical.

"

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson José Moebus Retondar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física, Licenciado Em Educação Física (1992), mestrado em Educação Física (1995), doutor em Educação Física (2003), todos pela Universidade Gama Filho. Formação em Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e em Psicanálise (em andamento no Circulo Brasileiro de Psicanálise). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório do Imaginário Sobre as Atividades Corporais e Lúdicas LISACEL/UERJ. É avaliador institucional do Ministério da Educação e Cultura. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário social, educação física escolar, teoria e prática do jogo e representações das atividades corporais.

Downloads

Publicado

28/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 343
  • PDF downloads: 520

Como Citar

RETONDAR, J. J. M. O Fundamento Lúdico na Estética do Jogo. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 67–76, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/71. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos