Teoria da orquestração instrumental e aprendizagem cooperativa: aplicação de uma situação didática em sala de aula

Instrumental orchestration theory and cooperative learning: applying a didactic situation in the classroom

Autores

Resumo

A inquietação em se verificar se a metodologia da aprendizagem associada à Teoria da Orquestração Instrumental poderia vir a maximizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes foi o que motivou a aplicação desse estudo. A proposta deste trabalho é mostrar que a aprendizagem em grupos cooperativos e a TOI darão às aulas uma maior dinamicidade e melhorará o processo de ensino e aprendizagem. Na primeira parte é mostrado os conceitos de aprendizagem cooperativa e seus elementos; posteriormente se buscou falar sobre a TOI. Em um terceiro momento foi realizada a comparação entre os elementos da aprendizagem cooperativa e a TOI. Finalizando, se descreveu uma situação didática na disciplina de Matemática realizada na EEF Dom Quintino, zona rural de Crato (CE), com o método de grupos cooperativos em uma aula utilizando a TOI, cujos resultados demonstraram a viabilidade de unir esses dois métodos.

Palavras-Chave: Aprendizagem Cooperativa; Orquestração Instrumental; Ensino de Matemática

 

 

Abstract

This study was motivated by the concern to see if the learning methodology associated with the Theory of Instrumental Orchestration could maximize and enhance student learning. The purpose of this work is to show that learning in cooperative groups and TOI will make classes more dynamic and improve the teaching and learning process. In the first part, the concepts of cooperative learning and its elements are shown, followed by a discussion of TOI. Thirdly, a comparison was made between the elements of cooperative learning and TOI. Finally, a didactic situation in the subject of Mathematics was described, carried out at the Dom Quintino EEF, in the rural area of Crato (CE), with the cooperative group method in a class using TOI, the results of which demonstrated the viability of combining these two methods.

Keywords: Cooperative Learning; Instrumental Orchestration; Mathematics Teaching

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicefran Souza de Carvalho, Universidade Federal do Pernambuco

Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri com especialização em educação matemática pela URCA. É Bacharel em Direito pelo C.U. Dr. Leão Sampaio (2021). Possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UFC; é Mestre em Educação pela Absoulute Christian University. É Professor de Matemática da Universidade Regional do Cariri desde junho de 2012 e está coordenador do referido curso em Campos Sales desde 2015. Está cursando a Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4672-519X. E-mail: cicefran.carvalho@ufpe.br

Downloads

Publicado

29/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 151
  • pdf downloads: 65

Como Citar

SOUZA DE CARVALHO, C. Teoria da orquestração instrumental e aprendizagem cooperativa: aplicação de uma situação didática em sala de aula: Instrumental orchestration theory and cooperative learning: applying a didactic situation in the classroom. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6661. Acesso em: 21 dez. 2024.