O jogo digital na educação: perspectivas que antagonizam o ensino e contaminam o ato de jogar

The digital game in education: perspectives that antagonize the teaching and contaminate the game

Autores

  • João Marcos Vieira Moreira joaomarcosvieiramoreira@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Váldina Gonçalves da Costa valdina.costa@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro. https://orcid.org/0000-0002-8636-7764

Resumo

Este artigo evidencia perspectivas educacionais acerca do uso de jogos digitais que antagonizam o processo de ensino, bem como corrompem a real natureza do ato de jogar. Denota-se que os anseios e expectativas depositados no uso do jogo digital nos campos educacionais comprometem sua real potencialidade, reduzindo-o a um arauto do conteúdo disciplinar, que forçosamente deve estar em evidência, subjugando elementos ínsitos do jogo digital, tal qual a Estética, a História, a Mecânica e a Tecnologia, citadas por Schell (2008). Com isso, os resultados são práticas que imitam o jogo, mas que não contribuem com o ensino, sendo pouco divertido e de baixo valor pedagógico. Dessa forma, rompe-se com a perspectiva do jogo como um elemento mágico de motivação, com a noção instrumentalista da tecnologia e confronta-se a virtualização de exercícios que se disfarçam de jogos digitais.

Palavras-chave: Instrumentalismo; Motivação; Tecnologia.

 

Abstract

This article highlights educational perspectives concerning the use of digital games which antagonize the teaching process, as well as corrupt the real nature of the act of playing games. It shows that the desires and expectations placed on the use of digital games in educational fields compromise their real potential, reducing them to a harbinger of disciplinary content, which must necessarily be in evidence, subjugating the inner elements of the digital game, such as Aesthetics, History, Mechanics, and Technology, mentioned by Schell (2008). Therefore, the results are practices that imitate the game, but which don't contribute to teaching, as they are not much fun and have a low pedagogical value. In this way, we break with the perspective of the game as a magical element of motivation, with the idea of instrumentalist technology, and confront the virtualization of exercises that disguise themselves as digital games.

Keywords: Instrumentalism; Motivation; Technology.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcos Vieira Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sendo licenciado em Matemática pela mesma instituição e bacharel em Engenharia Mecânica pela Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS). Atualmente é professor de matemática e pensamento computacional do Colégio Gabarito Uberaba, bem como pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (GEPEDUC).

E-mail: joaomarcosvieiramoreira@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8173-832X

 

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Licenciada em Matemática e mestra em Educação pela Universidade de Uberaba, doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). É coordenadora e pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e da Rede de Pesquisa sobre Profissão Docente (REPPOD).

E-mail: valdina.costa@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8636-7764

 

Downloads

Publicado

27/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 191
  • pdf downloads: 110

Como Citar

VIEIRA MOREIRA, J. M.; COSTA, V. G. da . O jogo digital na educação: perspectivas que antagonizam o ensino e contaminam o ato de jogar: The digital game in education: perspectives that antagonize the teaching and contaminate the game. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5794. Acesso em: 29 mar. 2024.