Behaviorismo e educação: um estudo das medidas disciplinares no contexto de uma escola estadual

Behaviorism and education: a study of disciplinary measures in the context of a state school

Autores

Resumo

O presente artigo teve como motivação as discussões realizadas na disciplina Teorias de Ensino e Aprendizagem, do Mestrado Acadêmico em Ensino – PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus de Vitória da Conquista, e teve por objetivo discutir as implicações da Teoria Behaviorista ou Comportamental na educação, com foco na temática da aplicação das punições como medida de controle e modelagem dos comportamentos dos estudantes. O texto discute dados de uma instituição da rede estadual de educação da Bahia, que oferta a modalidade do Ensino Médio, e evidenciou que a aplicação das medidas disciplinares, previstas no Regimento Escolar do Estado não são mais eficazes no contexto atual. Para além da adoção ou implementação de teorias existentes, comportamentais ou não, o cenário hodierno exige que os sujeitos envolvidos na ação educativa repensem suas estratégias, bem como os objetivos e finalidades das suas ações, de modo que consigam, de fato, promover uma educação comprometida com a realidade dos sujeitos que a constituem.

Palavras-chave: Teoria Behaviorista; Punição; Medidas Disciplinares.

 

Abstract

This article was motivated by discussions implemented in the discipline Theories of Teaching and Learning of the Academic Master in Teaching - PPGEN, at the State University of Southwest Bahia - UESB, the campus of Vitória da Conquista, aimed to discuss the implications of the Behaviorist or Behavioral Theory in education, with a focus on the application of punishments as a measure of control and modeling students' behavior. The text discusses data from an institution in the public state education of Bahia, which offers the High School modality Land showed that the application of disciplinary measures provided for in the State School Regulations are no longer effective in the current context. In addition to the adoption or implementation of existing theories, whether behavioral or not, the presente scenario requires that the subjects involved in educational action rethink their strategies, objectives, and purposes of their actions, so that they can promote an education committed to the reality of the subjects that constitute it.

Keywords: Behaviorist Theory; Punishment; Disciplinary Measures.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Rocha dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Pedagogia (UESB). Coordenadora Pedagógica na rede estadual de educação do Estado da Bahia.

E-mail: mirianrochadossantos.7@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1216-518X

Renan Pereira Santos, UESB

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduado em Licenciatura em Matemática (UNEB). Professor da rede estadual de educação do Estado da Bahia.

E-mail: renan.psantos96@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8331-4122

Adriana David Ferreira Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Graduada em Geografia (UESB); Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista/BA/Brasil.

E-mail: adrianadgusmao@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1569-7384

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 328
  • pdf downloads: 204

Como Citar

ROCHA DOS SANTOS, M.; PEREIRA SANTOS, R.; DAVID FERREIRA GUSMÃO, A. Behaviorismo e educação: um estudo das medidas disciplinares no contexto de uma escola estadual: Behaviorism and education: a study of disciplinary measures in the context of a state school. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6773. Acesso em: 23 jun. 2024.