Produção do Cuidado, Prática Educativa e Construção de Saberes

Autores

  • Alcivan Nunes Vieira no@email.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e UNP
  • Lia Carneiro Silveira no@email.com
    Universidade do Estado do Ceará

Resumo

A educação é concebida como um dos momentos do processo de trabalho do enfermeiro, indissociável da gerência, da pesquisa e do cuidado direto sistematizado junto aos usuários dos serviços de saúde. Partindo do pensamento de Michel Foucault, concebemos a prática educativa enquanto ação intencional, referendada nos saberes, na ideologia e nas subjetividades dos sujeitos envolvidos; configurando-se assim em um exercício do poder. Este estudo propõe-se a refletir sobre a prática educativa na produção do cuidado de enfermagem enquanto espaço de exercício de poder, capaz de potencializar a produção desse cuidado, assim como de limitar suas possibilidades de produzir autonomia entre esses mesmos sujeitos.

Palavras-chave: Educação. Saúde. Enfermagem

Care production, educative practice and knowledge construction

Education is understood as one of the moments of the nurses’ work process, inseparable of management, research and direct care systematized along with users of health services. Based on Michel Foucault’s Thought, we conceived the educational practice as intentional action, having as references: knowledge, ideology and subjectivities of the involved subjects; consisting in an exercise of the power. This study aims to reflect on the educational practice in the nursing care production as a place of exercise of power, capable of intensify this care production, as well as to limit its possibilities to produce autonomy of these same subjects.

Keywords: Education. Health. Nursing.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e UNP

Graduado em Enfermagem (UERN), mestre em Cuidados Clínicos em Saúde (UECE). Professor auxiliar III da Faculdade de Enfermagem da UERN, e professor DNS III da Universidade Potiguar - Campus de Mossoró. Tem experiência na área do ensino (nível técnico, de graduação e especialização) e da assistência de enfermagem (Unidade Terapia Intensiva, Clínica Médica), em coordenação de serviços de saúde/enfermagem.

Lia Carneiro Silveira, Universidade do Estado do Ceará

Graduada em Enfermagem (UVA-1997), mestra em Enfermagem (UFC-2001) e doutora em Enfermagem (UFC - 2004). É membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Fórum Fortaleza. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde e enfermagem, com ênfase em psicanálise e saúde.

Downloads

Publicado

26/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • PDF downloads: 136

Como Citar

VIEIRA, A. N.; SILVEIRA, L. C. Produção do Cuidado, Prática Educativa e Construção de Saberes. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 7–16, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/64. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos