Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA

Planning in early childhood education: meaning for pedagogical practice through the lens of an experience in the city of Santarém-PA

Autores

  • Célia Maria Guimarães Santos celiagsantos@hotmail.com
    Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Sinara Almeida da Costa celiagsantos@hotmail.com
    Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0001-7676-5040

Resumo

A importância do planejamento das ações pedagógicas na educação infantil, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, é apresentado como temática central deste trabalho. O estudo baseia-se em características da teoria histórico-cultural, tendo como um dos pressupostos a constituição e desenvolvimento do homem a partir da relação que estabelece com o outro, evidenciando o papel fundamental que a escola exerce quando propõe, planeja, implementa ações e atividades buscando o pleno desenvolvimento infantil. Esta pesquisa objetivou compreender o planejamento das ações educativas desenvolvidas por uma professora de uma turma de educação infantil no município de Santarém-PA. Como resultado, constatou-se que planejar na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade.

Palavras-chave: Educação Infantil; Planejamento Escolar; Teoria Histórico Cultural.

 

Summary

The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at children's learning and development, is presented as the central theme of this work. The study is based on characteristics of the cultural-historical theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. As a result, it was found that planning in early childhood education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today.

Keywords: Child Education; School Planning; Cultural Historical Theory.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Guimarães Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa (2019); Graduação em Pedagogia pela Ufopa (2017) ; Licenciada em Letras Português pela Ulbra (2010).

E-mail: celiagsantos@hotmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1470-6154

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Brasil (2011). Mestrado em Educação pela UFC (2007). Graduação em Pedagogia pela UFC (2001). Professora Adjunta III do Programa de Pós--Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e  Pesquisas  em  Educação  Infantil-GEPEI/UFOPA.  Tem  experiência  na  área  de  Educação,  com  ênfase  em  Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, currículo na Educação Infantil e formação de professores da Educação Infantil.

E-mail: sinaraacs@hotmail.com   Orcid:https://orcid.org/0000-0001-7676-5040.

Downloads

Publicado

26/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • pdf downloads: 110

Como Citar

GUIMARÃES SANTOS, C. M. .; ALMEIDA DA COSTA, S. . Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA : Planning in early childhood education: meaning for pedagogical practice through the lens of an experience in the city of Santarém-PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5763. Acesso em: 24 abr. 2024.