A inserção da Botânica na Instrução Pública do Pará: Liceu Paraense (1851-1873)

La inserción de la Botánica en la Instrucción Pública del Pará: Liceu Paraense (1851-1873)

Autores

Resumo

A História Natural surgiu no sistema escolar do Pará, inicialmente, em 1851, com um de seus ramos, a Botânica, na cadeira Elementos de Física, Química e Princípios Gerais de Botânica, inserida no Liceu Paraense. Excluída dois anos depois, retornou em 1873, na cadeira Noções Gerais de Física, Química, História Natural e Agricultura, do Curso Normal incluído, neste ano ao Liceu. Analisamos o processo de inserção da História Natural em relação aos demais componentes do currículo e da cultura local, buscando entender esse processo inicial. Para isso, consideramos, como requer Stuart Hall, as representações e significados dos discursos associados ao processo, expressos em leis, regulamentos governamentais e jornais da época. Constatamos que antes de entrar na escola, a História Natural foi inserida em outras instituições e representada como indispensável ao progresso da civilização.

Palavras-chave: Botânica; Instrução Pública; Liceu Paraense.

 

 

Resumen

La Historia Natural surgió en el sistema escolar del Pará, inicialmente, en 1851, con una de sus ramas, la Botánica, en la cátedra Elementos de Física, Química y Principios Generales de Botánica, inserta en el Liceu Paraense. Excluída dos años después, regresó en 1873, en la cátedra de Nociones Generales de Física, Química, Historia Natural y Agricultura, del Curso Normal incluido, en este año al Liceu. Analizamos el proceso de inserción de la Historia Natural con relación a los demás componentes del currículo y de la cultura local, buscando comprensión del proceso inicial. Para esto, consideramos, como requiere Stuart Hall, las representaciones y significados de los discursos asociados al proceso, expresados en leyes, reglamentos gubernamentales y periódicos de la época. Constatamos que antes del ingreso en la escuela, la Historia Natural fue insertada en otras instituciones y representada como indispensable para el progreso de la civilización.

Palabras clave: Botánica; Instrucción Pública; Liceu Paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Carmo de Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado Pleno em Ciências Naturais/Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutorando e Mestre em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Grupo de Filosofia e História da Ciência e Educação na Amazônia (GFHCE), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

E-mail: marcelinolima.msc@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6858-0406

 

José Jerônimo de Alencar Alves , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador bolsista do Centro de História da Ciência Tecnologia da USP e do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/Paris. Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará, onde coordena o Grupo de Filosofia e História da Ciência e Educação na Amazônia (GFHCE), atuando, sobretudo, em História da Ciência e Epistemologia e História do Ensino de Ciências.

E-mail: jeroalves77@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4911-0131 

Downloads

Publicado

29/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • pdf downloads: 64

Como Citar

LIMA, M. C. de; ALVES , J. J. de A. . A inserção da Botânica na Instrução Pública do Pará: Liceu Paraense (1851-1873) : La inserción de la Botánica en la Instrucción Pública del Pará: Liceu Paraense (1851-1873) . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6086. Acesso em: 21 dez. 2024.