O jogo digital na educação: perspectivas que antagonizam o ensino e contaminam o ato de jogar
The digital game in education: perspectives that antagonize the teaching and contaminate the game
Resumo
Este artigo evidencia perspectivas educacionais acerca do uso de jogos digitais que antagonizam o processo de ensino, bem como corrompem a real natureza do ato de jogar. Denota-se que os anseios e expectativas depositados no uso do jogo digital nos campos educacionais comprometem sua real potencialidade, reduzindo-o a um arauto do conteúdo disciplinar, que forçosamente deve estar em evidência, subjugando elementos ínsitos do jogo digital, tal qual a Estética, a História, a Mecânica e a Tecnologia, citadas por Schell (2008). Com isso, os resultados são práticas que imitam o jogo, mas que não contribuem com o ensino, sendo pouco divertido e de baixo valor pedagógico. Dessa forma, rompe-se com a perspectiva do jogo como um elemento mágico de motivação, com a noção instrumentalista da tecnologia e confronta-se a virtualização de exercícios que se disfarçam de jogos digitais.
Palavras-chave: Instrumentalismo; Motivação; Tecnologia.
Abstract
This article highlights educational perspectives concerning the use of digital games which antagonize the teaching process, as well as corrupt the real nature of the act of playing games. It shows that the desires and expectations placed on the use of digital games in educational fields compromise their real potential, reducing them to a harbinger of disciplinary content, which must necessarily be in evidence, subjugating the inner elements of the digital game, such as Aesthetics, History, Mechanics, and Technology, mentioned by Schell (2008). Therefore, the results are practices that imitate the game, but which don't contribute to teaching, as they are not much fun and have a low pedagogical value. In this way, we break with the perspective of the game as a magical element of motivation, with the idea of instrumentalist technology, and confront the virtualization of exercises that disguise themselves as digital games.
Keywords: Instrumentalism; Motivation; Technology.
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