Mediações do professor na contação de histórias: desafios à inclusão de uma criança cega da educação infantil

Teacher mediation in storytelling: challenges for the inclusion of a blind child in early childhood education

Autores

Resumo

Discutem-se aspectos relacionados à mediação do professor em situação de contação de história, na Educação Infantil, para uma criança cega. O estudo tem base na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e foca em momentos de leitura e de contação de histórias, registrados em diário de campo e gravados em vídeo. Transcreveram-se e analisaram-se os dados, que apontam: a preocupação da professora em realizar uma atividade que inclua a criança cega e em buscar caminhos para a participação de todas as crianças; as contradições evidenciadas nos modos de organização da contação da história; as possibilidades de participação da criança cega; o interesse despertado pela história; e o envolvimento das crianças. Destacaram-se a importância do papel mediador do professor, a complexidade das relações que constituem essa mediação e o desafio da formação docente frente à educação inclusiva.

Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Criança cega. Educação Infantil. Literatura infantil.

 

Abstract: It discusses aspects related to teacher mediation in a storytelling situation in early childhood education for a blind child. The study is based on the cultural-historical theory of human development and focuses on moments of reading and storytelling, recorded in a field diary and videotaped. The data was transcribed and analysed, pointing to the teacher's concern to carry out an activity that includes the blind child and to find ways for all the children to participate; the contradictions evident in the ways the storytelling was organised; the possibilities for the blind child to participate; the interest aroused by the story; and the children's involvement. The importance of the mediating role of the teacher, the complexity of the relationships that make up this mediation and the challenge of teacher training in the face of inclusive education were emphasised.

Keywords: Historical-Cultural Theory. Blind child. Child Education. Children's Literature.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Branca Monteiro Camargo, Universidade Federal De São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência-UNIFESP, com a pesquisa: "A Relação da Criança Cega com a Literatura na Educação Infantil", financiada pela CAPES (outubro de 2021). Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão Social-Educacional e Formação (ISEF). Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, tendo a dissertação intitulada "Era Uma Vez: Contando Histórias na Educação Infantil" (2011). Graduada em Fonoaudiologia (2005) e Pedagogia (2016) também pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atuou como docente na Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP. E-mail: brancamoca@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6011-3304.

Daniel Novaes, Universidade São Francisco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012-PROUNI), Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2018-CAPES) e Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (2022-CAPES). Atualmente faço estágio de Pós-Doutoramento no PPGSS em Educação da Universidade São Francisco e sou professor voluntário na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sou, também, professor contratado temporariamente como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSM). E-mail: msdanielnovaes13@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4021-8410.

Downloads

Publicado

19/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • pdf downloads: 85

Como Citar

MONTEIRO CAMARGO, B.; NOVAES, D. Mediações do professor na contação de histórias: desafios à inclusão de uma criança cega da educação infantil: Teacher mediation in storytelling: challenges for the inclusion of a blind child in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6128. Acesso em: 26 dez. 2024.