As juventudes pós-pandemia: traçando rumos e estratégias para o protagonismo juvenil

Post-pandemic the youths: making courses and strategies for youth protagonism

Autores

Resumo

O artigo aborda os desafios que a juventude brasileira enfrenta atualmente. Para isso, foi utilizado o Relatório da Pesquisa Nacional sobre Juventude e a Pandemia do Coronavírus, de 2021. O objetivo da pesquisa foi o de analisar os desafios que a juventude brasileira vive atualmente no contexto pós- pandêmico na perspectiva da educação, do trabalho e de renda e das perspectivas de futuro. Para tanto, a metodologia que adota residiu na pesquisa de abordagem qualitativa e documental (CELLARD, 2008), cuja base foi a Pesquisa Nacional sobre Juventude e a Pandemia do Coronavírus – 2. edição. Para análise dos dados, foi utilizada a análise temática de Braun e Clark (2008). Os resultados assinalam a necessidade de políticas governamentais para as juventudes permanentes e eficazes para contribuir com o traçado de rumos mais inclusivos, uma vez que as juventudes são o nosso futuro.

Palavras-chave: Juventude; Novos rumos; Protagonismo.

 

Abstract

The article addresses the challenges that Brazilian youth is currently facing. For this, the 2021 Report of the National Research on Youth and the Coronavirus Pandemic was used. The objective of the research was to analyze the challenges that Brazilian youth are currently experiencing in the post-pandemic context from the perspective of education, work and income and future prospects. To this end, the methodology it adopts resides in research with a qualitative and documental approach (CELLARD, 2008), based on the National Survey on Youth and the Coronavirus Pandemic – 2nd edition. For data analysis, the thematic analysis of Braun and Clark (2008) was used. The results point to the need for permanent and effective government policies for youth to contribute to the tracing of more inclusive paths, since youth are our future.

Keywords: Youth; New directions; Protagonism.

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Biografia do Autor

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora permanente da Universidade Federal do Amapá e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Contabilidade, Educação Ambiental, uso de tecnologia e mídias na educação. É membro associado da ANPED desde 2020.

E-mail: elianapaixao0101@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7978-1836

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará

Psicóloga, Mestre e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Vinculada ao Instituto de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do ará (ICED/PPGED-UFPA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Subjetividade, Juventude, Representações sociais e Educação. Coordenadora da Linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Produtividade CNPq.

E-mail: ivany.pinto@gmail.com                Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2455-3676

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Publicado

10/07/2023
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Como Citar

DE BRITO PAIXÃO, E. do S.; PINTO NASCIMENTO, I. As juventudes pós-pandemia: traçando rumos e estratégias para o protagonismo juvenil: Post-pandemic the youths: making courses and strategies for youth protagonism. Revista Cocar, [S. l.], n. 16, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6907. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos