Violência em Pauta – vivências oxidadas na escola

Violence on the agenda – oxidized experiences in school

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é o de compreender como a violência escolar pode deixar marcas indeléveis no alunado, tendo como proposta de enfrentamento estratégias pedagógicas que podem minimizar o efeito desse fenômeno. Trata-se de um estudo qualitativo ancorado no pensamento de Michel Maffesoli, Edgar Morin, José Ortega y Gasset, Georges Balandier, Edward Edinger, Humberto Mariotti, entre outros renomados pensadores. Percebemos a necessidade de novas utopias e da criação de um projeto estratégico pedagógico que privilegie uma educação dos sentidos, uma educação da racionalidade, em contraponto à irracionalidade, aliada ao sentir, visando à diminuição da violência, uma vez que os opostos, bem e mal, fazem parte da condição humana.

Palavras-chave: Violência simbólica; Narração; Esperança; Sensibilidade.

 

Abstract

The purpose of this article is to understand how school violence can leave indelible marks on students and how strategic pedagogical proposals can minimize the effect of this phenomenon. It is a qualitative study anchored in the thinking of Michel Maffesoli, Edgar Morin, José Ortega y Gasset, Georges Balandier, Edward Edinger, Humberto Mariotti, among other renowned thinkers. We perceive the need for news utopias and the creation of a strategic pedagogical project that favors and education of the senses, an education of rationality, in contrast to irrationality, allied to feeling, aiming at the reduction of violence, since the opposites, good and bad, are part of the human condition.

Key Words: Symbolic violence; Narration; Hope; Sensibility.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iduina Mont´Alverne Braun Chaves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa em Educação da UFF. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/CNPq/UFF). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4732-8436. E-mail: iduina60@gmail.com

Marcio Mori, Professor do Centro Universitário Carioca. Membro do Núcleo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/CNPq/UFF

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professor do Centro Universitário Carioca. Membro do Núcleo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/CNPq/UFF). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5133-747x. E-mail: profmarciomori@gmail.com

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 74

Como Citar

BRAUN CHAVES, I. M.; MORI, M. Violência em Pauta – vivências oxidadas na escola: Violence on the agenda – oxidized experiences in school. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6759. Acesso em: 20 maio. 2024.