Teoria da orquestração instrumental e aprendizagem cooperativa: aplicação de uma situação didática em sala de aula
Instrumental orchestration theory and cooperative learning: applying a didactic situation in the classroom
Resumo
A inquietação em se verificar se a metodologia da aprendizagem associada à Teoria da Orquestração Instrumental poderia vir a maximizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes foi o que motivou a aplicação desse estudo. A proposta deste trabalho é mostrar que a aprendizagem em grupos cooperativos e a TOI darão às aulas uma maior dinamicidade e melhorará o processo de ensino e aprendizagem. Na primeira parte é mostrado os conceitos de aprendizagem cooperativa e seus elementos; posteriormente se buscou falar sobre a TOI. Em um terceiro momento foi realizada a comparação entre os elementos da aprendizagem cooperativa e a TOI. Finalizando, se descreveu uma situação didática na disciplina de Matemática realizada na EEF Dom Quintino, zona rural de Crato (CE), com o método de grupos cooperativos em uma aula utilizando a TOI, cujos resultados demonstraram a viabilidade de unir esses dois métodos.
Palavras-Chave: Aprendizagem Cooperativa; Orquestração Instrumental; Ensino de Matemática
Abstract
This study was motivated by the concern to see if the learning methodology associated with the Theory of Instrumental Orchestration could maximize and enhance student learning. The purpose of this work is to show that learning in cooperative groups and TOI will make classes more dynamic and improve the teaching and learning process. In the first part, the concepts of cooperative learning and its elements are shown, followed by a discussion of TOI. Thirdly, a comparison was made between the elements of cooperative learning and TOI. Finally, a didactic situation in the subject of Mathematics was described, carried out at the Dom Quintino EEF, in the rural area of Crato (CE), with the cooperative group method in a class using TOI, the results of which demonstrated the viability of combining these two methods.
Keywords: Cooperative Learning; Instrumental Orchestration; Mathematics Teaching
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 151
- pdf downloads: 65