O olhar de mães sobre altas habilidades ou superdotação

Mother´s view of high abilities or giftedness

Autores

Resumo

No âmbito familiar, a presença de uma criança que apresenta capacidade intelectual acima da média gera preocupação para os pais de como lidar com essa demanda, bem como na interferência que ela causa direta ou indiretamente nas relações existentes entre os membros da família. Neste sentido, é importante conhecer o que pensam as mães dessas crianças após a identificação de altas habilidades ou superdotação em seus filhos. Diante disso, essa pesquisa objetivou conhecer as representações das mães sobre as altas habilidades ou superdotação em seus filhos. Participaram da pesquisa nove (9) mães de crianças com altas habilidades ou superdotação. Os resultados indicaram um escasso conhecimento sobre o tema pelas mães e sentimentos de incapacidade diante da condição dos filhos. Infere-se, que famílias esclarecidas podem apoiar o trabalho do profissional, junto aos indivíduos com altas habilidades ou superdotação.

Palavras-chave: Educação Especial; Altas Habilidades ou Superdotação; Família.

 

Abstract

In the family context, the presence of a child with above-average intellectual capacity raises concerns for parents about how to deal with this demand, as well as the interference it causes directly or indirectly in the relationships among family members. In this sense, it is important to know what the mothers of these children think after the identification of giftedness in their children. Therefore, this research aimed to know the representations of mothers about high skills or giftedness in their children. Nine (9) mothers of children with high skills or giftedness participated in the research. The results indicated a lack of knowledge about the subject of high abilities or giftedness by mothers and feelings of incapacity in the face of their children's condition. It is inferred that enlightened families can support the work of the professional, together with individuals with high skills or giftedness.

Keywords: Special Education; Giftedness; Family.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Paulino Braz, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestra em Educação Especial (PPGEEs – UFSCar); Licenciada em Educação Especial (UFSCar). E-mail: paulapbraz@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1571-5944

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunto IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). E-mail: rose.rangni@ufscar.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8752-9745.

 

Downloads

Publicado

26/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 209
  • pdf downloads: 118

Como Citar

PAULINO BRAZ, P.; DE ARAÚJO RANGNI, R. . O olhar de mães sobre altas habilidades ou superdotação : Mother´s view of high abilities or giftedness. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6134. Acesso em: 24 abr. 2024.