Jogando, interagindo e aprendendo: conexões interdisciplinares entre a prática esportiva do hóquei indoor e a língua inglesa
Playing, interacting and learning: connections between the practice of indoor hockey and the English language
Resumo
A Educação no Brasil vem passando por diversas transformações, exigindo novos conhecimentos e organização didática das escolas. Tendo em vista estas mudanças, o planejamento interdisciplinar apresenta uma proposta de integração e novas aprendizagens no contexto escolar. O objetivo geral deste estudo é investigar a influência de práticas esportivas da modalidade Hóquei Indoor na aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva com corte transversal. Participaram 12 alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 a 20 anos de idade, de ambos os sexos, que responderam um questionário semiestruturado com perguntas majoritariamente abertas. Para a análise das respostas, utilizou-se o construto da metafunção experiencial, que se realiza linguisticamente por meio do Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). A análise revelou o interesse, motivação e benefícios tanto para a saúde física quanto para o aprimoramento da língua inglesa dos participantes. Também foi possível observar efeitos positivos quanto à relação interpessoal dos participantes. A articulação entre o Ensino de Língua Inglesa e Educação Física possibilitou aos discentes serem protagonistas e críticos sobre a sua própria aprendizagem, utilizando diferentes recursos.
Palavras-chave: Língua Inglesa; Hóquei Indoor; Interdisciplinaridade; Ensino Médio; Aprendizagem.
Abstract
Education in Brazil has undergone several transformations, requiring new knowledge and didactic organization of schools. In view of these changes, interdisciplinary planning presents a proposal for integration and new learning in the school context. The general objective of this study is to investigate the influence of indoor hockey sports practices on English language learning. The research is qualitative, descriptive and cross-sectional. Participants were 12 high school students, ages 14 to 20 years, of both sexes, who answered a semi-structured questionnaire with mostly open questions. For the analysis of the answers, we used the construct of the experiential metafunction, which is carried out linguistically through the Transitivity System (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). The analysis revealed the interest, motivation and benefits both for the physical health and for the improvement of the English language of the participants. It was also possible to observe positive effects regarding the interpersonal relationship of the participants. The articulation between English Language Teaching and Physical Education allowed students to be protagonists and critics of their own learning, using different resources.
Keywords: English Language, Indoor Hockey, Interdisciplinarity, High School, Learning.
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