Produção do Cuidado, Prática Educativa e Construção de Saberes
Resumo
A educação é concebida como um dos momentos do processo de trabalho do enfermeiro, indissociável da gerência, da pesquisa e do cuidado direto sistematizado junto aos usuários dos serviços de saúde. Partindo do pensamento de Michel Foucault, concebemos a prática educativa enquanto ação intencional, referendada nos saberes, na ideologia e nas subjetividades dos sujeitos envolvidos; configurando-se assim em um exercício do poder. Este estudo propõe-se a refletir sobre a prática educativa na produção do cuidado de enfermagem enquanto espaço de exercício de poder, capaz de potencializar a produção desse cuidado, assim como de limitar suas possibilidades de produzir autonomia entre esses mesmos sujeitos.
Palavras-chave: Educação. Saúde. Enfermagem
Care production, educative practice and knowledge construction
Education is understood as one of the moments of the nurses’ work process, inseparable of management, research and direct care systematized along with users of health services. Based on Michel Foucault’s Thought, we conceived the educational practice as intentional action, having as references: knowledge, ideology and subjectivities of the involved subjects; consisting in an exercise of the power. This study aims to reflect on the educational practice in the nursing care production as a place of exercise of power, capable of intensify this care production, as well as to limit its possibilities to produce autonomy of these same subjects.
Keywords: Education. Health. Nursing.
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