Ensino de Anfíbios anuros a partir de Bertha Lutz: análise KVP do imaginário infantil na produção de histórias utilizando modelos didáticos

Teaching anuran amphibians based on Bertha Lutz: KVP analysis of children's imagination in the production of stories using didactic models

Autores

Resumo

O presenta estudo busca investigar a aplicação de uma sequência de atividades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, balizadas na biografia da cientista brasileira Bertha Lutz e nos seus estudos sobre os Anfíbios anuros. Para isso, foi elaborado e aplicado um livro de história infantil e uma oficina com o objetivo de produzir modelos didáticos de sapos, rãs e pererecas. Em seguida, as crianças produziram histórias para os modelos elaborados. Para a análise dos dados, utilizou-se o modelo KVP. Esta pesquisa qualitativa e exploratória, identificou que antes das atividades as crianças demonstravam sentir medo e nojo dos Anfíbios. Após a aplicação das atividades, elas passaram expressar em suas histórias sentimentos como preocupação e respeito. Portanto, considera-se que a sequência de atividades contribuiu para a superação de visões tendenciosas e na valorização dos Anfíbios anuros.

Palavras-chave: Mulheres na Ciência; Sapos; Transposição didática.

 

Abstract

The present study aims to investigate the implementation of a sequence of activities for the Elementary School, based on the biography of the Brazilian scientist Bertha Lutz and her studies on amphibian frogs. To this end, a children's storybook and a workshop were developed and applied with the objective of producing didactic models of frogs, toads and treefrogs. The children then produced stories to accompany the models. The KVP model was used for data analysis. This qualitative and exploratory research revealed that before the activities, the children were afraid and disgusted by amphibians. After using the activities, they began to express feelings of concern and respect in their stories. Therefore, it is suggested that the sequence of activities contributed to the overcoming of biased views and the appreciation of anuran amphibians.

Keywords: Women in science; Toads; Didactic implementation.

 

 

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Biografia do Autor

Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2022). Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Feminista da Ciência, História da Ciência, Contribuições da cientista brasileira Bertha Lutz para a História das Mulheres na Ciência, para o Ensino de Ciências e Ensino de Anfíbios anuros. E-mail: thamiresluanac@gmail.com.   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1444-9346

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução, atuando no ensino de Genética Geral, Genética Humana, Biologia Molecular e Evolução, junto aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina. Orientadora no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde.  EMAIL:  lenirasepel@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8372-057X

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

CORDEIRO, T. L.; NUNES SEPEL, L. M. Ensino de Anfíbios anuros a partir de Bertha Lutz: análise KVP do imaginário infantil na produção de histórias utilizando modelos didáticos: Teaching anuran amphibians based on Bertha Lutz: KVP analysis of children’s imagination in the production of stories using didactic models. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6950. Acesso em: 21 dez. 2024.