Escola e hip-hop: em busca de possíveis convergências

Escuela y hip-hop: en busca de posibles convergencias

Autores

Resumo

O artigo propõe pensar os possíveis processos de escolarização que refletem a cultura da periferia e os vínculos sociopedagógicos. A proposta mescla temas fundamentais como: música, dança, poesia, arte e escola. O rap e o hip hop (atitude/expressão cultural) propõem pensar diferentes modos de extravasar as queixas, dores e experiências dos jovens. A estrutura da Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) não encontra “espaço” poético/conceitual livre que a configuração dessa manifestação requer. O hip-hop tem promovido um papel salutar na formação plural da juventude, a “meio palmo” das escolas situadas na periferia. Embora algumas escolas tenham percebido esse rico fator e consagram esses “bons ventos” que sopram da quebrada para escola, é possível perceber alguns focos de exclusão. Assim, a proposta segue em três movimentos: o contexto histórico, o pedagógico e o cooperativo.

Palavras-chave: Educação; Hip hop; Cultura.

 

Resumen

En este artículo se propone pensar posibles procesos de escolarización que reflejan la cultura de la periferia y los vínculos sociopedagógicos. La propuesta mezcla temas fundamentales como: la música, la danza, la poesía, el arte y la escuela. El rap y hip-hop (actitud/expresión cultural) reflexionan en diferentes formas de desahogar las quejas, dolores y experiencias de los jóvenes. La estructura de la Reforma de la Educación Secundaria (Ley n. 13.415/2017) no encuentra “espacio” poético/conceptual libre que requiere la configuración de esta manifestación. El hip-hop ha promovido un saludable papel en la formación plural de la juventud, “a medio palmo” de las escuelas ubicadas en la periferia. Aunque algunas escuelas se han dado cuenta de este rico factor y consagran estos “buenos vientos” que soplan desde la “quebrada” hasta la escuela, se puede percibir algunos puntos de exclusión. Por lo tanto, la propuesta sigue en tres movimientos: el contexto histórico, el pedagógico y el cooperativo.

Palabras clave: Escuela; Hip-hop; Cultura.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Galdino Morais Silva, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia- UFPR; especialização em sociologia política - UFPR; mestrado em Filosofia (Ética e Política) - UFPB; mestrado em educação (História, Filosofia e Sociologia da Educação) - USCAR; Doutorado em Educação (filosofia e Hist´ória da Educação) – UNICAMP. E-mail: diogenes.silva@ifbaiano.edu.br; ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-4646-9053

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 139
  • pdf downloads: 99

Como Citar

GALDINO MORAIS SILVA, D. Escola e hip-hop: em busca de possíveis convergências : Escuela y hip-hop: en busca de posibles convergencias. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6935. Acesso em: 21 dez. 2024.