A Prática Docente no Contexto Educacional na Visão de Alunos e Professores de Odontologia

Autores

  • Nair Carolina do Socorro Ferreira Alvares no@email.com
    Universidade Federal do Pará
  • Carlos Eduardo Ferreira Damasceno no@email.com
    Universidade Federal do Pará
  • Juliana Melo da Silva no@email.com
    Universidade Federal do Pará
  • Rodolfo José Gomes de Araújo no@email.com
    Universidade Federal do Pará
  • Suelly Maria Mendes Ribeiro no@email.com
    Centro Universitário do Pará
  • Oscar Faciola Pessoa no@email.com
    Universidade Federal do Pará
  • Sissy Maria Mendes Machado no@email.com
    Universidade Federal do Pará

Resumo

Este estudo objetivou realizar um levantamento acerca da opinião de alunos e professores do curso de odontologia, em relação à prática docente. Foram aplicados 226 questionários acerca da prática docente, sendo 186 aplicados a alunos e 40 a professores. Avaliando os seguintes pontos: os requisitos que deve possuir um bom professor; as atitudes do professor que podem prejudicar a sua relação com o aluno; o tempo ideal de uma aula expositiva; a responsabilidade no processo de aprendizagem; estratégias de ensino; recursos didáticos e aulas práticas. Com o objetivo de correlacionar a opinião dos docentes e discentes, utilizou-se o teste estatístico de correlação de Kendall e Kruskal-wallis. Observou-se que alunos acreditam que é fundamental o docente ter segurança, clareza e objetividade; e sentem-se prejudicados principalmente quando o professor não cumpre com a pontualidade e assiduidade. Ambos acreditam que o tempo de 11/2 hora é ideal para uma aula expositiva. Para os alunos é difícil ultrapassar a barreira do medo sem antes ter assistido bons procedimentos demonstrativos. A opinião de docentes e discentes revelou, portanto que as atitudes dos professores para com os alunos, os recursos didáticos utilizados, tempo de aulas teóricas e estratégias nas aulas práticas podem, não só favorecer, mas também prejudicar relação professor/aluno.

Palavras Chaves: odontologia, ensino-aprendizagem, prática docente, relação professor/aluno."

The Teaching Practice in the Educational Context in the View of Students and Teachers of Dentistry

This aimed to perform assessing about dentistry course teachers and students’ opinions, regarding the teaching practice. 226 questioners were applied among students (186) a teachers (40). The following topics were evaluated: the qualities a good teacher must have; attitudes that are not adequate to student-teacher relationship; the ideal length of a class; the learning process responsibility; teaching strategies; didactic resources to practical classes. In order to correlate teachers and students opinions, Kendall and Kruskal-wallis" test were used. We observed students believe the security of the teacher is fundamental, clearness and punctuality are also important. Both believe the ideal length to a class must have is 1,5 h. To students it is difficult crossing the fear barrier without having attending good demonstration procedures." Teachers and students opinions revealed that teachers’ attitudes, didactic resources, time and strategies can, not only favor, but also disturb teacher-student relationship.

Keywords: Dentistry, teach-learning, teaching practice, teacher-student relationship.

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Biografia do Autor

Nair Carolina do Socorro Ferreira Alvares, Universidade Federal do Pará

Graduanda em odontologia (UFPA).

Carlos Eduardo Ferreira Damasceno, Universidade Federal do Pará

Graduando de Odontologia (UFPA). Monitor de Clinica I, estagiário do Laboratório de Prótese e do Consultório Particular Dr. Patricia Ferreira. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Geral.

Juliana Melo da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), mestre em Clínica Odontológica (UFPA). Especialista em Endodontia (Centro Universitário do Pará). Graduada em Odontologia (Centro Universitário do Pará). Professora da Universidade Federal do Pará.

Rodolfo José Gomes de Araújo, Universidade Federal do Pará

Graduado em Odontologia (UFPA-1999) e licenciado em Letras Português-Inglês (Universidade de Uberaba-2010), especialista em Periodontia (Associação Brasileira de Odontologia - 2000) e em Odontologia do Trabalho (São Leopoldo Mandic -2009). É mestre em clínica odontológica (UFPA-2008). Atualmente faz parte da equipe docente da Escola Superior da Amazônia e do Instituto de Idiomas Yazigi.

Suelly Maria Mendes Ribeiro, Centro Universitário do Pará

Especialista e Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia (UFRJ- 1993). Tem experiência na área de Odontologia, nas especialidades de Odontopediatria e Ortodontia e Ortopedia Facial, atua principalmente nos seguintes temas: prevenção, epidemiologia, educação, respirador bucal e fonoaudiologia. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Pará, coordena a Unidade Odontológica Infantil. Participa ainda do corpo docente do Curso de Especialização em Odontopediatria da EAp-ABO-Pará.

Palavras-Chave: odontologia. Ensino-aprendizagem. Prática docente. Relação professor/aluno.

Teaching practice in the educative context in the perspective of students and professors of odontology

This study aimed to perform a survey about the opinion of professors and students of dentistry course, regarding the teaching practice. 226 questionnaires were applied among 186 students and 40 teachers. The following topics were evaluated: the qualities a good teacher must have; the attitudes that are not adequate to student-teacher relationship; the ideal length of an expositive class; the learning process responsibility; teaching strategies; didactic resources and practical classes. In order to correlate teachers and students opinions, Kendall and Kruskal-wallis’ statistical test was used. One observed that students believe it is fundamental that the professor must be confident, clear and objective and they feel hurt, specially, when their professor is not punctual and regular. Both, professors and students, believe the ideal length to an expositive class must be 1 and a half hour. To students it is difficult to cross the fear barrier without first having experienced good demonstrative procedures. Professors and students’ opinions revealed that professors’ attitudes, didactic resources they use, theoretical classes length and strategies in practical classes can, not only favor, but also disturb teacher-student relationship.

Keywords: Dentistry, teaching-learning, teaching practice, teacher-student relationship.

Oscar Faciola Pessoa, Universidade Federal do Pará

Graduado em Odontologia (UFPA-1988), especialista em Endodontia (USP-1992), mestre em Odontologia/ Endodontia (USP-1993) e doutor em Odontologia/ Endodontia (USP-2003). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará e do Centro Universitário do Pará. Membro de corpo editorial da Roots International Magazine of Endodontology - Brazilian Edition, da Revista da ABENO e da Revista Paraense de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia , com ênfase em Endodontia, atua principalmente nos seguintes temas: Instrumentação do canal radicular.

Sissy Maria Mendes Machado, Universidade Federal do Pará

Graduação em Odontologia (UFPA-1989), Aperfeiçoamento em Odontopediatria (UFRJ-1990), Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial (UERJ- 1993). Mestranda em Odontologia (UFPA, com defesa da dissertação prevista para junho de 2010). Atua como ortodontista em clinica privada (Specialite Saude Oral) desde 1993. Docente do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Brasileira de Odontologia - Secção Pará. É sócia fundadora da Associação Paraense de Ortodontia e Ortopedia Facial - ASPAO.

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Publicado

26/08/2011
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Como Citar

ALVARES, N. C. do S. F.; DAMASCENO, C. E. F.; SILVA, J. M. da; ARAÚJO, R. J. G. de; RIBEIRO, S. M. M.; PESSOA, O. F.; MACHADO, S. M. M. A Prática Docente no Contexto Educacional na Visão de Alunos e Professores de Odontologia. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 57–66, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/69. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos