Ensino de Anfíbios anuros a partir de Bertha Lutz: análise KVP do imaginário infantil na produção de histórias utilizando modelos didáticos
Teaching anuran amphibians based on Bertha Lutz: KVP analysis of children's imagination in the production of stories using didactic models
Resumo
O presenta estudo busca investigar a aplicação de uma sequência de atividades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, balizadas na biografia da cientista brasileira Bertha Lutz e nos seus estudos sobre os Anfíbios anuros. Para isso, foi elaborado e aplicado um livro de história infantil e uma oficina com o objetivo de produzir modelos didáticos de sapos, rãs e pererecas. Em seguida, as crianças produziram histórias para os modelos elaborados. Para a análise dos dados, utilizou-se o modelo KVP. Esta pesquisa qualitativa e exploratória, identificou que antes das atividades as crianças demonstravam sentir medo e nojo dos Anfíbios. Após a aplicação das atividades, elas passaram expressar em suas histórias sentimentos como preocupação e respeito. Portanto, considera-se que a sequência de atividades contribuiu para a superação de visões tendenciosas e na valorização dos Anfíbios anuros.
Palavras-chave: Mulheres na Ciência; Sapos; Transposição didática.
Abstract
The present study aims to investigate the implementation of a sequence of activities for the Elementary School, based on the biography of the Brazilian scientist Bertha Lutz and her studies on amphibian frogs. To this end, a children's storybook and a workshop were developed and applied with the objective of producing didactic models of frogs, toads and treefrogs. The children then produced stories to accompany the models. The KVP model was used for data analysis. This qualitative and exploratory research revealed that before the activities, the children were afraid and disgusted by amphibians. After using the activities, they began to express feelings of concern and respect in their stories. Therefore, it is suggested that the sequence of activities contributed to the overcoming of biased views and the appreciation of anuran amphibians.
Keywords: Women in science; Toads; Didactic implementation.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 124
- pdf downloads: 60