Pedagogia Hospitalar: reflexões a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado em Natal/RN

Pedagogía Hospitalaria: reflexiones desde el Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes en Natal/RN, Brasil

Autores

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relevância da Pedagogia Hospitalar no contexto das crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Enquanto procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisas documental, bibliográfica e empírica. O lócus de nossa pesquisa foi o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes (HMAF) localizado em Natal/RN. Para coleta e análise dos dados de campo, utilizamos o questionário semiaberto e estruturado, além de entrevistas com roteiros pré-estabelecidos e abertos. Durante a execução da pesquisa o questionário foi aplicado com a direção do HMAF, foram entrevistadas quatro pedagogas atuantes na classe hospitalar e uma assistente social do hospital. Assim, por meio dessa pesquisa, constatamos que a Pedagogia no ambiente hospitalar contribui significativamente tanto na escolarização do educando/hospitalizado, quanto para sua melhor vivência dentro do hospital, minimizando prejuízos emocionais e escolares que tendem a surgir durante o período de hospitalização.

Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar; Educando/hospitalizado; Ambiente hospitalar.

 

Resumén

Esta investigación presenta una reflexión sobre la relevancia de la Pedagogía Hospitalaria en el contexto de niños y adolescentes hospitalizados. El estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa; como procedimientos metodológicos, se realizaron investigaciones documentales, bibliográficas y empíricas. El lugar de nuestra investigación fue el Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes (HMAF), ubicado en Natal/RN, Brazil. Se utilizó el cuestionario semiabierto y estructurado, además de entrevistas con guiones preestablecidos y abiertos, para la recolección y análisis de datos de campo. Durante la ejecución de la investigación se aplicó el cuestionario con la dirección del hospital, se entrevistó a cuatro pedagogos que laboran en el aula hospitalaria y a una trabajadora social hospitalaria. Así, a través de esta investigación, nos dimos cuenta que la Pedagogía en el ámbito hospitalario contribuye significativamente tanto a la educación del estudiante que está hospitalizado como a su mejor experiencia dentro del hospital, minimizando los daños emocionales y escolares que suelen surgir durante el período de internación.

Palabras clave: Pedagogía hospitalaria; Educando/hospitalizado; Ámbito hospitalario.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Roseane Santos de Lima, Centro Municipal de Ensino Rural (CMER) Unidade IX Santo Antônio

Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em Uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Professora de Educação Básica no Centro Municipal de Ensino Rural (CMER) Unidade IX Santo Antônio. E-mail: paularoseane@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8243-9970

 

Francisca Elizonete de Souza Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Doutoranda e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduacão e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). Professora, lotada no departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú. Membro do grupo de pesquisa Ambiente e Sociedade. E-mail: franciscaelizonete@uern.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8492-0642

Rafael Pereira da Silva , Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III.  Membro dos grupos de pesquisa Território e desenvolvimento (UFRN/CNPq) e Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (UERN/CNPq). E-mail: rafaelsilva.geo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5224-8724

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 157
  • pdf downloads: 119

Como Citar

LIMA, P. R. S. de; LIMA, F. E. de S.; SILVA , R. P. da. Pedagogia Hospitalar: reflexões a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado em Natal/RN: Pedagogía Hospitalaria: reflexiones desde el Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes en Natal/RN, Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6538. Acesso em: 22 nov. 2024.