Violência em Pauta – vivências oxidadas na escola
Violence on the agenda – oxidized experiences in school
Resumo
O objetivo deste artigo é o de compreender como a violência escolar pode deixar marcas indeléveis no alunado, tendo como proposta de enfrentamento estratégias pedagógicas que podem minimizar o efeito desse fenômeno. Trata-se de um estudo qualitativo ancorado no pensamento de Michel Maffesoli, Edgar Morin, José Ortega y Gasset, Georges Balandier, Edward Edinger, Humberto Mariotti, entre outros renomados pensadores. Percebemos a necessidade de novas utopias e da criação de um projeto estratégico pedagógico que privilegie uma educação dos sentidos, uma educação da racionalidade, em contraponto à irracionalidade, aliada ao sentir, visando à diminuição da violência, uma vez que os opostos, bem e mal, fazem parte da condição humana.
Palavras-chave: Violência simbólica; Narração; Esperança; Sensibilidade.
Abstract
The purpose of this article is to understand how school violence can leave indelible marks on students and how strategic pedagogical proposals can minimize the effect of this phenomenon. It is a qualitative study anchored in the thinking of Michel Maffesoli, Edgar Morin, José Ortega y Gasset, Georges Balandier, Edward Edinger, Humberto Mariotti, among other renowned thinkers. We perceive the need for news utopias and the creation of a strategic pedagogical project that favors and education of the senses, an education of rationality, in contrast to irrationality, allied to feeling, aiming at the reduction of violence, since the opposites, good and bad, are part of the human condition.
Key Words: Symbolic violence; Narration; Hope; Sensibility.
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