Os desafios plurais da pandemia da COVID-19 na Educação de Jovens e Adultos na percepção de professores do segmento

The plural challenges of the COVID-19 pandemic in Youth and Adult Education in the perception of teachers inside the segment

Autores

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar os desafios plurais vivenciados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o conturbado período da pandemia da COVID-19. Para a obtenção de dados, utilizamos entrevistas de grupo focal e aplicação de questionários para professores dessa modalidade de ensino de duas escolas estaduais. Os dados foram trabalhados a partir da análise textual discursiva de Moraes (2003), oportunizando a construção de quatro categorias de análise: i) A nova rotina escolar; ii) A imprescindibilidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); iii) As lacunas geradas pela pandemia da COVID-19 nos processos de escolarização; e iv) A exaustão causada pelo Ensino Remoto Emergencial. Os dados revelam que, durante esse período, foi escancarada ainda mais a urgência de refletir sobre as TDIC na educação pública; pensar na formação continuada de professores e discutir sobre o letramento digital de educadores e educandos. Além disso, a pandemia evidenciou a sobrecarga de professores; as lacunas criadas na formação dos estudantes e os agravantes socioeconômicos ocasionados durante a crise pandêmica.

Palavras-chave:  EJA; Pandemia de COVID-19; TDIC; Ensino Remoto Emergencial; Letramento Digital; Formação de Professores.

 

Abstract

This research aimed to investigate the plural challenges experienced by YAE during the troubled period of the COVID-19 pandemic. To collect data, we used focus group interviews and questionnaires with teachers of this modality in two state schools. We analyzed the data through Moraes's (2003) discursive textual analysis, allowing the construction of four categories of analysis: i) The new school routine; ii) The indispensability of DICTs; iii) The gaps caused by the COVID-19 pandemic in schooling processes; and iv) The exhaustion of Emergency Remote Learning. The data revealed the urgency of reflecting on digital information and communication technologies (DICTs) in public education, the need to think about the continuing education of teachers, and discussing the digital literacy of educators and students. Furthermore, the pandemic highlighted teachers' overload, the gaps that emerged in students' training, and the socioeconomic aggravations during the pandemic crisis.

Keywords: Youth and Adult Education; COVID-19 Pandemic; Digital Information and Communication Technologies; Emergency Remote Teaching; Digital Literacy; Teacher Training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Rodrigues Muzel da Silva, UFSCar

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos/SP. E-mail: vitormuzel@gmail.com  ORCID https://orcid.org/0000-0002-0765-7393

Michel Pisa Carnio, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação para a Ciência. Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos/SP. E-mail: michelcarnio@ufscar.br

ORCID https://orcid.org/0000-0003-0429-7633

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 70
  • pdf downloads: 129

Como Citar

RODRIGUES MUZEL DA SILVA, V.; PISA CARNIO, M. Os desafios plurais da pandemia da COVID-19 na Educação de Jovens e Adultos na percepção de professores do segmento: The plural challenges of the COVID-19 pandemic in Youth and Adult Education in the perception of teachers inside the segment. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6828. Acesso em: 30 dez. 2024.