Como ocorre o amadurecimento das frutas? Uso de metodologia investigativa no ensino de hidrocarbonetos
How does fruit ripen? Use of investigative methodology in the teaching of hydrocarbons
Resumo
O ensino por investigação vem sendo reportado como uma proposta eficiente para a aprendizagem em química. O objetivo deste artigo foi descrever uma proposta de sequência didática investigativa sobre o conteúdo de Hidrocarbonetos na disciplina de Química Orgânica. A metodologia consistiu na realização de uma atividade experimental acompanhando o processo de maturação de mangas em três parâmetros distintos: em temperatura ambiente, ambiente refrigerado e ambiente fechado, tendo como participantes, licenciandos do curso de Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas. Pôde-se realizar a coleta dos dados, propor hipóteses, construir argumentos e articular a teoria com a prática investigativa. Os discentes puderam observar o grau de maturação nos três parâmetros investigados, a relação do etileno com a maturação dos frutos e, após, realizaram a análise sensorial dos frutos. A atividade foi rica em aprendizagem, na qual os alunos, embora tivessem um conhecimento prévio e popular sobre as estratégias para acelerar o processo de maturação dos frutos, não sabiam a explicação científica. Dessa forma, o ensino por investigação colaborou de forma exitosa para a aprendizagem, desenvolvimento pessoal e cognitivo dos participantes.
Palavras chave: Metodologia ativa; Ensino de química; Ensino superior.
Abstract
Investigative teaching has been reported as an efficient tool for learning chemistry. The aim of this article was to describe a proposal for an investigative didactic sequence on the topic of Hydrocarbons in the Organic Chemistry subject. The methodology consisted of conducting an experimental practical activity accompanying the process of maturation of mangoes in three parameters: at room temperature, in a refrigerated environment, and in a closed environment for undergraduates of the Course of Sciences: Biology and Chemistry of the Federal University of Amazonas. They could collect the data, propose hypotheses, construct arguments and articulate the theory with investigative practice. The undergraduates were able to observe the degree of ripeness under the three investigated parameters, explore the relationship between ethylene and fruit ripening, and subsequently conduct sensory analysis of the fruits. The activity provided a rich learning experience in which the students, despite having prior popular knowledge about strategies to accelerate the fruit ripening process, were unaware of the scientific explanation. Thus, inquiry-based teaching contributed successfully to the learning, personal development, and cognitive development of the participants
Keywords: active Methodology; Chemistry teaching; Higher education.
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