A Prática Docente no Contexto Educacional na Visão de Alunos e Professores de Odontologia
Resumo
Este estudo objetivou realizar um levantamento acerca da opinião de alunos e professores do curso de odontologia, em relação à prática docente. Foram aplicados 226 questionários acerca da prática docente, sendo 186 aplicados a alunos e 40 a professores. Avaliando os seguintes pontos: os requisitos que deve possuir um bom professor; as atitudes do professor que podem prejudicar a sua relação com o aluno; o tempo ideal de uma aula expositiva; a responsabilidade no processo de aprendizagem; estratégias de ensino; recursos didáticos e aulas práticas. Com o objetivo de correlacionar a opinião dos docentes e discentes, utilizou-se o teste estatístico de correlação de Kendall e Kruskal-wallis. Observou-se que alunos acreditam que é fundamental o docente ter segurança, clareza e objetividade; e sentem-se prejudicados principalmente quando o professor não cumpre com a pontualidade e assiduidade. Ambos acreditam que o tempo de 11/2 hora é ideal para uma aula expositiva. Para os alunos é difícil ultrapassar a barreira do medo sem antes ter assistido bons procedimentos demonstrativos. A opinião de docentes e discentes revelou, portanto que as atitudes dos professores para com os alunos, os recursos didáticos utilizados, tempo de aulas teóricas e estratégias nas aulas práticas podem, não só favorecer, mas também prejudicar relação professor/aluno.
Palavras Chaves: odontologia, ensino-aprendizagem, prática docente, relação professor/aluno."
The Teaching Practice in the Educational Context in the View of Students and Teachers of Dentistry
This aimed to perform assessing about dentistry course teachers and students’ opinions, regarding the teaching practice. 226 questioners were applied among students (186) a teachers (40). The following topics were evaluated: the qualities a good teacher must have; attitudes that are not adequate to student-teacher relationship; the ideal length of a class; the learning process responsibility; teaching strategies; didactic resources to practical classes. In order to correlate teachers and students opinions, Kendall and Kruskal-wallis" test were used. We observed students believe the security of the teacher is fundamental, clearness and punctuality are also important. Both believe the ideal length to a class must have is 1,5 h. To students it is difficult crossing the fear barrier without having attending good demonstration procedures." Teachers and students opinions revealed that teachers’ attitudes, didactic resources, time and strategies can, not only favor, but also disturb teacher-student relationship.
Keywords: Dentistry, teach-learning, teaching practice, teacher-student relationship.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 159
- PDF downloads: 201